Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Debates Facebookianos
Debates virtuais
Fabiano Jesus Freitas

Resumo:
Reflexão sobre os debates que ocorrem virtualmente em especial no facebook.

Lançado em 04 de fevereiro de 2004 por 4 estudantes de Havard, sendo o mais famoso deles, o precoce milionário Mark Zuckerberg, o facebook, uma mídia e rede social virtual, tornou-se a plataforma mais democrática do mundo para informações e debates de toda natureza, desde receitas de bolo a assuntos mais complexos como a crise no oriente médio são publicados por veículos oficiais de comunicação como emissoras de TV e sites de conteúdos diversos, até estudantes, donas de casa, profissionais de todos os seguimentos, de menor e maior instrução escolar, todos utilizam o facebook, seja para postar assuntos de interesse coletivo ou mesmo um simples desabafo ou comentário particular.

Hoje, dia 29/05, li um texto chamado “A importância de se trocar idéias” de autoria de Marcburnier, um membro de uma comunidade de escritores, e nele havia uma frase, atribuída a Machado de Assis, mas que posteriormente o mesmo verificou se tratar de um provérbio Chinês, que dizia o seguinte: “Quando duas pessoas trocam pães, cada uma delas vai para casa com um pão apenas. Mas quando duas pessoas trocam ideias, cada uma delas vai para casa com duas ideias”.

Bem, isso faz todo o sentido, no entanto os diálogos que participamos e observamos ocorrer nesta plataforma, uma vez que virtualmente as pessoas se comportam em modo geral, de forma diferente do que costumam se comportar pessoalmente, tomam proporções e caminhos completamente inesperados e imprevisíveis.

O que deveria ser uma Ágora, palavra grega, do verbo agorien e que significava discutir, que denominava os locais aonde ocorriam os debates sobre mudanças e melhorias em busca do bem estar social, aqui falamos do século VIII a.C, no século XXI, utilizamos como Coliseu virtual, nos tornamos gladiadores virtuais, onde muitos discutem de forma enérgica, e sem a menor necessidade aparente de conhecimento profundo ou minimamente satisfatório do que está se discutindo, quase sempre de forma desrespeitosa, por vezes de forma mentirosa e caluniosa, sem a menor preocupação de apurar, de forma antecipada, aquilo que se está defendendo ou acusando.

Ter maior rapidez no acesso às informações, mais conteúdos e maior quantidade de fontes para pesquisa, contribui para que o ser humano possa falar sobre assuntos que sem essa ferramenta chamada internet ele dificilmente falaria, no entanto, a forma “mastigada” que se obtém esses conteúdos, tem levado ao desuso a capacidade reflexiva, fazendo com que nos debates “facebookianos”, e em outros canais semelhantes, as pessoas externem aquilo que ouviram falar ou o que leram, sem o tempo de reflexão necessário para de maneira ponderada, expor e colocar em debate aquilo que entenderam.


Biografia:
Formado em Logistica pela Universidade UNICESUMAR, graduando em Sociologia pela UNIP - Universidade Paulista, aluno especial UNICAMP em Antropologia.
Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Debates Facebookianos Fabiano Jesus Freitas
Artigos O Egoísmo Social Brasileiro Fabiano Jesus Freitas


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69015 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57922 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57559 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55840 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55120 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55069 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54960 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54897 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54826 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54823 Visitas

Páginas: Próxima Última