Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Cirurgia Plástica em pacientes HIV Positivos
Dr. Pedro Alexandre

Resumo:
Algumas drogas utilizadas no tratamento da doença passaram a produzir nos pacientes um efeito colateral denominado lipodistrofia

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) surgiu, em meados dos anos 80, como uma enorme catástrofe devido a sua alta mortalidade e tratamentos ainda ineficazes. Além disso, as formas de contágio, entre outras por contato sexual e uso de drogas injetáveis, deu à nova enfermidade uma conotação pejorativa, constrangendo os já tão sofridos doentes por suscitar especulações repletas de preconceitos sobre a sua vida privada e seus problemas pessoais.
Com os enormes avanços na terapia da SIDA, a sobrevida desses pacientes, felizmente, mudou radicalmente para melhor, possibilitando-os, desde que observados alguns cuidados, a terem uma vida praticamente normal e podendo conviver social, afetiva e sexualmente com outras pessoas, com segurança. Algumas drogas utilizadas no tratamento da doença, no entanto, passaram a produzir nos pacientes um efeito colateral denominado lipodistrofia. Este consiste em uma distribuição anômala da gordura corporal que se acumula no tronco (abdômen, tórax, dorso), na nuca e no pescoço e, praticamente, desaparece dos membros superiores, inferiores, face e glúteos, causando grandes deformidades.
Esses pacientes podem obter grandes benefícios com a lipoaspiração, preenchimentos faciais e próteses de silicone (para glúteos, panturrilhas e coxas). O que se observa, porém, é que muitos pacientes ainda desconhecem esses recursos ou receiam que, por serem soro positivos, as cirurgias plásticas neles realizadas se tornem de alto risco, o que absolutamente não ocorre. Outro fator que influencia a menor procura por auxílio na cirurgia plástica pelo paciente HIV positivo é o seu constrangimento e receio de rejeição por parte do médico, o que, lamentavelmente, ainda acontece por ignorância ou preconceito dos profissionais. Felizmente, uma maior conscientização dos cirurgiões plásticos em sintonia com os infectologistas, psiquiatras e outros especialistas tem diminuído esse problema, possibilitado, cada vez mais, que essas pessoas vítimas da infecção pelo HIV e todas suas consequências estigmatizantes consigam todo o apoio necessário para melhorar a sua autoestima e se libertarem de uma culpa que genuinamente não lhes pertence.

Dr. Pedro Alexandre
Cirurgião Plástico      
drpedroalexandre@bol.com.br
www.drpedroalexandre.com.br


Biografia:
Graduado em Medicina pela PUCRS (1986) Residência em Cirurgia Geral Hospital São Lucas da PUCRS (1987/1988) Especializado em Cirurgia Plástica no serviço do Prof. Dr. Ivo Pitanguy (1989 a 1992) Membro especialista da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - São Paulo (1991) - http://www.cirurgiaplastica.org.br Chefe do Setor de Reconstrução Mamária do Serviço de Mastologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição – Porto Alegre Instrutor de Ensino da Residência Médica – Cirurgia Plástica – Hospital São Lucas da PUC. Consultor de Gluteoplastia (Plástica de Glúteo) – Clinica do Dr. Pietro Lorenzetti – Catania – Itália Preceptor da Residência em Cirurgia Plástica do Hospital Conceição
Número de vezes que este texto foi lido: 61630


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Beleza: um direito de todos Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia Plástica em pacientes HIV Positivos Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia do rejuvenescimento facial Dr. Pedro Alexandre
Artigos Cirurgia plástica no nariz Dr. Pedro Alexandre
Artigos Mamoplastia e gluteoplastia com e sem próteses Dr. Pedro Alexandre
Artigos Plástica dos glúteos Dr. Pedro Alexandre
Artigos Lipoaspiração: prós e contras Dr. Pedro Alexandre

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 17 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Medidas cautelares - Isadora Welzel 40 Visitas
Resumo - Pronunciamentos, sentença e coisa julgada - Isadora Welzel 39 Visitas
Resumo - Direitos reais em garantia e de fruição - Isadora Welzel 38 Visitas
Resumo - Trabalho da mulher e do menor - Isadora Welzel 37 Visitas

Páginas: Primeira Anterior