Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Povo de Deus
A lei da hospitalidade
Luciano de França dos Santos

Como que nós temos recebido os nossos familiares, amigos, as pessoas que amamos em nossa casa. Como que temos agradado os nossos "hospedes". A forma de vida que levamos, transmitimos para as nossas visitas. Uma casa cheia de amor, exala amor. Uma casa cheio de ódio, transmiti ódio. É perceptível quando nós vamos a casa de alguém, e ao chegarmos podemos sentir uma brisá ou uma grande chuva com raios e trovões.
Para o povo de Deus, essa hospitalidade era lei, mas se tornará a ser uma virtude a este povo. O hospede se tornava sagrado. Porque? Devemos saber que a muito tempo atras, o povo de Deus eram nômades ou semi-nômades, e viviam em grupos ou tribos. E na chegada de um hospede ou forasteiro a sua presença era disputadíssima. A presença de um hospede não era uma coisa frequente, e sair pelo escaldante sol do deserto era para somente descobrir uma nova fonte de aguá ou se deslocar para outra areá onde se pudesse obter toda fartura que o local pudesse oferecer.
A permanência de um hospede durava pelo menos 3 dias, e nesses dias a família lhe dava todos os cuidados, cuidava dele de uma forma diferenciada com muito zelo e amor, e quando ele ia embora essa segurança poderia se estender por dias. Assim como nas grandes tribos, existentes na Síria como os RWALA, que a segurança de seus hospedes se estendia por mais 3 dias e em um raio de 150 quilômetros.
Na Palavra de Deus encontramos relatos dessa maravilhosa virtude que também era lei entre os povos do Oriente. Em Gênesis C18, vemos que Abraão recebe em sua tenda 3 hospedes. Observe o cuidado de Abraão oferendo desde alimento e bem estar aos seus hospedes. Em Gênesis C24, Abraão envia o seu servo Eliezer, em busca de uma noiva para o seu filho Isaque. Labão irmão de Rebeca(a futura esposa de Isaque) acolhe-ó com grande satisfação.
Podemos observar nas historias da Palavra de Deus que quando o hospede estava em perigo, a família lhe guardava de uma forma muito mais muito especial. Dois relatos, os 2 anjos(hospedes) recebidos por Ló em Sodoma em Gênesis C19, e o crime em Gibeá em Juízes C19, mostram até que extremo podia chegar o sentimento da hospitalidade. Ló e o ancião estão dispostos a sacrificar a honra de suas filhas pela proteção de seus hospedes. Essa extrema proteção só se dá devido por eles estarem sob a proteção de suas casas ou tetos.


Biografia:
ESTUDANTE DA PALAVRA DE DEUS. APAIXONADO PELA LEITURA BÍBLICA. CURSANDO A FACULDADE DE TEOLOGIA
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Povo de Deus Luciano de França dos Santos
Artigos A lEIS Luciano de França dos Santos
Artigos A lEIS Luciano de França dos Santos


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54781 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54745 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54631 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54516 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54469 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54462 Visitas
Amores! - 54458 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54407 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54351 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54344 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última