É papel da direção, colocar em ação o planejamento, a organização e avaliação de forma integrada e articulada. O papel da coordenação é supervisionar e auxiliar sua equipe para conseguir atingir os objetivos, diante de uma liderança que consiga integrar o seu grupo.
O diretor é o responsável pela escola nos setores administrativo, pedagógico, secretaria, serviços gerais e relacionamento com a comunidade. Alguns diretores exercem uma gestão muito rígida e burocrática, perfil inadequado para a atualidade, porém muitos aderiram a uma gestão participativa, democrática, mais flexível e necessária para as mudanças educacionais. O diretor de uma escola precisa saber conciliar de forma articulada o andamento de seu trabalho em função dos objetivos da instituição, garantindo dessa forma o processo participativo nas tomadas de decisões tornando-as concretas e assegurar para que hajam relações entre a escola e a comunidade, principalmente com os pais.
O coordenador pedagógico é responsável pela integração do projeto didático pedagógico juntamente com os professores. Em relação a qualidade do ensino, seu principal foco é a assistência pedagógica aos professores, através da formação contínua e monitoramento sistemático da prática pedagógica dos mesmos.
É comum nas escolas encontrar coordenador assumindo função de diretor e diretores também realizando funções de coordenadores, ambos assumem atividades de coordenação e direção, entretanto é preciso estabelecer que cada um desempenhe funções e formações profissionais específicas.
É necessário que entre coordenação e direção exista parceria, autoridade e responsabilidade, disciplina e iniciativa para o bom andamento da instituição educacional.
|