Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A ALMA, A SINGULARIDADE E O FUTURO
DIRCEU DETROZ

Uma das notícias que mais me chamou a atenção na semana passada falava da alma. Temos uma nova palavra em nosso vocabulário. “Microtúbulos”. Através da teoria quântica da consciência, um médico americano, e um físico britânico dizem ser possível provar a existência da alma.

Segundo dos dois, as almas estão contidas dentro de estruturas chamadas microtúbulos, e que vivem em nossas células cerebrais. E eles prosseguem. Numa experiência de quase morte, ou no fim, de morte mesmo, as informações contidas nos microtúbulos não são destruídas. Elas simplesmente se fundem com o universo.

Já o americano Raymond Kurzweil, é famoso por três motivos. Num passado recente, ele tomava 250 comprimidos de suplementos diários. Na última entrevista essa quantidade caiu para 150 comprimidos. Seus inventos deram aos deficientes visuais, novas possibilidades de leitura. Raymond além de escritor é um visionário.

Seus livros falam sobre saúde, inteligência artificial, transhumanismo, singularidade tecnológica e futurologia. Kurzweil é um dos que acreditam na possibilidade da imortalidade do homem. Não apenas acredita. Ele vem se preparando para ser um dos primeiros a experimentá-la.

Confesso que ouvindo Raymond falar, não fiquei fascinado com a ideia da imortalidade. Agora se me fosse dada à oportunidade de voltar a ter dez anos de idade, eu aceitaria sem precisar pensar duas vezes. A aventura de assistir a ficção de hoje se transformar em realidade na segunda metade desse século será um espetáculo grandioso e único.

A partir de 2029, os Seres humanos começarão a sentir o gostinho da “Singularidade”. Que também poderá ser conhecida como a quarta revolução industrial. Os avanços da medicina, astronomia, nanotecnologia, genética e biotecnologia alcançarão estágios extraordinários. O mundo como conhecemos atualmente deixará de existir.

Nascerá um mundo de supercomputadores e superinteligência. Cérebros humanos com seus 100 bilhões de neurônios se fundirão com máquinas. Neste mundo futurístico uma das coisas possíveis de se fazer, será disponibilizar nosso cérebro para download, e “baixar” o download de outros cérebros interessantes.

Não estarei presente nesse mundo, mas posso fazer piada sobre ele. Do quanto o fascínio pode ser uma coisa perigosa. Na nossa internet tartaruga atual, não é novidade fotos de mulheres nuas caírem na rede. Pense que em 2050, nosso vizinho poderá fazer o download do nosso cérebro, e descobrir o que estamos pensando da mulher dele, enquanto vemos as fotos. Ou mesmo sem ver. Uau!


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 59451


Outros títulos do mesmo autor

Poesias PARAÍSO DIRCEU DETROZ
Crônicas A "IA" e o xadrez DIRCEU DETROZ
Sonetos SONETO DO EPITÁFIO DIRCEU DETROZ
Crônicas Escassez de líderes DIRCEU DETROZ
Poesias O DRAGÃO DIRCEU DETROZ
Crônicas Cenários de 2050 DIRCEU DETROZ
Poesias FEITIÇO DIRCEU DETROZ
Crônicas Estamos aqui porque ela está ali DIRCEU DETROZ
Poesias AQUARELAS DIRCEU DETROZ
Poesias COMPÊNDIO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 81 até 90 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Dança Sem Corpo - José Ernesto Kappel 59912 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 59910 Visitas
A Gardênia de Ícaro - Condorcet Aranha 59910 Visitas
"Fluxus" em português - CRISTIANE GRANDO 59910 Visitas
Arguta Manhã - José Ernesto Kappel 59905 Visitas
E se quer viver só? - Maria 59901 Visitas
Faça alguém feliz - 59899 Visitas
A verdade está nas unhas - Ana Mello 59899 Visitas
Rala Memória - José Ernesto Kappel 59898 Visitas
Foi Uma Vez - José Ernesto Kappel 59888 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última