INTRODUÇÃO
Durante a Educação infantil após as abordagens sociointeracionistas o processo de ensino aprendizagem se faz de forma lúdica,envolvendo a criança de maneira que ela aprenda brincando. A música faz um grande papel nesse processo porque através dela pode-se trabalhar a parte pedagógica de forma lúdica, o que favorece e enriquece o aprendizado.
A música no processo educacional infantil é importante porque consegue trabalhar a personalidade da criança , assim como salienta Gainza(1998,p.95) “Uma vez que consegue desenvolver na criança o desenvolvimento de hábitos, atitudes e comportamentos que expressam sentimentos e emoções”.
Incluir a música na educação é uma forma de desenvolver no educador uma postura mais dinâmica e interativa junto ao educando. A postura do professor é importante nesse processo, pois, a musicalização não pode ser vista como uma recreação, e sim, como uma forma de favorecer o desenvolvimento cognitivo, da linguagem e o aprendizado do educando. Portanto, música é vida , é alimento para a escola, alunos e sociedade.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA MÚSICA
Atualmente a música pertence ao universo das belas artes, porque se manifesta pela escolha e arranjos e combinações de sons. Mas ao longo da história da música, que antecede à Antiguidade Clássica, de acordo com antropólogos as primeiras músicas foram usadas em casamentos, nascimentos, morte, recuperação de doenças e fertilidade. Com o desenvolvimento das sociedades e da humanidade a música passou a ser utilizada para a adoração dos líderes.Sempre trazendo vida ao ambiente a música hoje é muito usada em reuniões sociais das mais variadas.
A MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Associar a música ao processo de ensino aprendizagem favorece para uma aprendizagem significativa e agradável para todos os envolvidos. A música favorece esse processo tornando-o mais fácil e colaborando para aquisição de novos conhecimentos. O professor precisa atentar-se para o quanto a música pode auxilia-lo e não apenas trabalhar com ela de forma banalizada, cada momento pode ser aproveitado de maneira riquíssima, principalmente na primeira etapa da educação. Normalmente a música durante a Educação Infantil é usada na formação de hábitos como escovar os dentes, hora do lanche, hora do almoço e etc. Dessa forma, a música é vista como um produto pronto e acabado, assim como afirma Brasil( 1998,p.47) “{…} a música é tratada como se fosse um produto pronto, que se aprende a reproduzir e não uma linguagem cujo conhecimento se constrói”. É importante despertar na criança o interesse para a criação de novas músicas, danças e movimentos, pois, é necessário ressaltar que o som não é música, mas a música é som, ou seja , movimentos com o corpo também podem ser som e ser desenvolvidos durante a aula. A música é uma linguagem rica, portanto essencial na educação infantil e em outros segmentos da educação. De acordo com Bueno(2011,p.231)
“Há várias maneiras de trabalhar a música na escola, por exemplo de forma lúdica e coletiva, utilizando jogos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos. A imaginação é uma grande aliada nesse quesito, lembrando que a musicalização está dentro de cada pessoa”.
O PROFESSOR NO ENSINO DA MÚSICA
Engana-se quem acha que para ensinar música na educação infantil precisa ser um professor especialista em música. O professor da Educação infantil e das séries iniciais podem desenvolver práticas musicais com seus alunos. Portanto é essencial a conscientização do professor para essa tarefa de proporcionar aos seus educandos uma forma diferenciada e prazerosa de aprendizagem. Figueiredo(2003) aborda que os professores da Educação Infantil podem compreender as questões musicais próprias da experiência infantil.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao longo desse trabalho foi mostrado a importância da música na educação infantil. Foi abordado sobre um pouco da história da música e quais as suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem nas crianças que acabam de iniciar a sua vida acadêmica. Também foi abordado a importância do professor ter a consciência do quão significativo é o seu papel nesse processo, e de investir em um ensino diferenciado baseado na perspectiva do sociointeracionismo.
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