Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
REFAZENDO A CHAMADA
Derlânio Alves de Sousa

REFAZENDO A CHAMADA


Às vésperas do fim do ano letivo, um professor do 8º ano “A” resolveu ir até a sala do 9º “A”, por se tratar de seus ex-alunos, queria na ocasião motivá-los a continuar estudando, já que o 9º ano é a última etapa do Ensino Fundamental e, era também a última frequência deles nessa escola. Na grande maioria eram alunos dessa escola desde 1º ano de estudo. Uma mudança importante na vida deles está prestes acontecer, sair do Fundamental e ir para o Ensino Médio. Nova escola, novos professores, novos colegas, novos desafios, novas aprendizagens.
O professor resolveu, depois de cumprimentar a turma, chamar um por um pela ordem numérica e alfabética, para isso trouxe consigo a lista nominal deles do Diário Escolar do ano anterior.
Ao iniciar a chamada disse: Número 1? - Presente professor! - Respondeu João Jorge. - Número 2? – Presente querido professor! – Respondeu Rafaela. E, assim foi o número 3, 4, 5, 6... Ao chegar no número 9, o professor chamou uma vez e ninguém respondeu. O professor disse: Gabriel? Cadê? A turma respondeu: Foi estudar na turma do 9º B professor.
E, continuando a chamada: Número 10? 11? 12? 13?... - Todos responderam: Presente professor! Ao chamar o número 14, a turma respondeu: - É Helena, ela foi embora para São Paulo Professor!
Prestes de concluir a chamada, o professor disse: Número 20? Aí houve uma grande pausa... O professor continuou: Número 20? Paulinha? (...) Nesse momento houve um grande silêncio na sala de aula, todos entreolhavam-se tristemente! Imediatamente o professor lembra que no meio do ano, nas férias, Paulinha, ao viajar para passar as férias com seus parentes em outra cidade, sofreu um drástico acidente automobilístico e veio passar dessa para a dimensão superior. Paulinha não faz mais parte do nosso meio material. Entre um olhar e outro, gotas de lágrimas rolavam no rosto daqueles que amavam e admiravam Paulinha, por ser uma garota, alegre, comunicativa, amiga e cheia de vida. Vida que se foi. Mas que ficou registrado em nossos caroções.
Passando alguns minutos, concluída a chamada, o professor muito comovido, se dirige à turma e diz: A vida, meus queridos e queridas alunos e alunas, (não considero vocês como ex-alunos, são eternamente meus alunos!), A VIDA é feita de momentos, os momentos se tornam etapas e as etapas em uma vida inteira. Feliz ou infelizmente, curta, média e as vezes longa, longa quando atingimos a terceira idade. No caso da Paulinha, muito prematuro seu tempo conosco, mas vale ressaltar que o tempo não é o nosso, mas o designado por Deus, Ele sabe de todas as coisas. Certamente, ela foi atender ao chamado do Pai Celestial.
O que eu tenho a dizer é: Aproveitem cada momento que a vida lhes oportuniza, celebrem o amor, o carinho, o respeito, a gratidão ... Ofereçam o melhor de vocês e aceitem o que o outro tem de melhor para te oferecer, que certamente vocês colherão o melhor da vida, a plenitude dos bons sentimentos e das boas ações. Porque a qualquer momento podemos está partindo, e o que fica são nossas lembranças dos nossos feitos. O sorriso de Paulinha, por exemplo, sempre vai estar em nossas mentes.
Aproveitem cada ocasião, façam dos pequenos instantes, grandes momentos. Não é verdade que aniversariamos uma vez no ano, aniversariamos todos os dias. Pois, poder contemplar os adventos do dia seguinte é mais que um presente de Deus! É uma glória, uma dádiva, uma vitória!
O nosso futuro é planejado no presente, baseado no que plantamos no passado, nossos sonhos e objetivos de vida dependem de como encaramos os desafios do dia a dia. Quanto mais otimistas formos mais possíveis se tornam nossos sonhos! Acreditar no inacreditável, que o impossível sempre será possível, que nada está além do poder e da graça divina é o suficiente para vencer e sermos felizes na vida.

Espelhem nos bons exemplos, se esforcem continuamente, plantem a sementinha que tem que ser plantada hoje, para colher o fruto desejado do amanhã, e que o próximo bom exemplo que seja seu legado.
Vocês observem que tudo muda, o ontem nunca vai se repetir, aliás, a história não se repete, ela é feita de cada instante em que vivemos, e, cada momento é único. A exemplo da nossa turma do ano passado, 8º A, éramos 26 alunos, hoje vejo novas carinhas aqui, assim como sentimos a ausência de alguns. Esse momento é especial porque você é especial! Portanto, queridos alunos, queridas alunas, sintam o orgulho de ser e de estar aqui. Amanhã não sabemos onde estaremos. Só peço que, se for possível, refaçam sempre a CHAMADA de vossas vidas e vejam como é importante valorizar e agradecer sempre por esse presente que é HOJE!
A felicidade está em tudo que fazemos com prazer e por prazer, não esqueçam de viver a intensidade de hoje. Se está bem ou não, VIVA!

Autor: Derlânio Alves


Biografia:
Derlânio Alves de Sousa, nascido em 04/01/1976 no município de Aiuaba CE, filho de agricultores, Eneas Alves e D. Santa, é professor de Língua Portuguesa, tem pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura brasileira.
Número de vezes que este texto foi lido: 59422


Outros títulos do mesmo autor

Discursos LER É ... Derlânio Alves de Sousa
Poesias mãe Derlânio Alves de Sousa
Poesias Coco Pequeno Derlânio Alves de Sousa
Poesias À Maria e seus filhos Derlânio Alves de Sousa
Poesias SEJA BEM-VINDO Derlânio Alves de Sousa
Poesias Metamorfose Derlânio Alves de Sousa
Poesias POR UMA CULTURA DE PAZ Derlânio Alves de Sousa
Poesias Vida Derlânio Alves de Sousa
Poesias Interior Derlânio Alves de Sousa
Poesias Alfabeto da motivação Derlânio Alves de Sousa

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 68.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
"Àquele cuja fome espera" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59438 Visitas
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59438 Visitas
ELE - jecer de souza brito 59437 Visitas
Um sonho! - Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano 59437 Visitas
O DIQUE - DESTERRO - R.N.Rodrigues 59437 Visitas
adolescência - gislene rodrigues da silva 59436 Visitas
ao mestre com carinho - gislene rodrigues da silva 59436 Visitas
Empatia entre professor e aluno - Terezinha Tarcitano 59436 Visitas
Internet: da virtualidade para a realidade das ruas - Terezinha Tarcitano 59436 Visitas
Lançamento livro: Eu e Oscar Niemeyer - Terezinha Tarcitano 59436 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última