Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Coisas de família
A vovó inteligente
Elaine Cristina Dias da Costa

Resumo:
A família Souza se diverte e aprende muito com a surdez da vovó. Ela sempre ensina algo novo quando não entende o que eles falam, mas, todo cuidado é pouco para não levar uma bengalada!

COISAS DE FAMÍLIA ( A vovó inteligente )
Elaine Costa
Dona Quinca é a inteligente e querida vovó da família Souza. Sempre assentada em sua cadeira fazendo tricô, é muito esperta e presta atenção em tudo. No entanto, devido a surdez, vive confundindo as palavras que escuta, o que pode ser muito engraçado, mas também perigoso.
Tininha a neta caçula de dona Quinca queria ir jogar queimada com suas amigas na rua, mas sabia que sua mãe não aprovava que ela deixasse de estudar durante a semana para ficar brincando. O lazer deveria acontecer apenas no final de semana ou feriados.
Sabendo que a vovó estaria assentada ali, bem na porta, e ao sair de casa, ela poderia contar à mãe que a garota estava indo pra rua, Tininha passou bem devagar por detrás da avó para que ela não percebesse a bola que estava levando. A vovó Quinca muito esperta, ao ver que a neta tentava se despistar esperou a menina passar e deu um grito que a estremeceu!
--Tininha !!!!   Onde pensa que vai? – Gritou a vovó.
--Vou brincar na rua vovó! – Disse Tininha sem ter outra saída.
- O quê? Vai pisar na Lua ???   Como conseguiu? Alguém te deu passagem de foguete?    Lembro-me bem, foi na minha época sabe?
-Na sua época Vovó?
-Sim quando o homem pisou na lua pela primeira vez, foi em 1969. Tão emocionante! E a gente ficava aqui em baixo olhando pra cima, esperando para saber se a lua era mesmo de queijo!
- E era vovó?
- Claro que não menina! Lua é coberta de areia, e a luz a faz brilhar é reflexo da luz do sol. Os cientistas descobriram que lá é escuro e se não fosse o sol que brilha de dia, não veríamos a linda lua à noite.
-Puxa Vovó, me deu até vontade de conhecer a lua!
- Dizem que vai ter ônibus espacial daqui uns dias, se tiver minha netinha, vamos lá passear, uuupa!.
     Sem que Tininha pudesse escapar chega a mãe da garota que a procurava:
- Ainda bem que te encontrei aqui, já ia te dar uma lição! – Desabafa Candinha, mãe de Tininha.
A vovó, novamente sem entender a fala de Candinha, a repreende:

- O quê?   Jogar lixo no chão??? Isto polui o meio ambiente,causando doenças e enchentes! Quando chove os bueiros ficam entupidos e a água entra nas casas. Além disso, faz com que ajuntem moscas ratos e baratas transmitindo doenças. – reclama a idosa.
- É Vovó! a senhora é mesmo inteligente hein? Consegue nos dar lições mesmo sem entender o que está acontecendo – diz Candinha
Neste momento chega também O senhor Tonico e o Biel
- Vovó, sabe onde   está meu relógio? – pergunta Biel.
- Nicho ecológico? Claro que sei o que é!   É o modo de viver de cada espécie, dentro de suas casas, o que eles gostam de fazer, são os costumes e profissão. Por exemplo meu nicho é meu crochê, conversar com vocês tomar meu chá das 6, ler o noticiário. O nicho da Tininha é estudar e comer bastante pra crescer! Da Candinha é lavar a louça e fazer um jantar bem gostoso! Do Bob nosso cachorrinho é correr, brincar, latir e assim Nicho ecológico é tudo o que se faz dentro de sua casa e nos arredores onde se vive.
-Vovó, com a senhora é boa para ensinar! – comenta Biel
-É sim Biel, Nicho é diferente de habitat. Porque o habitat é como se fosse o endereço da pessoa, ou o lugar onde vivem os animaizinhos junto com sua espécie.
O senhor Tonico observando a cena, comenta:
- É, maravilhoso termos uma vovó cientista, isto não é para qualquer um não, que tal hoje no jantar comemorarmos comendo um frango a passarinho?
      Vovó se levanta com raiva, pega a bengala e parte para cima do senhor Tonico ameaçando bater na cabeça dele e gritando:
- Nãooooo, isso eu não vou permitir! Os animais estão em extinção e temos que protegê-los. Você ainda TEM CORAGEM DE cassar passarinho? Nãooooooooo!!!!
Toda família saiu correndo atrás da vovó para impedi-la de golpear o senhor Tonico, que afinal de contas só tentou ser gentil, mas vovó por ser surda, entendeu que ele estava tentando cometer um crime contra os animais, e isso ela não iria permitir.
E assim a família Souza lucrava sempre com o conhecimento da vovó, mas precisava ter cautela, pois se ela entendesse errado... Lá vinha bengalada!
Betim-13-04-2017.



-


Biografia:
Escrevo desde 8 anos de idade.Embora não lembre por completo o poema, mas a primeira criação dizia sobre "A casinha da favela, não tem portas nem janela"... Ao ver o espanto e admiração de minha professora Marina, na segunda série primária, fiquei motivada a dar asas à imaginação. A boa noticia é que nunca mais consegui parar. Hoje Graduada em psicologa clinica, cantora e compositora. Escrevo peças, jograis para jovens, crianças e adultos. Projeto escrever livros, tendo já em andamento três obras de ficção.
Número de vezes que este texto foi lido: 52851


Outros títulos do mesmo autor

Poesias A MÃE IDEAL Elaine Cristina Dias da Costa
Poesias A TELA E A DOR INTERNA Elaine Cristina Dias da Costa
Infantil Coisas de família Elaine Cristina Dias da Costa
Poesias a Ilusão da liberdade Elaine Cristina Dias da Costa
Poesias QUANTO VALE? Elaine Cristina Dias da Costa
Poesias Salomão tinha razão Elaine Cristina Dias da Costa
Contos A culpa é do Coelho Elaine Cristina Dias da Costa


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55020 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54795 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54694 Visitas

Páginas: Próxima Última