Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Desafio do Brincar na Atualidade
Daiane schmitt

Resumo:
Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Alguns anos atrás o brincar eram as brincadeiras eram realizadas ao ar livre, em grupo e com elementos da natureza. No entanto, hoje em dia as mudanças estão significativas nas formas e nos contextos de brincar.

Uma das mudanças mais marcantes no brincar da atualidade é a influência das novas tecnologias. Tablets, smartphones, celulares e videogame tornaram-se ferramentas comuns nas brincadeiras infantis. Os jogos digitais oferecem uma variedade de experiências interativas, porém levantam questões sobre o equilíbrio entre o tempo de tela e as atividades físicas e sociais.
Os jogos digitais podem oferecer benefícios se em monitoramento e com qualidades. Jogos educativos podem melhorar habilidades matemáticas, de leitura e resolução de problemas, jogos de movimento que exigem atenção, alguns permitem a interação com outras crianças, promovendo habilidades sociais.
Mas em contrapartida se não observados com cuidado e com excesso podem haver prejuízos, como a falta de atividades físicas que pode contribuir para problemas de saúde, a interação online pode substituir a interação pessoal, afetando o desenvolvimento de habilidades sociais reais, sem contar com o acesso à conteúdos inapropriados ou serem expostas a riscos.
Enquanto os jogos digitais ganham espaço, brincadeiras tradicionais ainda desempenham um papel muito importante. Atividades como esconde-esconde, pega-pega e amarelinha continuam a ser populares e promovem o desenvolvimento físico e social.
Hà tendencia de integrar elementos tradicionais e modernos nas brincadeiras, e fazer uma combinação com brinquedos físicos com aplicativos digitais, mesclam o ambiente físico com elementos virtuais, incentivando as crianças a explorar o mundo real enquanto jogam.
No período da pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo nas formas de brincar. O distanciamento social e o fechamento de escolas levaram a um aumento no tempo de tela e ao uso de jogos online. As crianças foram desafiadas a encontrar novas maneiras de se divertir, aprender e interagir socialmente dentro de casa.
Educadores e pais desempenham um papel fundamental em equilibrar as diversas formas de brincar. É crucial promover um ambiente que valorize tanto as atividades tradicionais quanto as digitais, pois estamos convivendo cada dia mais com as evoluções tecnológicas, mas elas sozinhas não desempenham um papel suficiente no desenvolvimento saudável do ser.
Precisa-se estabelecer limites claros para o tempo de tela, incentivar uma variedade de brincadeiras, incluindo atividades físicas, criativas e tecnológicas e participar ativamente das brincadeiras das crianças, mostrando interesse e apoio.
Conclusão
O brincar na atualidade é um reflexo das transformações sociais e tecnológicas que moldam o mundo moderno. Enquanto as tecnologias trazem novas oportunidades, é essencial encontrar um equilíbrio que promova o desenvolvimento integral das crianças. Pais, educadores e a sociedade em geral devem trabalhar juntos para garantir que as brincadeiras, em todas as suas formas, continuem a ser uma parte vital e enriquecedora da infância.

Daiane Schmitt


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 59421


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Desafio do Brincar na Atualidade Daiane schmitt
Artigos O Desafio do Brincar na Atualidade Daiane schmitt
Artigos Amigo das Telas Daiane schmitt
Artigos A Importância do Lúdico na Infância Daiane Schmitt


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
1945 (Reminiscências) - Luciano Machado Tomaz 59448 Visitas
"Uma dor; do nada?" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59437 Visitas
Dignidade - gislene rodrigues da silva 59436 Visitas
"Àquele cuja fome espera" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59436 Visitas
Às vezes fico pensando - Maria 59436 Visitas
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59436 Visitas
Um sonho! - Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano 59435 Visitas
A Cidade - Luciano Machado Tomaz 59435 Visitas
Como - gislene rodrigues da silva 59434 Visitas
ao mestre com carinho - gislene rodrigues da silva 59434 Visitas

Páginas: Próxima Última