Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Debate na Martins Sarmento
Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano

Resumo:
debate sobre touradas

No passado dia 16 de Outubro pelas 14 horas, realizou-se na sala 7 na Escola Secundária Martins Sarmento um debate subordinado ao tema as touradas- tradição a preservar ou a abolir, e que contou com a presença da ilustre professora Ana Ildefonso e moderado por Renata Martins.
O debate decorreu no início com a confusão instalada, minutos depois uma enorme tranquilidade, numa sala repleta de alunos e foi neste local lotado onde ilustres conferencistas expuseram as suas ideias sobre o tema relativo às touradas. Assim, João Humberto                                defendeu “que as touradas são um desporto tipicamente português, datado de há séculos, onde a arte tauromáquica é simplesmente um nobre espectáculo e que o touro praticamente não sofre na arena.”
Tal posição foi contradita por Ana Nogueira e por sua vez Óscar            que no seu entender “o presente desporto não deve ser intitulado de tal, pois não é mais do que um acto de crueldade sem justificação, e que não se insere dentro das tradições humanistas portuguesas.” Aproveitando para ler um Decreto de Passos Manuel (Diário do Governo, nº229, de 1836) onde consta o seguinte: “Considerando que as corridas de touros são um divertimento bárbaro e impróprio de Nações civilizadas, bem assim que semelhantes espectáculos servem unicamente para habituar os homens ao crime e à ferocidade, e desejando eu remover todas as causas que possam impedir ou retardar o aperfeiçoamento moral da Nação Portuguesa, hei por bem decretar que de hora em diante fiquem proibidas em todo o reino as corridas de touros.” e acrescenta ainda que “o touro é um mamífero capaz de sentir emoções fortes com dor, medo e até ansiedade, que lhe permite sofrer. É um herbívoro territorial , e como tal apenas se defende quando é atacado ou quando o seu espaço é invadido.”
A presente iniciativa terminou por volta das 15 horas.
No entanto, face ao sucesso desta os organizadores do presente debate prometeram mais acções de sensibilização e de esclarecimento sobre as touradas em Portugal, prometendo mais iniciativa sobre esta temática no futuro.


Biografia:
...
Número de vezes que este texto foi lido: 59435


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Debate na Martins Sarmento Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano
Crônicas "Até que ponto vai a realidade?" Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano
Contos Um sonho! Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
1945 (Reminiscências) - Luciano Machado Tomaz 59449 Visitas
Às vezes fico pensando - Maria 59438 Visitas
"Uma dor; do nada?" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59438 Visitas
Dignidade - gislene rodrigues da silva 59437 Visitas
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59437 Visitas
"Àquele cuja fome espera" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59437 Visitas
Um sonho! - Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano 59436 Visitas
DECEPÇÃO - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59436 Visitas
A Cidade - Luciano Machado Tomaz 59436 Visitas
ELE - jecer de souza brito 59435 Visitas

Páginas: Próxima Última