Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Entre a Resignação e o Triunfalismo
John Piper

Achando o lugar seguro entre a presunção e a paralisia

Por John Piper

Na segunda-feira de manhã, eu estava me deleitando, por alguns minutos, com a leitura de Santidade, Sem a Qual Ninguém Verá o Senhor... escrito por J. C. Ryle.1 Li estas palavras:

Todas as coisas estão envelhecendo. O mundo está envelhecendo. Nós mesmos estamos envelhecendo. Mais alguns invernos, mais alguns verões, mais algumas enfermidades, mais algumas aflições, mais alguns casamentos, mais alguns falecimentos, e... o que acontecerá? A grama crescerá sobre os nossos túmulos!

Às vezes, isto é um grande consolo; às vezes, uma grande ameaça. Depende muito da maneira como somos dominados pelas inquietações da vida ou como somos revigorados com os desafios da vida.

Oscilamos entre dois erros: a resignação e o triunfalismo. A resignação possui em si mesma uma verdade, mas não é o caminho de Deus. A brevidade da vida, a obscuridade de nossos labores, a insignificância de nossa influência, a fraqueza de nossas capacidades, os desapontamentos de sonhos frustrados, o deboche incessante de nossa cultura — todas essas coisas nos fazem anelar pelo céu e pelo fim de nossa milícia. Por isso, nos damos à resignação e perdemos as energias para a obra que temos às mãos.

O triunfalismo também possui em si mesmo uma verdade, mas tam bém não é o caminho de Deus. Alguns sucessos de nossos labores, ou um encorajamento oportuno de uma pessoa respeitada, ou o surgimento de um movimento correto em algum lugar do mundo, ou a absolvição de um famoso líder cristão, ou a boa avaliação da saúde por parte de um médico, ou uma linda manhã de primavera, ou uma nova amizade — tudo isso pode nos encher com um senso tão grande das possibilidades, desafios e estímulos da vida, que caímos num esquecimento triunfalista de que somos pó. Nossa perspectiva é profundamente limitada; nossa importância no mundo é relativamente pequena; nosso tempo é breve; e a igreja, missões e o reino de Deus são todos capazes de sobreviver, quando morrermos e formos esquecidos.

Nem a resignação nem o triunfalismo é um lugar seguro para vivermos e ministrarmos. Minha oração em favor dos cristãos ao redor do mundo e de minha própria igreja é que Deus nos mostre com clareza em que ponto estamos nesta oscilação e que Ele nos mova ao lugar em que devemos estar. E onde é esse lugar? Um lugar de fé profunda em duas verdades bíblicas que se completam:

Verdade 1. “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso [quando nosso coração presume grandes planos para o futuro], devíeis dizer [humildemente]: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tiago 4.14-15).

Verdade 2. “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos... E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28.18-20). “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” (Gálatas 6.9).

Entre a presunção e a paralisia — é neste ponto que precisamos aprender a viver. Todos nós tendemos a uma ou a outra destas atitudes. E, em épocas diferentes de nossa vida, tendemos a extremos diferentes. Os jovens possuem uma tendência, os velhos, outra. Uma cultura se inclina para um lado, e outra cultura, para outro lado. Conheça os seus excessos naturais e exerça pressão para o lado oposto. Deus o ajudará. Ele dá forças e descanso. Ele dá paixão e quietude de alma. “Entrega o teu caminho ao senhor, confia nele, e o mais ele fará” (Salmos 37.5).

1 Ryle, J. C., Santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. Editora Fiel, São José dos
Campos, SP., 1997.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 59449


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Não Vive Na Prática De Pecado John Piper
Artigos Duas Razões Pelas Quais o Amor Nos Protege do Engano John Piper
Artigos John Bunyan John Piper
Artigos Se o Nosso Morrer for uma Disciplina? John Piper
Artigos Por que motivos devemos orar John Piper
Artigos Continuar Casado Não Depende de Continuar Apaixonado John Piper
Artigos Existe uma Maneira de Ser Feliz, Mesmo na Tristeza John Piper
Poesias Dons espirituais John Piper
Artigos O propósito de Cristo na evangelização John Piper
Artigos Jesus Cristo é a Única Esperança de Salvação? John Piper

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 97.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62441 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61897 Visitas
PRA LÁ DE CAIPIRA - Orlando Batista dos Santos 61667 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61574 Visitas
LIBERDADE! - MARIA APARECIDA RUFINO 61539 Visitas
Humanizar o ser humano - jecer de souza brito 61028 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 60396 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60355 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60286 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60220 Visitas

Páginas: Próxima Última