Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Liberdade dos Filhos da Promessa(Gál 4 – P 5)
Silvio Dutra

“21 Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?
22 Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
23 Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
24 O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
25 Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
26 Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
27 Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
28 Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
29 Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.
30 Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
31 De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.” (Gál 4.21-31).

Paulo demonstra nesta seção da epístola que o que estava ocorrendo com os gálatas era o mesmo que havia ocorrido entre Ismael e Isaque, porque Ismael zombava de Isaque porque era filho da mulher livre (Sara), e ele, filho de uma escrava (Agar).
De igual modo, os dois povos que haviam se formado como descendência de Abraão, o terreno (Israel na Palestina) e o celestial (os cristãos) estariam na mesma condição relativa a Isaque e Ismael, pois os que nasceram como povo no Sinai, onde a Lei foi promulgada e Deus fez aliança com este Israel terreno através de Moisés, viria a perseguir o povo nascido pela aliança firmada no sangue de Jesus derramado no monte Sião, e cuja pátria não é a Jerusalém terrena, mas a Jerusalém celestial.   
Então não era nada surpreendente que aqueles judeus estivessem perseguindo a Igreja de Cristo para sujeitá-la à escravidão da Lei. E os gálatas deviam estar bem inteirados disto de modo que entendessem qual era a verdadeira natureza do assédio que estavam sofrendo da parte dos judeus.
Deus havia profetizado que colocaria Israel em ciúmes com os gentios, porque em face do endurecimento deles ele estenderia a salvação aos gentios, e eles não concordariam, do ponto de vista religioso deles, que pagãos pudessem ser aceitos por Deus, ainda que se convertendo a Ele, fora dos termos da Aliança que havia sido feita no monte Sinai.
Assim, como no dizer de Paulo, Agar e Sara representam alegoricamente duas alianças, duas dispensações diferentes. Uma que gera filhos para servidão (Agar) porque não são nascidos segundo a promessa de Deus, tal como fora Isaque.
E a Jerusalém terrena gerou filhos para servidão na Antiga Aliança, isto é, debaixo da Lei, porque não havia naquela aliança nenhuma promessa de Deus relativa à vida eterna, tal como há na Nova.
Deus salvou naquela dispensação também pela graça, mediante a fé, mas não por alguma promessa inerente àquela dispensação para os que faziam parte da Antiga Aliança.
As promessas que encontramos nos profetas do Velho Testamento neste sentido se referem à Nova Aliança que ainda seria inaugurada com a morte de Jesus.
A igreja é a noiva de Cristo, e é nEle que se cumprem as promessas de Deus relativas à vida eterna celestial.
A Jerusalém celestial ainda não foi manifestada, e pode-se dizer dela que é uma mulher estéril, por ora, tal como Sara, mas no momento aprazado pelo Senhor ela estará cheia de filhos, filhos que viverão eternamente, porque o que Deus tem prometido, cumprir-se-á a seu tempo.    
Os judeus, que ainda hoje permanecem com seus filhos, resistindo à Aliança da Graça, por estarem apegados à justiça da Lei, permanecem em estado de escravidão e não conhecerão a liberdade dos filhos de Deus, caso não se convertam, voltando-se para Cristo.
Enquanto isto, os gentios que não conheciam a revelação de Deus estão se convertendo pelo mundo afora porque estes que se convertem são filhos da promessa, e vivem na liberdade do Evangelho, e não sob o jugo da Antiga Aliança.
E devemos considerar que aqueles que são das obras da Lei, ainda em nossos dias, perseguem aqueles que vivem na graça de Cristo.
Os próprios cristãos legalistas são assassinos da graça, e apesar de livres, agem como se fossem escravos porque querem viver debaixo da Lei, não sabendo que em Cristo não estão mais debaixo da Lei e por isso não devem viver debaixo dela, colocando-se debaixo de um jugo do qual foram livrados pela promessa que Deus fez acerca dos seus filhos gerados na Nova Aliança.   


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 59430


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Aprendendo a Conhecer a Deus com Jó Silvio Dutra
Artigos Revogou ou não Revogou Afinal? Silvio Dutra
Artigos Qual é a Importância das Escrituras do Velho Testamento? Silvio Dutra
Poesias O Valor dos Bons Pensamentos Silvio Dutra
Poesias O Que É de Fato o Amor Silvio Dutra
Artigos Primeiro a Provação, Depois a Bênção Silvio Dutra
Artigos A Fé de Abraão na Provação Silvio Dutra
Artigos Perguntaram: Quem Quer Ser Amigo de Deus? Silvio Dutra
Artigos Relato da Criação do Universo Silvio Dutra
Artigos Estranhos ou Conhecidos de Deus Silvio Dutra

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 2071 até 2080 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
NO UNIVERSO DO VERSO - sigmar montemor 59552 Visitas
MULHER E MEMÓRIA EM VOLVER, DE ALMODÓVAR - RODRIGO DA COSTA ARAUJO 59552 Visitas
Trilhas (haicai) - Linney Jeanne Palma 59552 Visitas
MARIANA - Carlos Artur Paulon 59552 Visitas
IMPOTÊNCIA - FRANCISCO MEDEIROS QUARTA 59552 Visitas
CULINÁRIA POÉTICA - sigmar montemor 59552 Visitas
Desabafo - Even Will 59552 Visitas
VENDE-SE - VLADIMIR SATURNINO BARBOSA 59552 Visitas
O Bem-te-vi - J. Miguel 59552 Visitas
Mesa dos Esquecidos - José Ernesto Kappel 59552 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última