A Folha Online divulgou hoje um artigo chamado “Cientistas criam computador que reconhece sarcasmo”. Segundo a reportagem, já existiam algoritmos capazes de identificar sentimentos humanos positivos e negativos, e agora, além dos mais óbvios, eles também conseguem reconhecer o sarcasmo.
Este é somente o primeiro passo para uma melhor comunicação entre humanos e máquinas. Ainda sim, lendo esta notícia, pensei em algumas futuras possibilidades que me deixaram intrigada (e também assustada).
Por exemplo, quando aflição ou medo puder ser identificado, conseguiremos reforçar a segurança de sistemas que utilizam o reconhecimento de voz. Mesmo se uma das pessoas que possuísse autorização de acesso fosse rendida por um criminoso, o computador poderia, através do reconhecimento de emoções que indicam perigo, não dar passagem e acionar a policia.
Ou então, não seria nada inconcebível imaginar que um computador que conseguisse identificar sentimentos também fosse capaz de reproduzi-los. Uma possibilidade que só existia no universo fantástico de livros e filmes agora se torna quase possível, mesmo que em um futuro ainda distante.
O filme Matrix, 2001 – Uma Odisséia no Espaço, a série de TV Battlestar Galáctica, etc. tornam-se quase plausíveis perante a realidade em que vivemos. A questão, agora, torna-se outra. Será que isso é algo que realmente queremos? Todos os exemplos acima relatam terríveis consequências para a raça humana. Será que presenciaremos a ficção transformando-se em realidade?
Logo saberemos. Isto é, se o mundo não acabar em 2012.
|
Biografia: Larissa Caruso nasceu em São Paulo, Capital, em 1984. Formada na Universidade do Texas, atua como consultora de TI, além de se dedicar a escrita. Publicações: Marcas na Parede (Editora Andross), Metamorfose: A Fúria dos Lobisomens (Editora All Print), Tratado Secreto de Magia (Editora Andross) e UFO – Contos Não Identificados (Editora Literata). Recentemente finalizou seu romance policial de ficção científica chamado Nébula de um Buraco Negro. Expõe sua obra no site www.larissacaruso.com. Contato com a autora: larissa@larissacaruso.com |