Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Uma Chamada Séria a Uma Vida Santa e Devota – Cap IV
William Law

Tradução e adaptação feitas pelo Pr Silvio Dutra, do quarto capitulo do livro de William Law, em domínio público, intitulado Uma Chamada Séria a Uma Vida Santa e Devota. William Law, foi professor e mentor por vários anos de John e Charles Wesley, Geogre Whitefield – principais atores do grande avivamento do século XVIII, que se espalhou por todo o mundo - Henry Venn, Thomas Scott e Thomas Adam, entre outros, que foram profundamente afetados por sua vida consagrada a Deus, e sobretudo pelo conteúdo deste livro.

Nós não podemos agradar a Deus em nenhum estado ou empenho de vida, senão por intenção e devoção de tudo fazer para sua honra e glória.

Tendo declarado no primeiro capítulo a natureza geral da devoção, e mostrado, que não implica qualquer forma de oração, mas uma certa forma de vida, que é oferecida a Deus, não em quaisquer momentos ou lugares determinados, mas onde e em tudo que eu vou descer agora descer a alguns detalhes, e mostrar como devemos dedicar nosso labor, emprego, tempo e dinheiro para Deus.
Como um bom cristão deveria considerar todos os lugares como santos, por ser propriedade de Deus, então ele deve olhar para cada parte de sua vida como uma questão de santidade, porque é para ser oferecida a Deus.
A profissão de um clérigo, é uma profissão sagrada, porque é um ministério em coisas sagradas, para atender ao altar.
Mas o negócio do mundo deve ser feito santo ao Senhor, por ser feito como um serviço para ele, e em conformidade com a sua vontade divina.
Porque, assim como todos os homens e todas as coisas do mundo, pertencem de fato a Deus, como quaisquer lugares, coisas ou pessoas que se dedicam ao serviço divino, assim todas as coisas são para serem usadas, e todas as pessoas são para atuarem em seus diversos estados e empregos para a glória de Deus.
Os homens de negócios do mundo, portanto, não devem olhar para si como tendo liberdade de viver para si mesmos, porque o seu trabalho é de uma natureza mundana. Mas deve-se considerar que, assim como o mundo e todas as profissões do mundo, pertencem a Deus, assim pessoas e coisas que são dedicados ao altar, e por isso é tanto o dever dos homens em negócios do mundo viver totalmente para Deus, como é o dever daqueles que se dedicam ao serviço divino.
Assim o mundo inteiro é de Deus, de modo que o mundo inteiro deve agir para Deus. Assim todos os homens têm a mesma relação com Deus, como todos os homens têm todos os seus poderes e faculdades de Deus, assim todos os homens são obrigados a agir para Deus, com todos os seus poderes e faculdades, e todos serão julgados pelo uso que deles fizerem.
Assim todas as coisas são de Deus, de modo que todas as coisas devem ser utilizadas e consideradas como pertencentes a Deus. Porque abusarem os homens das coisas na terra, e viverem para si próprios, é a mesma rebelião contra Deus, como os anjos abusaram das coisas no céu, porque Deus é o mesmo Senhor de todos na terra, como ele é o Senhor de todos no céu.
As coisas podem, e devem diferir no seu uso, mas ainda assim elas todas devem ser usadas de acordo com a vontade de Deus.
Os homens podem , e devem diferir em seus empregos, mas ainda assim todos eles devem agir para os mesmos fins, como servos obedientes de Deus, no desempenho correto e piedoso de seus diversos chamados.
Os clérigos devem viver totalmente para Deus, de uma forma particular, isto é, no exercício de cargos santos, no ministério da oração e da Palavra, e na ministração zelosa de boas obras espirituais.
Mas os homens de outros empregos, estão também em suas maneiras particulares obrigados a agir como servos de Deus, e viverem totalmente para ele em seus diversos chamados.
Esta é a única diferença entre clérigos e pessoas de outros chamados.
