Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Regularize o bom senso
CESAR FARIAS

Resumo:
Falando de maconha sem preconceitos.

Ao longo das décadas os meios de comunicação, o Estado e a própria sociedade vêm mantendo, sem surtir o efeito esperado, uma postura de repressão total ao consumo da maconha, erva originaria da Ásia e também utilizada no passado para a confecção de roupas, cordas e preparação de alimentos. Sem adentrar aqui na plataforma da apologia, quero tão somente fazer uma breve alusão ao emprego místico-religioso da planta em tribos de diversas etnias, para contrabalançar um pouco o estigma da criminalidade que a acompanha.
          Talvez a figura mais ilustrativa a esse aspecto que tento discutir refere-se ao pajé, elemento de vital importância na organização tribal. É de conhecimento notório que ele ocupa, ao lado do cacique, chefe militar, papel incontestável na tomada das principais decisões que determinam o destino dos grupos indígenas. Através de visões, são eles quem indicam direções á tomar e remédios naturais contra todo tipo de mazelas, desempenhando, portanto, papel de médicos e guias espirituais perante os seus irmãos de raça. Os pajés atingem o estado mental ou transe que possibilitam as suas curas, utilizando diversas ervas ingeridas como bebida ou inaladas como fumo. As variações dependem das tradições de cada tribo. A maconha, cientificamente conhecida como cannabis sativa, pertence a esse grupo de ervas, para eles sagradas, que conduzem os curandeiros a um universo de intuições e revelações. Por outro lado, a utilização é controlada, partindo do próprio pajé a decisão de compartilhar ou não o seu cachimbo sagrado com alguém.
        Falar em religião é um tema bastante complexo, que pode ser discutido em outras circunstâncias e local. Limito-me aqui, sem defender ou condenar crenças tribais, a questionar a postura totalmente repressora e imparcial que generaliza a erva em questão como “coisa de bandido” A solução para esse mega-problema que é o tráfico de drogas, a meu ver, nascerá quando mais canais de discussões forem abertos para chegarmos a um consenso sobre o que é de fato crime. Existem pessoas “do bem” que consomen-na e isso não pode ser ignorado.


Biografia:
Idéias e influências do autor estão em http://experienciatitude.blogspot.com/
Número de vezes que este texto foi lido: 52822


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Se os militar assumir, melhora. CESAR FARIAS
Contos Amigo Bicho CESAR FARIAS
Discursos Eu defendo o seu uso cerimonial CESAR FARIAS
Contos Um conto de São Gabriel CESAR FARIAS
Contos No elevador CESAR FARIAS
Crônicas Regularize o bom senso CESAR FARIAS
Contos Preta, pobre e feia CESAR FARIAS
Poesias Lado a lado CESAR FARIAS


Publicações de número 1 até 8 de um total de 8.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68978 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57900 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56723 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55802 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54848 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54749 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54719 Visitas

Páginas: Próxima Última