Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Ontem e hoje
Conversa (des)afinada.
Alexandru Solomon

Resumo:
Os leitores perspicazes podem imaginar como, para os demais, é solicitado um esforço de imaginação.

Todo mundo conhece ou deveria conhecer a saga da volta de Napoleão do exílio da ilha de Elba, para dar início ao episódio final do seu reinado, conhecido como os 100 dias. Não é o caso de voltar ao assunto, a não ser contar duas anedotas, que tem algo a ver com os dias de hoje.
É comum ouvir a expressão: “Foi assim que Napoleão perdeu a guerra”, aludindo a uma postura esteticamente pobre, que não cabe descrever. O que é menos sabido é que naquele fatídico 18 de junho de 1815 – dia da batalha de Waterloo –, o imperador amanheceu com uma violenta , digamos assim, indisposição estomacal. E à la guerre, comme à la guerre – como diria Jerôme Valcke, autor de uma frase cheia de conteúdo, mas chega de divagações – Napoleão teve de resolver esse incômodo problema. Os leitores perspicazes podem imaginar como, para os demais, é solicitado um esforço de imaginação. Como a batalha não poderia ser adiada, mediante apresentação de certificado medical, com direito a afastamento a mando de um médico do INSS, coube ao ‘bravo entre os bravos’ como Napoleão chamava o marechal Ney, chefiar as operações. Não tendo o talento do chefe, sendo em relação a Napoleão apenas o que o Vacarezza representa em relação ao Nosso Guia Luminoso, comprometeu – e não por falta de bravura – o destino da batalha. Quando Napoleão retomou as rédeas da operação, já era tarde. O atraso da chegada das unidades do marechal Grouchy foi fatal. Quem chegou foi o exército prussiano de Blücher e a sorte pendeu para o lado dos aliados. A expressão esperar Grouchy e encontrar Blücher ainda faz fortuna nas fileiras da zelite francesa. Algo como esperar uma CPMI obliteradora de mensalão e ter pela frente... bem, chega disso.
A outra anedota prometida, tenho certeza que falei em duas, se prende à repercussão na imprensa francesa de então, fiel aos Bourbons – nada a ver com o nosso PIG – da volta de Napoleão.
Foi possível ler à medida que, sem dar um único tiro, o imperador chegou à capital.
O ogro corso desembarcou no golfo Juan.
O devorador de homens está em Grasse.
O usurpador chegou a Grenoble.
Bonaparte está em Lyon.
Napoleão aproxima-se de Fontainebleau.
Sua Majestade Imperial está sendo aguardada na sua Paris fiel.
O que tem a ver isso com nossa atualidade? Prestem atenção que por aqui se deu o caminho inverso. As manchetes seguiram mais ou menos esse roteiro:
CPMI investigará as atividades do empresário ligado ao jogo do bicho Carlos Augusto Ramos...
Novas denúncias cercam o bicheiro Carlinhos Cachoeira.
Na CPMI o contraventor Carlinhos Cachoeira se cala e irrita os participantes.
Ontem e hoje... se non è vero...


Biografia:
Alexandru Solomon nasceu em Bucareste (1943), mas vive no Brasil desde os 17 anos. Ao lado de uma sólida carreira empresarial, de uns tempos para cá passou a se dedicar a uma nova paixão: a literatura. Através da sua escrita nunca deixa o leitor indiferente. Um contador de histórias na velha tradição, empregando recursos que vão mostrar ao mundo em que vivemos, algo que pudesse estar perdido. Preparem-se, portanto, para uma surpresa que virá atrás da outra. Pois, Alexandru Solomon, além de humor, vai mais fundo. Autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus`, ´Bucareste` (contos e crônicas) e ´Plataforma G`, além de vários prêmios nacionais e internacionais por sua escrita.

Este texto é administrado por: Celso Fernandes
Número de vezes que este texto foi lido: 55557


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Alternativas Alexandru Solomon
Crônicas Solidão Alexandru Solomon
Crônicas Página virada Alexandru Solomon
Artigos PRÓXIMA ESTAÇÃO: O ENCILHAMENTO Alexandru Solomon
Artigos Absurdo Alexandru Solomon
Artigos Vergonhosa marca registrada Alexandru Solomon
Artigos Lucy revê suas anotações. Ich bin ein Absurdistaner Alexandru Solomon
Artigos Lucy consulta suas notas de viagem Alexandru Solomon
Crônicas O mundo gira Alexandru Solomon
Crônicas Ópera Alexandru Solomon

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 178.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Fazendo bolo - Ana Mello 58053 Visitas
Computador formatado, ano novo! - Vander Roberto 57973 Visitas
Eventos incomuns - Flora Fernweh 57954 Visitas
Como reduzir nocividades nos ambientes com o RN1 - Isnar Amaral 57939 Visitas
A democracia de museu — Parece, mas não é 🔴 - Rafael da Silva Claro 57933 Visitas
APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO PSICOPEDAGOGO - Sandra Teixeira da Silva 57922 Visitas
🔴 Quem lacra não lucra - Rafael da Silva Claro 57895 Visitas
BOLERATA EM SERRO. - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 57877 Visitas
Lula & FHC - Lei de Gérson - Rafael da Silva Claro 57851 Visitas
Sincronia Sistêmica: - Isnar Amaral 57833 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última