Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Importância do Legado e do Conservar
Caio Joshua Carvalho Correia

Resumo:
Legado vai além de algo físico, pois trata-se de valores acima de tudo. Um dos poucos meios de imortalidade que nós, ser humanos, que temos acesso.

Existe algo um tanto peculiar chamado “legado”, poucas pessoas parecem se preocupar com isso nos dias atuais. Mas o legado é peculiar por alguns detalhes que o constituem. Essa palavra origina de legatus ou legatum, seus significados têm como padrão o seguinte:
“[Jurídico] O que uma pessoa deixa em testamento; último desejo de alguém, efetivado por meio da transferência de valores, de bens etc.; herança.
Missão destinada a alguém por quem está prestes a morrer.
[Figurado] O que é passado às gerações que se seguem: o legado de meu avô.”
   O citado acima está mais adaptado ao contemporâneo, mas não perde o valor ou credibilidade ortográfica da palavra original. Sendo assim, legado se trata de deixar algo mais do que um corpo inerte para os familiares enterrarem. Trata-se de valores, algo praticamente inegociável para aqueles que se importam.
   Deixar um legado foi exatamente o que Platão fez, por exemplo. Platão criou uma academia em Atenas voltada às reflexões filosóficas abordando questões existenciais envolvendo o macro e microverso que partia de seus olhos e imaginação, nisso ele e seus discípulos debatiam sobre a essência do universo, logo, sua prática docente não só faria com que seus alunos trouxessem observações de interesse filosófico mas também traria à tona um dos gênios da humanidade, Aristóteles, seu aluno e colega. O conhecimento deixado por Aristóteles em relação à Metafísica transformou e ainda transforma a percepção daqueles que o estudam, deixando de enxergar um mundo superficial para ver um mundo onde o livre arbítrio e moralidade não são relativos, mas parte de uma essência maior.
   Grande parte do conhecimento deixado por Aristóteles, que viria a ser polido e preenchido por São Tomás de Aquino nos instrui sobre a consciência do ser humano, entendo melhor o seu papel no mundo mesmo que num universo assustadoramente grande, que é algo e não nada.
   Devemos preservar tais estudos e análises sobre o mundo afora. Abandonar tal conhecimento seria ignorância por razões bem simples: negar o conhecimento e a experiência dos antigos é correr o risco de cometer os mesmos erros cometidos por eles e valorizar as descobertas destes é ter uma chance de prosperar como eles prosperaram em seu tempo, tendo chances de melhorar.
   Existem legados que trazem pessoas antes desconhecidas à luz do conhecimento público, outros legados se voltam para deixar uma reflexão, um conhecimento singular à sociedade, que pode ou não permear um futuro próspero.
   Sendo assim, devemos ou não lembrarmo-nos do que homens como Platão e Aristóteles deixaram do conhecimento de mundo deles para termos uma proteção contra ideias e ideologias destrutivas que, mesmo modernas, não consideram os efeitos negativos que podem causar numa sociedade como a nossa?
   Por que errar quando se pode acertar? É lógico que todos buscam acertar, ter sucesso, por isso é tão importante refletir sobre os acontecimentos do passado.


Biografia:
Graduando, 23 anos e residente da cidade de São Paulo.
Número de vezes que este texto foi lido: 28477


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A Desculpa da Imparcialidade Caio Joshua Carvalho Correia
Artigos Entre poder e dever Caio Joshua Carvalho Correia
Artigos Senso das Proporções Caio Joshua Carvalho Correia
Artigos A Importância do Legado e do Conservar Caio Joshua Carvalho Correia


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 38005 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 37936 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 30400 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 29743 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29710 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29709 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29686 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29506 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29426 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29360 Visitas

Páginas: Próxima Última