Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O TOM da IMPRESSÃO
Tânia Du Bois


     É hora de refletir sobre os tons das impressões que temos e que podem melhorar o nosso viver. É difícil falar sobre impressões, pois elas são tantas, umas positivas e outras não. Criamos meios para com elas concretizarmos nossas aspirações e traçar os projetos de vida. É importante saber respeitar o tom que cada impressão causa em nós. Nas palavras de Ivaldino Tasca, “Sentimentos, vivências, experiências, relações não são facilmente compreendidos, assimilados e verbalizados quando mergulhados na infinitude de tons com que batem, desdobram-se e rebatem os nem sempre ponderáveis componentes da essência do ser”
     A impressão que fica das leituras é que me inspira no amparar as mudanças; recarregar as energias e repensar como lidar com o sonho que se tornará realidade.      Por exemplo, o poema de Tanussi Cardoso, “Plástico, Matéria Plástica”, causa a impressão de comoção, com a voz tímida (imersa em silêncio) e ao mesmo tempo tocante, serena e profunda: “na página do livro / a letra da minha irmã/ viveu mais do que ela // - traços mais que um corpo // vive a letra a escrita e a palavra / - onde a alma a pele o rosto?// Mais viva que a morte / osso nu / desconstrução do gosto / a memória da morta / insiste / existe / na letra na palavra / na poesia do livro”.
     Tanussi busca, no mistério da saudade e da morte, o reencontro com a irmã através da palavra. Aprofunda-se na melhor poesia, ao traduzir o sentimento como fogo em chama. Mostra o essencial como força da imagem transposta no tempo como contraste entre a percepção e a expressão, causando a impressão que beira ao real.
     Ele, ao descrever a hora ante a saudade absorta com a ausência, revela o sonho em cada palavra e a impressão perpetua no espaço como eco a expandir a linguagem, como é o poema, retrato das suas sensações.
     Ao ler estou ligada aos sentidos, que o poema afeito ao argumento é irrefutável impressão como influência; afinidade com vínculos sentimentais, um pouco mais ou menos e, por vezes, na medida certa. Há o meu olhar que precede a reflexão no foco do poema em que embarco na sensação de novas possibilidades de leitura: a força da poesia de Tanussi, como experiência e perspectiva, que se revela em arte, onde a impressão se apossa e se transforma no tom desejado.
     Segundo as impressões de Thomaz Albornoz Neves, “Recorda e terás esquecido / nada ocorre por acaso / não há destino escrito” e, José Eduardo Degrazia, “O poema entrou em mim // como se / derrubasse a porta / de uma casa //... e caísse sobre o peito / de um homem”.
     


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços e Eles em diferentes dias.
Número de vezes que este texto foi lido: 27394


Outros títulos do mesmo autor

Artigos CASSINO DA MAROCA Tânia Du Bois
Artigos FELIZES para SEMPRE Tânia Du Bois
Artigos AS APARÊNCIAS ENGANAM Tânia Du Bois
Artigos NADA? ESSE É O SEGREDO Tânia Du Bois
Artigos CONVITE à REFLEXÃO Tânia Du Bois
Artigos PLURAL de LEITURAS Tânia Du Bois
Artigos A arte da Escolha Tânia Du Bois
Artigos O TOM da IMPRESSÃO Tânia Du Bois
Artigos ATRÁS DA NOITE Tânia Du Bois
Artigos OPINIÃO:PÚBLICA ou PUBLICADA Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 334.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 31143 Visitas
Amores! - 28297 Visitas
Desabafo - 28145 Visitas
Vivo com.. - 27804 Visitas
Faça alguém feliz - 27747 Visitas
Sonho de afeto - Dilcimar Ribeiro Fonsêca 27733 Visitas
MENINA - 27710 Visitas
camaro amarelo - 27689 Visitas
viramundo vai a frança - 27685 Visitas
sei quem sou? - 27677 Visitas

Páginas: Próxima Última