Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Importância da música na Educação Infantil
Música e educação
Bianca Gouvêa Vidal de Oliveira

Resumo:
Este artigo tem como tema “A Importância da música na Educação Infantil” e trata sobre a importância de adotar a musicalização na educação infantil como recurso pedagógico para a prática docente. O trabalho tem como objetivo principal fazer análise de como a música contribui para a formação de seres humanos críticos, sensíveis e reflexivos.. Com objetivos específicos o trabalho pretende: a) Conhecer a história da música b) Mostrar como a música favorece o desenvolvimento da criança c) Verificar a importância da confecção de instrumentos musicais A modalidade de pesquisa utilizada é a Pesquisa Bibliográfica com pesquisas de autores como Vera Roberto Bueno( 2011) , Gainza( 1998) ,Brasil (1998) pois, são autores que abordam sobre a importância musical na vida das crianças.

INTRODUÇÃO


Durante a Educação infantil após as abordagens sociointeracionistas o processo de ensino aprendizagem se faz de forma lúdica,envolvendo a criança de maneira que ela aprenda brincando. A música faz um grande papel nesse processo porque através dela pode-se trabalhar a parte pedagógica de forma lúdica, o que favorece e enriquece o aprendizado.

A música no processo educacional infantil é importante porque consegue trabalhar a personalidade da criança , assim como salienta Gainza(1998,p.95) “Uma vez que consegue desenvolver na criança o desenvolvimento de hábitos, atitudes e comportamentos que expressam sentimentos e emoções”.

Incluir a música na educação é uma forma de desenvolver no educador uma postura mais dinâmica e interativa junto ao educando. A postura do professor é importante nesse processo, pois, a musicalização não pode ser vista como uma recreação, e sim, como uma forma de favorecer o desenvolvimento cognitivo, da linguagem e o aprendizado do educando. Portanto, música é vida , é alimento para a escola, alunos e sociedade.













UM POUCO DA HISTÓRIA DA MÚSICA

Atualmente a música pertence ao universo das belas artes, porque se manifesta pela escolha e arranjos e combinações de sons. Mas ao longo da história da música, que antecede à Antiguidade Clássica, de acordo com antropólogos as primeiras músicas foram usadas em casamentos, nascimentos, morte, recuperação de doenças e fertilidade. Com o desenvolvimento das sociedades e da humanidade a música passou a ser utilizada para a adoração dos líderes.Sempre trazendo vida ao ambiente a música hoje é muito usada em reuniões sociais das mais variadas.


A MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Associar a música ao processo de ensino aprendizagem favorece para uma aprendizagem significativa e agradável para todos os envolvidos. A música favorece esse processo tornando-o mais fácil e colaborando para aquisição de novos conhecimentos. O professor precisa atentar-se para o quanto a música pode auxilia-lo e não apenas trabalhar com ela de forma banalizada, cada momento pode ser aproveitado de maneira riquíssima, principalmente na primeira etapa da educação. Normalmente a música durante a Educação Infantil é usada na formação de hábitos como escovar os dentes, hora do lanche, hora do almoço e etc. Dessa forma, a música é vista como um produto pronto e acabado, assim como afirma Brasil( 1998,p.47) “{…} a música é tratada como se fosse um produto pronto, que se aprende a reproduzir e não uma linguagem cujo conhecimento se constrói”. É importante despertar na criança o interesse para a criação de novas músicas, danças e movimentos, pois, é necessário ressaltar que o som não é música, mas a música é som, ou seja , movimentos com o corpo também podem ser som e ser desenvolvidos durante a aula. A música é uma linguagem rica, portanto essencial na educação infantil e em outros segmentos da educação. De acordo com Bueno(2011,p.231)   


“Há várias maneiras de trabalhar a música na escola, por exemplo de forma lúdica e coletiva, utilizando jogos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos. A imaginação é uma grande aliada nesse quesito, lembrando que a musicalização está dentro de cada pessoa”.


O PROFESSOR NO ENSINO DA MÚSICA

Engana-se quem acha que para ensinar música na educação infantil precisa ser um professor especialista em música. O professor da Educação infantil e das séries iniciais podem desenvolver práticas musicais com seus alunos. Portanto é essencial a conscientização do professor para essa tarefa de proporcionar aos seus educandos uma forma diferenciada e prazerosa de aprendizagem. Figueiredo(2003) aborda que os professores da Educação Infantil podem compreender as questões musicais próprias da experiência infantil.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao longo desse trabalho foi mostrado a importância da música na educação infantil. Foi abordado sobre um pouco da história da música e quais as suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem nas crianças que acabam de iniciar a sua vida acadêmica. Também foi abordado a importância do professor ter a consciência do quão significativo é o seu papel nesse processo, e de investir em um ensino diferenciado baseado na perspectiva do sociointeracionismo.






Biografia:
Sou professora e estudante no curso de Licenciatura em Pedagogia pelo CEDERJ/UERJ, tenho 37 anos, soucasada e tenho dois filhos. Busco hoje me aprofundar cada vez mais na minha profissão, estudando e escrevendo sobre temas relacionados a área e ao desenvolvimento infantil.
Número de vezes que este texto foi lido: 52824


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Memorial Escolar Bianca Gouvêa Vidal de Oliveira
Artigos A Importância da música na Educação Infantil Bianca Gouvêa Vidal de Oliveira


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69007 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56757 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55829 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55100 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55048 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54933 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54884 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54808 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54793 Visitas

Páginas: Próxima Última