Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Indiferença Geral
Jessé Monteiro

Ele se prepara para algo desconhecido; veste a calça, calça os tênis, passa desodorante, veste a camisa e arruma os cabelos com as mãos olhando no espelho. O compromisso é fora de casa, a qual o prende como uma gaiola dando segurança, limitação de espaço, banho quente, colchão macio e privacidade. Sair pela porta da frente é libertador mesmo com todos os benefícios inerentes aos cômodos – estes são delimitados por paredes frias, antigas, pintadas e ouvintes. Trancar a porta do lado de fora é dar um pseudofim e um verdadeiro esconderijo a tudo vivido no refúgio diário. Dar as costas à estrutura física e psicológica daquela residência permite a ele respirar com leveza idêntica à brisa do mar, ao tecido mole do vestido que cobre o corpo dela, ao óleo que se mantém sobre a água.

Pisar na calçada e dar os primeiros passos vagarosamente em direção ao destino, o objetivo não sabido, é o maior desejo no momento. Ao redor várias ruas, caminhos possíveis sem barreiras fixadas pela fala, o contrato ou a ideia dirigida; imagens vão e vem, estão e estavam; pessoas diferentes com panos distintos escondendo os corpos multiformes, seguindo rotas com início, meio e fim, com justificantes do estarem ali, indo, falando, parando, comendo, comprando, pedindo, pagando, perguntando. Muito acontece dentro das amarrações da cultura e ele não vê a hora de estar flutuando sobre tudo isso, passando entre os entes do mundo vendo, mas não se envolvendo, e sendo o foco da indiferença geral.

Depois de escovar os dentes, entende que pode sorrir no espelho e sair para ser completo lá fora; pronto para não sabe o que. Ele vai. Deixará tudo para trás, sumirá e emergirá triunfante entre e para além das coisas do mundo, mas não entrará na esfera do sagrado. As pernas o levarão sem hesitação para a caminhada constante entre as vias de mão dupla, as calçadas pisadas pelos calçados dos pés cansados dos atrasados do meio dia – estes não importam, antes disto, comportam o que ele verá e nem se dão conta.

Chega ao fim a contemplação do próprio semblante no espelho e inicia-se a fuga, a descoberta e a flutuação na via urbana.


Biografia:
Escrevo regularmente no blog: vozdopensamentolivre.blogspot.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Contos Leite Jessé Monteiro
Contos Indiferença Geral Jessé Monteiro
Poesias Falar Jessé Monteiro
Poesias Os olhos de Gamita Jessé Monteiro
Crônicas Confissão da Humanidade Jessé Monteiro


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69066 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57967 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57618 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55890 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55199 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55166 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55047 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54940 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54918 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54901 Visitas

Páginas: Próxima Última