Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CULPA
joão Rodrigues Portelinha da Silva

Resumo:
Para as crianças vítimas da guerra em vários países)


CULPA


(Para as crianças vítimas da guerra em vários países)



Que culpa temos da tua miséria?

De ficares sem lar, sem os teus pais, passares fome, sede?

Que culpa temos de teres nascido?

De seres preso ou morto quando roubas para comer.

Que culpa temos de seres tão... Chatinho... Sempre: tio dá só um trocado,

Dá uma gasosa, tio...

Que vergonha!

Que culpa temos que ao seres preso e durante todo o interrogatório digas que nós adultos é que temos toda culpa...

Que blasfêmia!

Que culpa temos por não teres eira nem beira?

Por venderes cigarros nas ruas, engraxares nossos sapatos... Lavares nossos carros... Prostituíres... Não ires à escola... Que culpa temos por haver guerra, por teres dado tua inocente vida para libertares o nosso belo país, como fizeram milhares de crianças por esta terra a fora?

Agora por favor, quando à volta da fogueira nos dizes que até as estrelas são do povo.

Fazes-nos rir, nem pão tens... Agora estrelas!

Que culpa temos, que negues sempre a tua culpa?

Que culpa temos, ainda, que tu, criança, morras prostrado nas ruas, sob os olhares carniceiros de milhares de adultos...

e nem revelas a tua malfadada existência?

TODA!



Biografia:
João Portelinha d´Angola é formado em Direito pela Universidade Antônio Agostinho Neto em Angola (primeira turma formada pós-independência) e em Ciências Políticas pelo Instituto Wilhelm Pieck - Berlim, João Rodrigues Portelinha da Silva possui mestrado em Filosofia do Direito pela Academia de Ciências Sociais, Sofia - Bulgária. Doutorado em Sociologia do Estado e Sociedade pela UnB - Universidade Nacional de Brasília. Entre outros vários títulos que acumula, ele teve uma experiência expressiva na África. Foi chefe do ATM do Governo Provincial do Huambo, diretor Jurídico do Comissariado Provincial do Huambo, docente da Escola Nac. do Partido, chefe de Cátedra de Ciências Sociais da Pré-Academia Militar do Huambo. É presidente da Associação dos Naturais e Amigos da África em Palmas, Brasil. É membro da Associação dos Naturais e Amigos de Angola no Brasil e presidente da Academia Palmense de Letras. Além disso, tem vários livros e ensaios publicados de Literatura, Direito, Ciência Política, História e Sociologia Jurídica. Tem atuado, também, como analista político em programas na TV e jornais locais e nacionais.
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Poesias TE AMO ANGOLANAMENTE! joão Rodrigues Portelinha da Silva
Poesias CULPA joão Rodrigues Portelinha da Silva


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56751 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55087 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54792 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54760 Visitas

Páginas: Próxima Última