Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PAIS OU PAÍS - A CAUSA DA VIOLÊNCIA É UM ACENTO
Lailton Araújo



Que país é esse? Boa pergunta formulada por Renato Russo (compositor, poeta e cantor) em uma de suas canções de protesto. Sinceramente: não sabemos! Será que a pergunta não foi formulada aos pais e por erro proposital, o líder da banda Legião Urbana colocou a palavra com um acento, ficando país e gerando controvérsias. Alguém vai questionar que a frase estaria errada escrita na forma: Que pais é esse? Sabe-se que a arte sobrepõe-se à forma, ficando o artista, livre para criticar a atual falta de educação nos lares, e o apoio governamental à causa da educação. A ausência de pais educadores é algo inédito e os valores éticos de alguns grupos, estão corrompidos pela frase toma lá dá cá. Entende-se que na moderna sociedade, casais heterossexuais e homossexuais comungam os novos papéis de educadores e o Estado - em qualquer continente - tem o dever de apoiar tal função.

Por onde começa a educação? Percebe-se que nos mamíferos, a educação começa no aleitamento e no aconchego materno. No Reino Animalia, a Classe Mamalia é um observatório dos caminhos e descaminhos da educação das espécies. A educação da espécie Homo sapiens é um caso complexo para análise. No contexto aparece uma palavra brutal: matar - causar a morte; destruir; extinguir - tão presente no dia a dia da maioria das espécies vivas do planeta Terra e facilmente explicada pela evolução das espécies ou forma de sobrevivência das mesmas. O ser humano passou por tais evoluções e no caminho ao atual estágio de desenvolvimento tecnológico e moral, conservou os instintos irracionais primários de outras espécies menos desenvolvidas intelectualmente, e a palavra matar, continuou usual e diária: ainda faz parte do vocabulário de todos os povos que vestem o título de civilização. Matar é necessário? Onde está o homem civilizado?

As formas de comunicação do ser humano civilizado mostram barbaridades cometidas por ele, em nome da lei, do fora-da-lei e daquele, que por algum motivo pessoal ou impessoal, mata ou extingue outro ser humano. Qual é o motivo? Existe motivo? Por onde começa a educação? Que país é esse? Que pais são esses?

Os pais de uma nação são seus dirigentes ou não? O filho de qualquer mamífero vê no pai ou na mãe o exemplo de sobrevivência. Como educar um mamífero em uma ambiente, onde os pais ou país, não propiciam valores éticos para o verdadeiro desenvolvimento moral dos filhos ou filhotes? Alguns péssimos exemplos: os EUA exterminaram e ainda exterminam vidas no Iraque e Afeganistão. São milhares de pais, mães e filhos dos mesmos seres humanos civilizados, mortos em nome da ultrapassada energia do petróleo e caça ao suposto terrorismo. Vários países europeus trataram e ainda tratam outros seres humanos como mercadorias e sub-raças, e disseminaram e disseminam nos guetos das antigas colônias, e sede do império, a competição sem escrúpulo, deseducando as novas gerações nos próximos 300 anos. Talvez o espelho de Narciso seja a causa da violência!

A comentada violência pode ser citada como um conjunto de fatores, multiplicados por milhares de condições propícias ao crescimento e não solução. Alguns falam na construção de presídios, pena de morte, pena perpétua e outras medidas de impacto para apaziguar os ânimos da sociedade dita moderna. E depois do dia D? Como serão as novas formas de correção?


Biografia:
** LAILTON ARAÚJO * Nasceu na cidade de Sertânia, Estado de Pernambuco - Brasil em 1959. É músico, compositor, cantor, ambientalista, pesquisador de ritmos regionais brasileiros, escritor e ex-professor (não formado) do Cursinho Pré-Vestibular Educafro, onde lecionou as disciplinas: biologia e geografia. * Trabalha há 34 anos na área cultural, atuando como empresário de eventos, marketing e diretor fonográfico. É vocalista da Banda Moxotó - de Pernambuco. * Atua ainda como produtor artístico de Anastácia, Banda de Pífanos de Caruaru e Oswaldinho do Acordeon. Realizou quase 1500 eventos. ** CONTATOS * Tel. (11) 9.9200-0987 * São Paulo - SP - Brasil * lailtonaraujo@bol.com.br * lailtonaraujo@yahoo.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 53036


Outros títulos do mesmo autor

Artigos REFLEXÃO EM 14-03-2013 Lailton Araújo
Crônicas ABRAM-SE AS PORTAS Lailton Araújo
Artigos FELIZ NATAL E UM INCERTO ANO NOVO Lailton Araújo
Artigos RIO DE JANEIRO, JANEIRO DE RIO Lailton Araújo
Artigos A HUMANIDADE CAMINHA AO DEUS DARÁ Lailton Araújo
Músicas NOITE AFRICANA (TRIBAL) Lailton Araújo
Crônicas MANIFESTO, PROFECIA OU JOGO DE BEISEBOL? Lailton Araújo
Ensaios BRINCANDO DE ESCREVER O ABSURDO... Lailton Araújo
Poesias DENGUE, DENGOSO, MOSQUITO EU SOU Lailton Araújo
Artigos RUMOS CULTURAIS... FALTAM BÚSSOLAS! Lailton Araújo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 56.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55095 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55037 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54922 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54781 Visitas

Páginas: Próxima Última