Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
As funções do Diretor e do Coordenador Pedagógico
Célia Soares da Silva

Resumo:
Com funções específicas, mas conjuntamente, como dirigir e coordenar bem uma escola para que se consiga atingir os objetivos e metas estabelecidos.

É papel da direção, colocar em ação o planejamento, a organização e avaliação de forma integrada e articulada. O papel da coordenação é supervisionar e auxiliar sua equipe para conseguir atingir os objetivos, diante de uma liderança que consiga integrar o seu grupo.
O diretor é o responsável pela escola nos setores administrativo, pedagógico, secretaria, serviços gerais e relacionamento com a comunidade. Alguns diretores exercem uma gestão muito rígida e burocrática, perfil inadequado para a atualidade, porém muitos aderiram a uma gestão participativa, democrática, mais flexível e necessária para as mudanças educacionais. O diretor de uma escola precisa saber conciliar de forma articulada o andamento de seu trabalho em função dos objetivos da instituição, garantindo dessa forma o processo participativo nas tomadas de decisões tornando-as concretas e assegurar para que hajam relações entre a escola e a comunidade, principalmente com os pais.
O coordenador pedagógico é responsável pela integração do projeto didático pedagógico juntamente com os professores. Em relação a qualidade do ensino, seu principal foco é a assistência pedagógica aos professores, através da formação contínua e monitoramento sistemático da prática pedagógica dos mesmos.
É comum nas escolas encontrar coordenador assumindo função de diretor e diretores também realizando funções de coordenadores, ambos assumem atividades de coordenação e direção, entretanto é preciso estabelecer que cada um desempenhe funções e formações profissionais específicas.
É necessário que entre coordenação e direção exista parceria, autoridade e responsabilidade, disciplina e iniciativa para o bom andamento da instituição educacional.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 59423


Outros títulos do mesmo autor

Artigos As funções do Diretor e do Coordenador Pedagógico Célia Soares da Silva
Artigos O papel do gestor escolar na atualidade Célia Soares da Silva


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
1945 (Reminiscências) - Luciano Machado Tomaz 59449 Visitas
Às vezes fico pensando - Maria 59438 Visitas
"Uma dor; do nada?" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59438 Visitas
Dignidade - gislene rodrigues da silva 59437 Visitas
"Àquele cuja fome espera" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59437 Visitas
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59437 Visitas
Um sonho! - Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano 59436 Visitas
A Cidade - Luciano Machado Tomaz 59436 Visitas
DECEPÇÃO - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59436 Visitas
ELE - jecer de souza brito 59435 Visitas

Páginas: Próxima Última