O uso das telas está cada vez mais presente no cotidiano das crianças e adultos nos dias atuais, mas junto com a liberação excessiva das telas vem a preocupação dos órgãos de saúde e de algumas pessoas.
É necessário tomar cuidado com o uso de telas na infância principalmente, onde muito pequenos estão em contato, e por vezes, sendo para a família conseguir cumprir seus afazeres de uma vida corrida e assim sendo uma forma de distrair a criança.
Este mundo tecnológico está mais presente a cada ano que passa e com uma rapidez incrível. Sabe-se que pode contribuir muito para o aprendizado e facilitar no dia a dia, até mesmo numa receita nova ou pesquisar sobre algo que gostaria e até mesmo auxiliar o filho(a) nas suas tarefas escolares pois não lembra como seria feito e assim pesquisando consegue as informações necessárias, mas alguns cuidados são fundamentais pois o uso excessivo, de acordo com uma reportagem destacada pela Unimed, pode acarretar inúmeras complicações, como: Irritabilidade, ansiedade e depressão, Transtornos de imagem e de autoestima, Dependência digital, Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, Transtornos do sono, Problemas alimentares como sobrepeso, obesidade, anorexia e bulimia, Sedentarismo, Bullying & cyberbullying, Comportamento agressivo ou autolesivo, Problemas visuais e auditivos.
Por estes impactos no desenvolvimento das crianças considera-se importante estabelecer limites de uso de telas para as crianças que é a idade onde mais percebemos a frequência. Indicada pelo ministério da saúde, o ideal seria limitar o tempo de uma hora por dia para crianças entre 2 e 5 anos e de uma a duas horas para crianças de 6 a 10 anos. Bem como evitar o uso de telas durante as refeições, independentemente da idade, desconectar as crianças das telas uma a duas horas antes de dormir, criar regras saudáveis para a utilização dos aparelhos digitais. Outra dica é oferecer outras atividades para as crianças. Deve-se valorizar a prática de esportes, os exercícios ao ar livre ou outras ações que podem conectar os pequenos com a natureza.
Nas escolas de educação infantil onde seria o limite mais curto de tempo em telas, observa-se nitidamente os impactos que as telas produzem, as crianças não falam de acordo com a faixa etária, possuem dificuldades em se expressar, em criar brincadeiras, usando o faz de contas, sem contar com as dificuldades motoras, como equilíbrio, correr com destreza etc.
Pensando nos transtornos físicos e mentais impactando até o estilo de vida da criança precisa-se regular e observar os conteúdos acessados para que a criança evolua adequadamente em cada faixa etária e consiga desenvolver-se saudavelmente.
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