As aulas de Educação Física Escolar são de extrema importância para a interação social de cada criança, acrescentando a recreação como parte das atividades propostas nas aulas, é possível promover alívio da tensão no dia-a-dia. As atividades de recreação no âmbito escolar, faz com que o lúdico vivenciado pelas crianças trouxe resultados satisfatórios no seu desenvolvimento.
Garantida pela Declaração Universal dos Direitos da Criança onde afirma que a criança tem direito a recreação, tão necessário ao seu desenvolvimento quanto o alimento e o descanso. A recreação funciona como uma terapia, resgata a alegria e o bem-estar, percebidas como lazer por parte das crianças, superando assim, momentos de solidão, tristeza, saudade que algumas crianças carregam dentro de si.
O lúdico como atividade nas aulas de Educação Física, ajuda a diminuir a ansiedade, angústia e enfatiza momentos de descontração e alegria.
Oferecer às crianças no ambiente escolar, opções de brinquedos e brincadeiras ajudam em seu desenvolvimento criativo, motor, sensorial, colaboram com a psique da criança, visto que estão intimamente ligados ao imaginativo infantil.
Brincar é o recurso que a criança possui para elaborar suas defesas e sua comunicação, onde demonstra seus verdadeiros sentimentos. Brincar é saudável e age positivamente nas aulas de Educação Física.
ABERASTURY (1992) apud CASARA (2007) afirma que o brinquedo possui muitas características dos objetos reais, mais pelo fato da criança exercer domínio sobre ele, ao brincar a criança desloca para o exterior os seus medos, dominando-os por meio da ação.
“O brinquedo, além de ser uma necessidade básica da criança, representa distração e oportunidade para a aprendizagem e desenvolvimento de suas habilidades, já que ao brincar a criança pode viver simbolicamente suas fantasias, explorar e dominar o seu mundo externo, bem como suas ansiedades infantis (AZEVEDO, 2004) ”
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conclui-se que a recreação nas aulas de Educação Física, promove um melhor desenvolvimento infantil, fazendo com que as crianças descubram habilidades que vão ajudar ao longo de sua vida social e emocional.
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