Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CRIANDO EMOÇÕES: LIBERDADE COM PRAZER
PENSAMENTO DO DIA
Márcia Antônia Rocha Canivello

Resumo:
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos". (CHARLES CHAPLIN)

Quando descrevermos emoções, sentimentos, fantasias ou as aventuras, através de textos, contos, histórias ou através de um livro, precisamos ter dedicação, uma atenção apropriada e o tempo como nosso aliado. E quando conseguimos fazer isso sentimos a sensação de liberdade e de satisfação, um desejo de realização. Conseguir colocar no papel a imaginação de forma que todos possam entender é a mesma coisa que compartilhar com o outro a sua forma de sonhar, de pensar e de vivenciar esse sonho, é dividir emoções com outros. (Faço isso neste instante ao escrever esse texto para você ler).
       A sensação de liberdade se dá quando se consegue realizar tudo que deseja ou almeja da maneira ou forma planejada, mas não no tempo escolhido. Essa liberdade faz parte indispensável da nossa vida, é como a água que mata a sede e que sem ela não podemos sobreviver, é a água que refresca e limpa nossa alma, renovando-nos.
     Desejo de liberdade dá prazer, sonhar dar prazer e porque não dizer que sofrer por amor também não dá? Amar de qualquer forma dá prazer e o sofrimento de amor ajuda a renovar o espírito e fortalecer a alma. Só quem ama valoriza a vida e sabe que ela é viva. Pudera associar liberdade com prazer. Seria uma combinação perfeita e para completar colocaria um punhado de coragem para concretizar e transformar esses sentimentos em uma nova realidade, àquela que queremos de fato.
    Coragem é ter determinação, é uma força individual que nos alimenta e faz alcançar os mais complexos objetivos a que nos propomos alcançar. Podemos chamar de virtude as qualidades expressivas que encontramos no ser humano, e por infelicidade não encontraram em todas as pessoas. Para se ter coragem é preciso conhecer a si mesmo e depois ter autoconfiança em tudo aquilo que é capaz de realizar, aí já virou virtude!. É acreditar no seu potencial e nas suas razões, reconhecendo seus limites e suas fraquezas.       
        Saber planejar, organizar e racionalizar o tempo fará com que possamos descobrir os caminhos a que queremos percorrer. Parece complicado, mas não é, basta olhar com olhos de um bom observador e perceber que somos capazes disso e de muito mais, basta querer e ter disposição para começar. Começar a planejar é um bom começo para alcançar a sonhada liberdade.
       Muitas vezes começamos algo e não terminamos, resolvemos começar outra coisa que achamos ser mais importante ou que seja mais fácil. Deixamos de lado aquilo que poderia ser essencial para nossa redescoberta e para nossa satisfação por algo que poderia ser feito mais tarde ou em outra oportunidade, que muitas vezes não era realmente importante. E o tempo passa e os objetivos se transformam em outros objetivos diferentes, e nos direcionam a outros caminhos, a outro estilo e a outro modo de vida. Adaptamo-nos às circunstâncias e às praticidades do cotidiano. E não nos damos conta de que a coragem e a determinação faltaram no momento que mais precisávamos, deixando o desejo e o prazer serem substituídos pela comodidade e pela falsa impressão de realização. Um fator importante para esse desvio de objetivos é a necessidade de acompanhar a rotina agitada no meio social e no meio profissional em que vivemos. É uma rotina habitual e costumeira nas grandes cidades-metrópoles. Ficamos demasiadamente tão envolvidos e dependentes desta rotina agitada e materialista, que focamos nossos ideais basicamente para satisfazer apenas nosso ego econômico e nossa ostentação, mas isso não é tão ruim assim! Adquirimos cada vez mais compreensão do mundo tecnológico e a experiência financeira, administrativa e sustentável, ficamos o tempo todo preocupados em entender o mundo globalizado, a economia do nosso país e aos problemas políticos e sociais do mundo, sem ao menos saber resolver os nossos problemas pessoais, aí fica ruim, sim!.
        Conhecemos e utilizamos as novas descobertas tecnológicas e com elas as novas modernidades. A cada dia conhecemos de tudo um pouco e descobrimos que não conhecemos quase nada. Temos muito a aprender e a conhecer. Estamos sempre atentos a tudo e a todos, e mesmo assim, muitas vezes não conhecemos nem o nosso vizinho que mora ao lado de nossa casa ou na rua mais próxima. É uma falta de tempo inexplicável. O corre-corre da vida não nos dá oportunidade de conhecê-lo e de torná-lo nosso amigo. É somente a falta de tempo ou a disposição? É a falta de coragem para ter iniciativa? Ou a falta de liberdade para escolher: quando, como e onde? O que ser e fazer? Ter ou não liberdade para isso, essa é a questão!


Biografia:
Márcia A. Rocha Canivello, nascida e criada no Rio de Janeiro em 1966. Sou Pedagoga e Assessora Pedagógica. A minha vocação sempre foi voltada para a área da educação e foi através dela que me identifiquei. Minha realização profissional aconteceu quando fundei a minha escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º segmento) no ano de 1993 no Rio de Janeiro onde exerci a função de professora, diretora e administradora escolar por 18 anos (continuo administrando essa escola atualmente) Em 2009, passei também a fazer Assessoria Pedagógica em diversas escolas, ministrando cursos, palestras e desenvolvendo projetos educacionais. Em 2011, passei a fazer Assessoria Pedagógica também para uma Editora no RJ promovendo palestras pedagógicas e motivacionais em escolas credenciadas pela editora. Sou escritora cadastrada na Biblioteca Nacional e meu primeiro livro (romance) será publicado em breve.
Número de vezes que este texto foi lido: 52821


Outros títulos do mesmo autor

Cartas HORAS A FIO Márcia Antônia Rocha Canivello
Poesias É TEMPO DE VIVER! Márcia Antônia Rocha Canivello
Poesias POEMA PARA UMA FLOR Márcia Antônia Rocha Canivello
Poesias ÉS TU Márcia Antônia Rocha Canivello
Poesias QUERO-TE DO MEU LADO Márcia Antônia Rocha Canivello
Poesias EU Márcia Antônia Rocha Canivello
Cartas CRIANDO EMOÇÕES: LIBERDADE COM PRAZER Márcia Antônia Rocha Canivello
Cartas AOS MEUS AMIGOS ESCRITORES Márcia Antônia Rocha Canivello


Publicações de número 1 até 8 de um total de 8.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69013 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57920 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55838 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55114 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55066 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54953 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54893 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54822 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54815 Visitas

Páginas: Próxima Última