Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Lição de Tolerância
Cláudio Thomás Bornstein


     Fui passar as férias no Maranhão, terra de um dos pivôs da "realpolitik" dos nossos últimos presidentes. No caminho do aeroporto para a pousada em São Luís o chofer de táxi me contou uma história que eu reconto.

     “Minha mulher agora resolveu adotar um menino. Tem três anos. Ele é filho da minha cunhada e minha mulher cisma que ele é meu.”

     “E é?” foi a pergunta que eu consegui formular, aliás, de total irrelevância parque se fosse, ele podia não dizer, e se ele dissesse que era, podia não ser. Finalmente se ele dissesse que era e, de fato, fosse, qual a diferença que faria?

     “É não!” continuou o motorista “mas eu gosto do danado do menino e ele de mim. Se o senhor visse como ele é esperto. Parece ter oito anos. Fala que nem gente grande.”

     “O senhor tem outros filhos?” prossegui eu dentro da minha lógica, tentando entender. Ele tinha mais dois, já adultos. E eu, insistindo na mesma direção: “Mas a mãe dele, sua cunhada, não achou mal perder a criança?”

     “Achou não. Ela sabe que o menino gosta de mim, que eu posso dar melhor trato. Quando o menino era pequeno, ele costumava passar os fins-de-semana comigo. Minha cunhada mora no interior, sabe como é, né?”

     “E o seu cunhado não diz nada?”

     “Diz não. Ele também acha que o filho é meu.” Segundo o motorista, tudo se dava na mais santa paz: ele com a mulher, ele com a cunhada e o cunhado e os dois últimos entre si. Se o relato corresponde à verdade, eu não sei nem nunca vou saber.

     A história teve mais detalhes que eu aqui omito. Teve ainda a questão do teste de DNA que o motorista propôs fazer, mas o cunhado recusou com a argumentação de que na hora do exame podia haver troca de sangue. Ou será que o cunhado estava com medo do teste dar negativo e ele não ter mais pretexto para justificar a entrega do menino? Se, em contrapartida, o teste desse positivo a dúvida podia perder um espaço que talvez fosse conveniente.

     As feministas e os moralistas que me desculpem. Não estou aqui fazendo a apologia do macho que planta a sua semente pelo mundo afora, nem tampouco estou pregando a dissolução do casamento, campanha, aliás, de pouca serventia, visto já ter acontecido. Simplesmente achei a história bonita porque traduz um pouco daquele espírito comunitário que talvez venha dos indígenas e em que ninguém pertence a ninguém.


Biografia:
Para mais informações visite o blog CAUSOS em www.ctbornst.blogspot.com.br. Querendo fazer comentários, mande e-mail para ctbornst@cos.ufrj.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52936


Outros títulos do mesmo autor

Frases Vontade e Inércia Cláudio Thomás Bornstein
Crônicas Só mais um cigarrinho... Cláudio Thomás Bornstein
Crônicas Na fila da farmácia Cláudio Thomás Bornstein
Frases Ser e poder Cláudio Thomás Bornstein
Frases Democracia e tirania Cláudio Thomás Bornstein
Frases Realidade e percepção Cláudio Thomás Bornstein
Frases Utopia Cláudio Thomás Bornstein
Frases Dialética, positivismo e autocracia Cláudio Thomás Bornstein
Humor Não volto não! Cláudio Thomás Bornstein
Ensaios Dialética, paradoxos, Koans e Zen-Budismo Cláudio Thomás Bornstein

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 80.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Mulher de Amor - José Ernesto Kappel 53718 Visitas
A salvação do mundo em.,, - lathea 53704 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 53659 Visitas
Preste muita atenção nos milagres - jecer de souza brito 53654 Visitas
A menina e o desenho - 53640 Visitas
O Outro anencéfalo - JACQUES CALABIA LISBÔA 53634 Visitas
Viver! - Machado de Assis 53629 Visitas
sei quem sou? - 53614 Visitas
eu sei quem sou - 53603 Visitas
MENINA - 53597 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última