Quando isto puder ser visto, que os homens possam ser vaidosos, avarentos, sensuais, mundanos, ou orgulhosos, no exercício de seus negócios do mundo, então será permitido aos clérigos serem também indulgentes com o mesmo comportamento em sua profissão sagrada. Porque embora esse comportamento seja mais odioso e criminoso em clérigos, que além do seu voto batismal, têm se dedicado uma segunda vez a Deus, para serem seus servos, e não nos serviços comuns da vida humana, mas no serviço espiritual da maioria das coisas sagradas e santas, e que são, portanto, para manterem os mesmos como separados e diferentes da vida comum de outros homens, ainda que todos os cristãos são, por seu batismo dedicados a Deus, e professores de santidade, de modo que são todos eles chamados a viverem como pessoas santas; fazendo tudo na sua vida comum apenas em tal forma, para que isto possa ser recebido por Deus, como um serviço feito a ele. Porque as coisas espirituais e temporais, sagradas e comuns, devem, tanto para homens quanto para anjos, tanto para o céu e para a terra, serem todas para a Glória de Deus.
Como há um só Deus e Pai de todos, cuja Glória dá luz e vida a tudo o que vive, cuja presença preenche todos os lugares, cujo poder suporta todos os seres, cuja providência domina todos os acontecimentos, por isso tudo o que vive, seja no céu ou na terra, sejam tronos ou principados, homens ou anjos, devem todos com um só espírito, viver totalmente para o louvor e glória deste único Deus e Pai de todos. Anjos como anjos, em suas ministrações celestes, mas os homens como homens, as mulheres como mulheres, pastores como pastores, diáconos como diáconos; alguns com as coisas espirituais, e alguns com coisas temporais, oferecendo a Deus o sacrifício diário de uma vida sensata, com ações sábias, em corações purificados, e com afetos santos.
Este é o negócio comum de todas as pessoas neste mundo. Isto é não deixar que todas as mulheres do mundo gastem seu tempo nas loucuras e impertinências de uma vida moderna, nem a quaisquer homens se entregarem a preocupações mundanas. Isto é não deixar os ricos satisfazerem as suas paixões nas indulgências e na soberba da vida, nem quanto aos pobres, para maltratar e atormentar seus corações com a pobreza de seu estado, mas homens e mulheres, ricos e pobres, devem, com os pastores e diáconos, andarem diante de Deus no mesmo espírito sábio e santo, na mesma negação de todos os temperamentos vãos, e na mesma disciplina e cuidado das almas, não somente porque todos eles têm a mesma natureza racional, e são servos do mesmo Deus, mas porque necessitam da mesma santidade, para lhes fazer aptos para a mesma felicidade, a que todos são chamados.
Por isso, é absolutamente necessário para todos os cristãos, quer homens ou mulheres, se considerarem como pessoas que são dedicadas à santidade, e assim ordenarem suas formas comuns de vida, por tais regras da razão e piedade, e assim possam transformar isto em contínuo serviço ao Deus Todo-Poderoso.
Agora, para fazer o nosso trabalho, ou empenho, um serviço aceitável a Deus, devemos conduzi-lo com o mesmo espírito e disposição, que são necessários para a doação de esmolas, ou qualquer obra de piedade, porque, quer comamos ou bebamos, ou façamos qualquer outra coisa, devemos fazer tudo para a glória de Deus, se quisermos usar este mundo como se não usássemos; se quisermos apresentar os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; se formos viver pela fé, e não por vista, e ter uma conversação santa, então é necessário, que a maneira comum de nossa vida em todos os estados, seja para glorificar a Deus. Porque, se nós somos de mente mundana em nossos empenhos, se eles forem realizados com desejos vãos, e avareza, apenas para nos satisfazer, não pode ser dito de nós que vivemos para a glória de Deus, mais do que os glutões e bêbados podem dizer, que comem e bebem para a glória de Deus.
Como a glória de Deus é uma e a mesma coisa, assim o que nós fazemos para ele, deve ser feito com um e o mesmo espírito.
