Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Anatema sit
Conversa (des)afinada.
Alexandru Solomon

Resumo:
A Vale, cegada por ambições subalternas, divorciadas da óptica macro dos corifeus da sabedoria, pautou seu comportamento por normas obsoletas e mesquinhas que poderiam ser resumidas assim: Valorizar a empresa – critério superado e digno de estrepitosa vaia.

Roger Agnelli – que conheço pessoalmente, e muito me envergonho disso – possui dois graves defeitos. É competente e, pior, é dotado de coluna vertebral. Merece cair. Quanto antes, melhor. Melhor para quem? Ora para as hostes de cidadãos ´diferenciados` – supérfluo seria citá-los.
Queremos uma Vale idiota, que, em nome de uma causa nobre, adquira navios no mercado nacional, pagando o dobro do preço praticado alhures. Se houver possibilidade de um superfaturamento (Zinho – o diminutivo cai como uma luva), melhor. Para quem? Ora, que pergunta desprovida de propósito! ValeRioDoce, uma vez lobotomizada, poderá tornar-se um ValerioDuto. Ou não?
A exemplo da Petrobrás, queremos uma Vale submissa a um poder onissapiente exercido por intelectuais do porte de um gigante do pensamento contábil , como ´nosso (quase-reabilitado) Delúbio`, ou até , se nos for permitido olhar para os cumes da sabedoria contemporânea (com óculos protetores, para que nossa visão não seja ofuscada pelo intenso brilho de sua aura), pelo esposo de Dona Marisa. (Bem que esse gênio insistiu para que a Vale exportasse trilhos. Em vão!)
A Vale, cegada por ambições subalternas, divorciadas da óptica macro dos corifeus da sabedoria, pautou seu comportamento por normas obsoletas e mesquinhas que poderiam ser resumidas assim: Valorizar a empresa – critério superado e digno de estrepitosa vaia. É revoltante pensar que a preocupação da Vale tenha sido maximizar o valor para um bando de acionistas gananciosos. Ops, a Previ não é gananciosa, do alto do seu patrimônio de R$150bi faz parte de uma estrutura lúcida. Ops, o BNDES, também não é ganancioso – arrumou, por acaso, em 2010, um lucrinho irrelevante de R$ 9,9 bi, com vergonha de alcançar o valor maldito de R$10bi. Bem, há aqueles gananciosos inveterados, integrantes dos fundos oriundos do FGTS. Esses merecem exemplar castigo, a menos que arrependidos pela má escolha, torçam para que a competência seja defenestrada o quanto antes. Deixo de mencionar as hordas de minoritários, nacionais e estrangeiros, com o fito de abreviar a mensagem, certo de que estão prestes a fazer um mea culpa coletivo e engrossem o coro pela providencial mudança.
A Vale teimou em se manter alheia à CAUSA! Até quando agüentaremos uma empresa eficiente e eficaz? Paciência tem limites. A nossa está prestes a se esgotar.
Oportuno seria substituir toda a diretoria da empresa – contentar-nos-íamos apenas com o corte de uma cabeça, quando há tantas vagas passíveis de preenchimento por portadores da sagrada carteirinha petista? Em hipótese alguma.
O destino luminoso da Vale passa por essa reformulação, da qual resultará, para gáudio de todos e desespero dos inimigos das finanças criativas, uma estrutura amorfa pronta para encontrar sua redenção através da política do ass-kissing, ou do puxa-saquismo irrefreado, para atender os xenófobos de plantão.
Em boa hora veio a pressão do nosso hábil, ilustre e desenvolto ministro da Fazenda – cujos méritos precisam ser enaltecidos em prosa e verso – no sentido de afastar um dirigente nocivo aos interesses maiores da universalização da mediocridade. Com certreza age movido pelo antigo bordão: Homo homini Lobão.
Esqueçamos – é imperioso – a ascensão da Vale no ranking das mineradoras. Se continuasse estatal, não há dúvida que estaria em melhor posição. Esqueçamos seus recordes de lucratividade que não passam de detalhe irrelevante. Oportuno seria omitir os dividendos que a Vale distribuiu. Evitemos sobretudo a afirmação mal intencionada de que superam o que a CVRD distribuiu desde a sua criação até a infeliz privatização. Os investimentos dessa empresa decadente que implora por uma salutar guinada para trás foram uma tentativa frustrada de demonstrar que há vida inteligente fora do PAC salvador. Trata-se de uma heresia, uma autêntica blasfêmia.
Urge confinar o espírito-animal, ao qual num dia de ressaca, decerto, aludiu Keynes, ao florescente mercado dos carrinhos de pipoca, prestes a ganhar, sob o signo da austeridade que o momento requer, um novo ministério.
A inquisição vencerá mais um round! Sejam bem-vindas as trevas! Acolhamos com jogo de cintura macunaímico essa ofensiva contra o desprezível mérito! Os dias dourados do geocentrismo estão de volta na economia.

P.S.: Eis que Roger Agnelli foi defenestrado. Não é o caso de imaginá-lo na fila do seguro-desemprego, no entanto, ficou provado que o conceito de empresa privada é relativo, quando entram em jogo interesses do ‘pudê’. Agora, sim. Fica demonstrada cabalmente a inutilidade do mérito quando associado à falta de vontade de ajoelhar-se. O problema pode não residir na coluna vertebral, e sim, numa lesão de menisco ou ligamento cruzado.   Àqueles que choram por causa da privatização da Vale, o consolo. Quem continua mandando reside no Planalto.


Biografia:
Alexandru Solomon, formado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas, autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus` e ´Bucareste`, contos e crônicas (Ed. Letraviva). Livrarias: Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br), Cultura (www.livrariacultura.com.br), Loyola (www.livrarialoyola.com.br), Letraviva (www.letraviva.com.br). | E-mail do autor: asolo@alexandru.com.br

Este texto é administrado por: Celso Fernandes
Número de vezes que este texto foi lido: 52822


Outros títulos do mesmo autor

Cartas Premio Il Convivio Alexandru Solomon
Artigos Plus ça change... Alexandru Solomon
Artigos E as urnas falaram Alexandru Solomon
Crônicas Ababurtinogamerontes à espera de Voronca Alexandru Solomon
Poesias Como sou Alexandru Solomon
Poesias Pessimismo Alexandru Solomon
Frases Frases famosas Alexandru Solomon
Frases Incentivos, todos queremos. Alexandru Solomon
Artigos Refrescando a memória. Alexandru Solomon
Frases Políticos sem bastão Alexandru Solomon

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 178.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69008 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56757 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55829 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55102 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55048 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54933 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54885 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54808 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54796 Visitas

Páginas: Próxima Última