Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Franquia: a formação de uma rede
Rizzardo Advogados

Resumo:
"Aquele não necessita grandes investimentos para expandir seus produtos/serviços,não precisa criar produtos/serviços revolucionários"

Um dos principais fatores a ser pensado pelo empresário que pretende expandir seu negócio através da formatação em franquia é a responsabilidade pela rede de empresas que está se formando em torno de si.
Obviamente, tudo começa pelo produto ou serviço, geralmente novos ou com tecnologias novas, que, devido à ótima aceitação mercadológica, bem como a possibilidade de padronização, atraem interesses de outros empresários que querem desenvolvê-los em outras bases geográficas. Vê-se, aqui, um aspecto interessante para franqueador e franqueado: aquele não necessita grandes investimentos para expandir seus produtos/serviços; este não precisa criar produtos/serviços revolucionários.
Mas havendo esse produto/serviço revolucionário, capaz de atrair a atenção de outros empresários, o futuro franqueador necessita pensar exatamente nos novos rumos que sua vida profissional tomará. Esse empreendedor-franqueador deixará de ser um empresário que administra uma empresa própria, às vezes com filiais, e passará, além dela, a administrar uma rede de empresas que, muito embora cada uma opere com CNPJ próprio, está sob uma mesma bandeira: da franquia.
O franqueador é o responsável pela colocação dos franqueados em boas bases territoriais e pela fiscalização operacional e qualitativa dos franqueados, logo, deve dar apoio às franquias. Precisa, enfim, empreender esforços para que a sua rede funcione de modo perfeito, ampliando a marca para outras bases territoriais, atraindo novos franqueados e fortalecendo, portanto, a rede.
Longe de apenas cobrar, o franqueador deve fomentar os franqueados. Da mesma forma que em uma relação familiar, onde os pais alimentam, ensinam, corrigem e preparam os filhos para o futuro, o franqueador deve dar total suporte aos franqueados para que eles o copiem com perfeição. Quando isso ocorrer, o franqueador precisa se reciclar e, consequentemente, reciclar a rede. E é exatamente esse último aspecto que merece importância acentuada: a permanente dependência dos franqueados em relação ao franqueador. Este não pode deixar sua marca, seus produtos e serviços tornarem-se comuns; deve inovar constantemente, sob pena da rede perecer. O franqueador sempre será, portanto, o responsável pelos franqueados, ao contrário dos pais que criam os filhos para a independência.

E essa responsabilidade gera reflexos em outros elementos do Contrato de Franquia. Para manter todo um aparato apto a dar suporte à rede, deve haver investimento. O franqueador precisará circular entre seus franqueados, pois só assim se fiscaliza com eficácia. Mas fiscalizar significa despesas e gastos, logo, todas as responsabilidades existentes sob uma rede de empresas devem ser pensadas para refletirem nas taxas cobradas, como a taxa inicial e os royalties. O negócio deve ser lucrativo e, para se pensar em lucro, devem ser consideradas todas as despesas possíveis. Afinal, se a despesa com fiscalização não existir, significa que não há fiscalização e, uma rede sem fiscalização, é como uma embarcação sem comandante.

Arnaldo Rizzardo Filho – Advogado
contato@rizzardoadvogados.com.br
http://www.rizzardoadvogados.com.br


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Perda de uma chance Rizzardo Advogados
Artigos Abandono afetivo e indenização por danos morais Rizzardo Advogados
Artigos Quatro novos Tribunais Federais? Rizzardo Advogados

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 13 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O homem a serviço da tecnologia - Gabriela 52821 Visitas
Vota certo Brasil, ao menos uma vez! - Renildo Vicente de Queiroz 52821 Visitas
GÁRGULA... - Paulo Moreno 52821 Visitas
Entrecruzados [um roteiro] - El-Buainin 52821 Visitas
Porque não digo que te amo - Marcele Beatriz 52821 Visitas
Poema contra o Racismo - José Maria da Silva Mourão 52821 Visitas
analgésico - Adalberto Belgamo 52821 Visitas
XÍCARA DE CAFÉ - Marco Aurelio Tisi 52821 Visitas
A MINISTRA E A GISELE SUBMISSA - HSERPA 52821 Visitas
Fará Conquistas e Proezas - Silvio Dutra 52821 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última