Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UAU! AINDA FHC X LULA
DIRCEU DETROZ

Afinal o que é um estadista? O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que uso nas minhas dúvidas, traz três definições. A primeira delas diz que um estadista é “uma pessoa versada nos princípios ou na arte de governar”. Por essa definição, qualquer político pode se proclamar um estadista.

Então devemos nos ater nas entrelinhas. Primeiro nos princípios. Neste ponto já seria “game over” para muitos dos candidatos. Mas devemos ir além, e nos debruçar sobre o os significados da “arte de governar”. Agora sim, talvez, os dedos de apenas uma das mãos chegassem para contar os estadistas brasileiros.

Em época de pré-eleições como agora, é comum às rusgas de dois candidatos a estadistas. Que ficaram muito distante de se encaixar no perfil. E que a História se encarregará de colocá-los no devido lugar. Nesses momentos, a impressão que fica é que os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, ainda se julgam donos do Brasil.

Por princípio, ética e formação política tenho aversão ao PT. Jamais voto em candidato dessa sigla. Nem em candidato apoiado por ela. Entretanto, como dois e dois são quatro, se o governo estivesse nas mãos do PSBD, Fernando Henrique Cardoso estaria fazendo o mesmo que Lula está. Mandando, dando recados e empregando pessoas.

Incrível como essas duas figuras, páginas viradas insistem em ressuscitar. Do ex-presidente Lula, quem lê os grandes jornais sabe o que acontece. Querendo ou não o Partido dos trabalhadores é de um dono só. E se os eleitores de São Paulo, não se mostrarem politizados, não deveremos esperar muito mais do resto do Brasil.

Em artigo publicado nos jornais “O Estado de São Paulo” e “O Globo”, Fernando Henrique Cardoso tenta imitar Lula. Como afago chama Dilma Rousseff de “presidenta”. Eca! Fala da herança pesada que Dilma herdou do ex-presidente Lula. Com o contrabalanço das crises capitalistas, Fernando Henrique Cardoso bate forte no governo Lula.

Começa pela crise moral. Da qual, querendo ou não, um dia o PT terá de se explicar para a nação. Especialmente o mensalão. O pontapé inicial da corrupção diante dos holofotes. Chamada de doença incurável por Fernando Henrique. Na visão de FHC o Brasil tem um grande e único vilão, chamado Luiz Inácio da Silva.

Que para Dilma Rousseff é o grande estadista Brasileiro. Defendendo seu tutor com unhas e dentes, a presidente enumera as “heranças benditas” que recebeu de Lula. E como era de se esperar tenta desmerecer o governo do PSDB. Talvez, seja essa a nossa “herança maldita”. No Brasil, governar é sempre desmerecer o antecessor. E tentar fabricar estadistas que não se sustentarão perante a História.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61648


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LIZZANDRA DIRCEU DETROZ
Artigos UMA GUERRA SILENCIOSA DIRCEU DETROZ
Poesias CIO DIRCEU DETROZ
Poesias JARDIM SECRETO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 1021 até 1024 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
A Escrita - Patricia Ribeiro Fonseca 61709 Visitas
Em tudo Deus está! - Pedro Vieira Souza Santos 61709 Visitas
ONERES - Kevin Marreiros 61709 Visitas
ESTRADA DE AÇO 19 NOVEL LIVRE 12 ANOS - paulo azambuja 61709 Visitas
O perigo dos radicais - DIRCEU DETROZ 61709 Visitas
Crítica suprema aos sebastianistas - Henrique Albiero Miranda 61709 Visitas
TENRA POESIA - orivaldo grandizoli 61709 Visitas
Hoje - Dudu Khalifa 61709 Visitas
Antes deu morrer - Denise I. Villani 61709 Visitas
Clássicos De Verão - Kedson Cabral 61709 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última