Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SEM MÁGICA: NÃO, NÃO e NÃO...
Tânia Du Bois


       Não, não e não. Essa fórmula é mais uma das minhas invenções sem nenhuma base científica. O desafio de tomar atitudes e adotar valores por conta própria: as mudanças.
        Quem há de negar que a fase mais emocionante da vida é aprender que os sonhos dependem dos nossos gestos e palavras? Através do poema de Pedro Du Bois posso ver a marca da diferenciação, sem mágica. “Onde repousa a justiça/ se não na liberdade? Onde maior autoridade/ do que no exercício da razão? Onde encontrar a responsabilidade/ se não houver virtude? Assim, podemos dizer não, não e não”
        Poder dizer não é liberdade e escolha; é liberdade vigiada. A liberdade verdadeira me permite ir ao encontro das minhas respostas e dos meus desejos, como se fossem únicos, revelando novas afinidades, expectativas e fatos.
        Ter a opção do Não é direito de cada pessoa e sem essa chance de desistência não há liberdade. No entanto, vivo num mundo veloz e burocrático que não me permite vacilar, levando-me a ter respostas na ponta da língua e aonde desejo chegar. Por vezes, me pergunto, estou pensando com a própria cabeça e seguindo meu coração? Segundo Vera Casa Nova, “...O vazio espreita o tempo e o espaço. / E muitas vezes tu não tens coragem / De rir e / Secretamente dizes não...”
        Quando falo em sentimentos, decifrar o coração é o desafio mais difícil, porque ele não tem qualquer compromisso com a lógica, com a clareza e com o bom senso. O coração é o lugar da contradição. É a inteligência que inclui sempre boa dose de cuidados e de esperanças. O importante é sincronizar cada passo com o que estou sentindo. Muitas vezes sei apenas que estou gostando do caminho, sem ter noção do meu destino. Seguindo apenas a sensibilidade para ver as semelhanças em pessoas diferentes.
        Penso diferente, digo não sem magia; é uma das maneiras de exercitar a minha liberdade e me preservar. Isso na vida faz valer a pena. E ainda, lembrar do que não quero para mim, ter consciência para equilibrar desejo com ação, como mostra Telenia Hill, “Para ser livre o homem precisa ter coragem de negar...”.
      A importância de negar reside no modo como digo Não. Representa um freio ao meu desejo; mas é possível aprender e identificar o significado do “não” e a lidar com as mudanças. O principal é ter iniciativa para os dias de hoje, ter a capacidade de colocar em prática a minha ideia e opção. A cada torpedo negativo da mente, retruco com um positivo; lembro das conquistas pessoais e dou a justa medida a cada desafio, valorizando cada passo e cada negação, sem mágica.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61658


Outros títulos do mesmo autor

Artigos MÃES: o espaço das palavras Tânia Du Bois
Artigos DESCOBERTA FANTÁSTICA Tânia Du Bois
Resenhas DE ONDE VÊM AS IDEIAS? Tânia Du Bois
Artigos PORTINARI, entre traços Tânia Du Bois
Artigos NA MOLDURA DA JANELA : A COR DA FLOR Tânia Du Bois
Artigos NÚMEROS RECONTADOS Tânia Du Bois
Artigos Tempo: A MELHOR MEDIDA É A DA POESIA Tânia Du Bois
Artigos MULHER Tânia Du Bois
Artigos de pó em palavra: COADOR Tânia Du Bois
Artigos “Será Que Ele É?” Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 311 até 320 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Sonho e realidade - Cláudio Thomás Bornstein 62048 Visitas
O Cuidar e o Educar na Educação Infantil - Joisa Margarete Taube da Veiga 62048 Visitas
Hoje é Dia das Bruxas - Deborah Valente Borba Douglas 62048 Visitas
Você não acredita em energia? - Isnar Amaral 62047 Visitas
O Castelo - José Ernesto Kappel 62047 Visitas
Fazendo Paixão - José Ernesto Kappel 62046 Visitas
Clave Minguante - Flávio René Kothe 62044 Visitas
*FILOSOFANDO O BRASIL* - DIANA LORENA 62044 Visitas
Minha Vida - Qualquer um 62043 Visitas
Tempo Que é Tempo - José Ernesto Kappel 62043 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última