Esse mesmo estado e temperamento de espírito, que torna nossa esmola e devoções aceitáveis, deve também fazer o nosso trabalho, ou empenhos, uma oferta adequada para Deus.
A maior parte dos empregos da vida são em sua própria natureza lícitos, e todos aqueles que são assim, podem ser feitos uma parte substancial do nosso dever para com Deus, se nos engajarmos neles somente para os fins apropriados para aqueles que devem viver acima do mundo, por todo o tempo que viverem nele. Esta é a única medida da nossa aplicação em qualquer negócio mundano, seja ele qual for, ou onde for, ele não deve ter mais de nossas mãos, de nossos corações, ou do nosso tempo, do que seja consistente com uma fervorosa preparação diária, cuidadosa de nós mesmos para uma outra vida. Porque, assim como todos os cristãos, como tais, têm renunciado a este mundo, para prepará-los por devoção diariamente, e santidade universal, para um eterno estado de outra natureza, eles devem olhar para os empenhos mundanos, como para necessidades mundanas, e enfermidades físicas; coisas não desejáveis, mas apenas para serem suportadas e sofridas, até que a morte e a ressurreição no conduzam a um estado eterno de real felicidade.
Ora, daquele que não olha para as coisas desta vida neste grau de pequenez, não pode ser dito quer sinta ou creia nas maiores verdades do cristianismo. Porque, se ele pensa que qualquer coisa é grande ou importante nos negócios humanos, não pode ser dito dele, que sinta ou creia naquelas Escrituras que representam esta vida, e as melhores coisas da vida, como bolhas, vapores, sonhos e sombras.
Se ele pensa que fama e glória mundana, são adequadas para a felicidade de um cristão, como pode ser dito dele que creia nesta doutrina: “Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau por causa do Filho do Homem.”? Porque, certamente, se houvesse qualquer verdadeira felicidade na fama e glória mundana, se estas coisas merecessem nossos pensamentos e cuidado, não poderia ser assunto da mais alta alegria, quando somos arrancados deles por perseguições e sofrimentos? Se, portanto, um homem vai viver assim, como pode ser visto que ele crê nas doutrinas fundamentais do cristianismo, de que ele deve viver acima do mundo?
O lavrador que lavra a terra, é empregado em um negócio honesto, o qual é necessário à vida, e muito capaz de ser feito um serviço agradável a Deus.
Visões orgulhosas e desejos vãos, em nossas atividades seculares, são tão verdadeiros vícios e corrupções, quanto a hipocrisia na oração, ou orgulho nas esmolas.
Aquele que trabalha e serve a um chamado, para que possa ser visto pelo mundo, e deslumbrar o olhar das pessoas com o esplendor de sua condição, está tão longe da humildade de um cristão piedoso, como aquele que dá esmolas para que possa ser visto pelos homens. Pela razão de que o orgulho e a vaidade em nossas orações e esmolas, as tornam um serviço inaceitável a Deus, não é porque haja alguma coisa especial em orações e esmolas, que não possam permitir o orgulho, mas porque o orgulho é, em nenhum aspecto, nem em nada, feito para o homem; ele destrói a piedade de nossas orações e esmolas, porque destrói a piedade de tudo o que ele toca, e torna cada ação que ele governa, incapaz de ser oferecida a Deus.
Assim que, se pudéssemos nos dividir deste modo, sendo humildes em alguns aspectos, e orgulhoso em outros, a humildade seria de nenhum serviço para nós, porque Deus exige que sejamos verdadeiramente humildes em todas as nossas ações e propósitos, como devemos ser verdadeiros e honestos em todas as nossas ações e propósitos.
E assim como um homem não é honesto e verdadeiro, porque ele é assim em relação a um grande número de pessoas, ou em várias ocasiões, mas porque a verdade e a honestidade é a medida de todas as suas relações com todos; de modo que o processo é o mesmo em relação à humildade, ou qualquer outra virtude, que deve ser o hábito norteador geral de nossas mentes, e estender-se a todos as nossas ações e projetos, antes que isto possa ser imputado a nós.
