Transtorno Opositivo Desafiador em sala de aula
Atualmente os docentes vem recebendo alunos com diversos tipos de deficiência e transtornos dos mais diversos tipos.
O transtorno Opositivo Desafiador, mais conhecido como TOD, é um distúrbio que ocorre na infância e provoca comportamentos desafiadores e impulsivos. A criança com esse distúrbio apresenta dificuldades em lidar com frustrações, teimosias, gosta de discutir principalmente com adultos entre outras características .
O Transtorno Opositivo Desafiador pode afetar a na aprendizagem e sua socialização no cotidiano com os colegas e professores.
Vale afirmar que a criança com laudo necessita de equipe de diversos profissionais como psicólogo, terapeutas e outros.
A relação familiar também deve ser presente e de forma positiva para a evolução gradual.
Escola, família e profissionais da saúde devem trabalhar de forma coletiva em prol da socialização e aprendizagem de uma criança com TOD, como como as demais crianças deve ser inseridas com atividades adaptadas para seu nível.
É muito importante que a identificação do TOD seja realizada cedo, e que haja a orientação para a família e escola, com tratamento correto o individuo terá melhor desenvolvimento, no ambiente escolar e espaços sociais, de maneira ampla e
assertiva.
Portanto, a busca por ajuda e a soma dos conhecimentos para avanços com essa criança é algo essencial, sempre progredindo aos poucos e constante, pois melhor evoluir aos poucos do que a paralisação do estudante.
|
Biografia: Simone Viçoza nasceu em uma pequena cidade do interior do estado do Espirito Santo, veio de uma família simples, filha de um jardineiro e de uma mulher forte e batalhadora, viu nos estudos e na educação a oportunidade de melhorar sua vida e de sua família. Ainda pequena, veio com a família para tentar a vida em São Paulo. Formada em Pedagógia e letra, pós graduada em Psicopedagógia, Leciona mais de 10 anos na rede municipal e segue com a carreira atualmente. |