Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Lucy e as eleições italianas
Conversa (des)afinada.
Alexandru Solomon

Resumo:
Fazendo apelo à paciência longamente treinada no convívio com os humanos, Lucy arriscou. “O problema italiano é tão sério?”

Já que o noticiário brasileiro a deixou entediada – não que o Happy Birthday dos 10 aninhos do PT no poder não a tenha emocionado –, Lucy resolveu dedicar um olhar distraído às eleições italianas. Em primeiro lugar, uma caricatura chamou-lhe a atenção. Dois maltrapilhos conversando caminhando sobre uma ponte que domina o rio Tibre. Diz um: “aguardo a fumaça branca no Vaticano” e ou outro: “como conseguirá vê-la em meio a essa neblina?”
Claro que Roma de hoje nada tem a ver com Londres e seu lendário fogo de décadas atrás. A neblina à qual se referia o analista improvisado era apenas uma figura de linguagem, na tentativa de ilustrar o resultado das confusas eleições italianas. Lucy fechou a porta do cubículo que lhe servia de sala de estudo, dormitório e refúgio espiritual e consultou a Internet. Um espetáculo de pânico nas bolsas chamou-lhe a atenção. Vermelho por tudo quanto é lado.
Aluna aplicada em desvendar os caprichos dos mercados, Lucy até entendia por qual motivo o índice de novos lançamentos imobiliários nos EUA, o índice de confiança de Philadelphia, ou o índice de desconfiança dos barbeiros do Bronx poderiam influenciar o humor dos investidores all over the world mas a Italia? Foi logo perguntar ao economista-chefe do CIL (Centro de Integração da Lucy, para quem acaba de chegar) e externou sua perplexidade. Encontrou-o prostrado diante de um cinzeiro repleto de tocos de Cohiba Behike, saboreando a sua enésima pastilha de Valium. À pergunta algo inocente relativa ao mar Vermelho cobrindo os mercados o brilhante economista – doravante chamado de B.E por motivos de economia de espaço – emitiu um gemido que nada tinha de humano. E sentenciou:
– Pode ser que o fim esteja próximo.
Em vão Lucy tentou tranquiliza-lo aludindo à famosa cena que recebeu o Oscar de efeitos especiais, na qual Charlton Heston consegue uma passagem através do mar Vermelho. Segundo B.E – grande admirador de Paul Krugman e de Guido Mantega não exatamente nessa ordem – houve, naquela particular conjuntura, interferência de fatores exógenos cuja nova intervenção, embora desejada, estava marcada por um gigantesco ponto de interrogação.
Fazendo apelo à paciência longamente treinada no convívio com os humanos, Lucy arriscou. “O problema italiano é tão sério?”
Foi a vez de B.E mostrar que a ingestão de Valium não fora inútil: “Qualquer abalo, no mais insignificante dos PIIGS, e estamos falando de um peso-pesado do grupo, da Itália, influi muito mais que o afastamento de um cardeal pedófilo! Sabe o que são os PIIGS?
– São os BRICS que não deram certo – retrucou Lucy. E, para falar verdade, estou cheia dessas siglas imbecis! Enfim, vamos tentar entender.
Uma breve leitura dos jornais foi o que bastou para que Lucy se inteirasse, ainda que de maneira superficial, da situação italiana. O resultado das eleições apresentara três forças. Um verdadeiro pasticcio! Pela ordem, os mais votados tinham sido Pier Luigi Bersani, ex-comunista, vencedor por focinho de Bunga bunga Berlusconi e completando o pódio Beppe Grillo, um cômico, mais para Coluche do que para Tiririca. Como compor um governo? Tudo ficava num chiaroscuro à Caravaggio. No fundo sem chance para o almejado pódio o mentor da austeridade, Mario Monti. Com um comparecimento de 72% às urnas, o eleitorado italiano marcava sua revolta. Chega de austeridade, queremos Ferrari!
E daí? – indagou Lucy: Desde quando isso chega a ser problema quando segundo vozes maledicentes, na Itália troca-se de governo como se troca de camisa. Terminado o jogo, os participantes trocam de camisa, mandam lavar e tudo recomeça. Tá certo, o desemprego é alto, a dívida rola, mas não rola redondo... E Bunga Bunga não saiu vitorioso, pagou o Pato – Lucy se amarra num trocadilho – por achar que Angela Merkel tem bunda grande.
“Exatamente” – completou B.E. – e como a situação é confusa, todos parecem ter constatado que a situação apresenta-se em 50 tons de cinza. As ovelhas de Panurgo saíram vendendo
Ruborizada, Lucy não insistiu, ela não tinha lido Rabelais.


Biografia:
Alexandru Solomon, empresário, escritor. Formado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas, autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus` (Ed. Totalidade), ´Bucareste`, ´Plataforma G` e ´A luta continua` (Ed. Letraviva). Livrarias: Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br), Cultura (www.livrariacultura.com.br), Loyola (www.livrarialoyola.com.br), Letraviva (www.letraviva.com.br). | E-mail do autor: asolo@alexandru.com.br
http://blogdoalexandrusolomon.blog.terra.com.br

Este texto é administrado por: Celso Fernandes
Número de vezes que este texto foi lido: 61650


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Tempos estranhos Alexandru Solomon
Poesias Papo com o analista Alexandru Solomon
Artigos O rato que ruge Alexandru Solomon
Crônicas Ano novo, vida nova Alexandru Solomon
Artigos WikiLeaks Alexandru Solomon
Artigos OBA OBA pós Sargentelli. Alexandru Solomon
Artigos E o segundo turno? Alexandru Solomon
Artigos Coluche Alexandru Solomon
Artigos Os Best-sellers vivem num reino? Alexandru Solomon
Resenhas Bucareste, contos e crônicas Alexandru Solomon

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 161 até 170 de um total de 178.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
INFÂNCIA DES - VALIDA! - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62149 Visitas
Projeto Pesquisa A Educação na Sociedade Global - Ismael Monteiro 62146 Visitas
Contribuição de baixa renda ao INSS: - Alexandre Triches 62145 Visitas
Texto pelo fim do empate no futebol! - Vander Roberto 62143 Visitas
Amor de Feituras - José Ernesto Kappel 62142 Visitas
Roda da Vida - Deborah Valente Borba Douglas 62141 Visitas
SADAM HUSSEIN foi condenado, BUSH agora é um Herói... - OLHOS VIGILANTES 62140 Visitas
O seagulling e seus efeitos na vida de um casal... - Giulio Romeo 62138 Visitas
"Uma dobra do tempo" - Darwin Ferraretto 62138 Visitas
CIDADES UMBRALINAS - Henrique Pompilio de Araujo 62137 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última