Nós, na verdade, por vezes, falamos, como se um homem pudesse ser humilde em algumas coisas, e orgulhoso em outras; humilde em suas vestes, mas orgulhoso de sua aprendizagem; humilde em sua pessoa, mas orgulhoso em seus pontos de vista e desígnios. Mas embora isso possa passar no discurso comum, onde poucas coisas são ditas de acordo com a verdade estrita, não pode ser permitido, quando examinamos a natureza de nossas ações.
É muito possível que um homem que vive de enganos, seja muito pontual em pagar o que ele compra, mas, então, todos percebem que não o faz por qualquer princípio de honestidade.
Portanto, assim como todos os tipos de desonestidade destroem nossas pretensões de um princípio honesto da mente, assim todos os tipos de orgulho destroem nossa pretensão de um espírito humilde.
Ninguém se surpreende que essas orações e esmolas, que procedem do orgulho e ostentação, são odiosas a Deus, mas ainda assim quão fácil é ver, que o orgulho é assim perdoado lá como em qualquer outro lugar, por pessoas que não fazem uma avaliação segundo a verdade.
Se pudéssemos supor que Deus rejeita o orgulho em nossas orações e esmolas, mas suportá-lo orgulho em nosso modo de vestir, em nossas pessoas, ou posses, seria a mesma coisa que supor que Deus condena a falsidade em algumas ações, mas a permite em outras.
Ainda, se o orgulho e ostentação são tão odiosos, que destroem o mérito e valor das ações mais razoáveis, certamente devem ser igualmente odiosos nessas ações, que somente são fundadas na fraqueza e enfermidade de nossa natureza. Assim como esmolas são ordenadas por Deus, como excelentes em si mesmas, como verdadeiros casos de uma disposição santa, mas as roupas são permitidas somente para cobrir nossa vergonha, certamente, portanto, deve pelo menos ser tão odioso um grau de orgulho, de ser vaidoso em nossas roupas, como ser vaidoso em nossas esmolas.
Ainda, somos ordenados a orar sem cessar, como um meio de tornar nossas almas mais elevadas e santas, mas estamos empenhados em juntar tesouros sobre a terra, e podemos pensar que não é tão ruim, ser vaidoso desses tesouros, que juntamos, que consideramos inúteis essas orações, que somos ordenados a fazer.
Todos estes casos são apenas para nos mostrar a grande necessidade de uma piedade regular e uniforme, se estendendo a todas as ações de nossa vida comum.
Agora, a única maneira de chegar a esta devoção de espírito, é trazer todas as suas ações para a mesma regra que as suas devoções e esmolas.
Você sabe muito bem o que é, que faz a piedade de suas esmolas ou devoções; agora as mesmas regras, a mesma relação a Deus, deve tornar tudo o mais que você faz, um serviço aceitável a ele.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52811


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Os Benefícios da Oração de Intercessão William Law
Artigos O Perigo do Chamado “Mundo Cristão” William Law
Artigos Uma Chamada Séria a Uma Vida Santa e Devota – Cap XV William Law
Artigos Uma Chamada Séria a Uma Vida Santa e Devota – Cap XIV William Law
Artigos Uma Chamada Séria a Uma Vida Santa e Devota – Cap XI William Law
Artigos Uma Chamada Séria a Uma Vida Santa e Devota – Cap VIII William Law
Artigos Uma Chamada Séria a Uma Vida Santa e Devota – Cap VII William Law
Artigos Uma Chamada Séria a Uma Vida Santa e Devota – Cap V William Law
Artigos Uma Chamada Séria a Uma Vida Santa e Devota – Cap IV William Law
Artigos Uma Chamada Séria a Uma Vida Santa e Devota – Cap III William Law

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 12.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69020 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57927 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57563 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55845 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55130 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55083 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54965 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54905 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54838 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54835 Visitas

Páginas: Próxima Última