Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Fidalguia e Nobreza
A boa gente de Diamantina
Valdivino Pereira Ferreira Godinho


              Que Diamantina é uma cidade hospitaleira, todos nós sabemos e reconhecemos com justiça. Que a cidade é um celeiro de artes, cultura e humanismo, também. Assim não é surpresa vermos atitudes grandes brotarem de uma raça gigante.

     As boas fadas me fez ver e sentir a grandeza desse povo, de forma inusitada. Tal como a lenda de Ariadne, fruto da maravilhosa invenção intelectual coletiva do povo grego, que fala do destino tecido e engendrado por forças superiores e que nos fogem do nosso alcance e vontade. Foi no dia de sexta-feira, 28 de outubro passado.

     Fui à Diamantina para o Curso de Capacitação dos Gestores Culturais do Vale do Jequitinhonha, realizado com a parceria da Fevale, Fundação João Pinheiro, Prefeitura e Secretaria de Turismo e Cultura de Diamantina. Para começar peguei carona com Geraldo Durães, agrônomo da EMATER-MG, que de Capelinha volvia ao lar e ao convívio dos seus em sua bela Diamantina. Belo exemplar de ser humano que honra sua terra e sua gente. Produto dessa genealogia norte-mineira, miscigenada pelo amor entre as raças e cristalizada pelo amor ao seu meio e ao seu mundo, Geraldo Durães é bem a cara da sua terra: corpo, alma e coração a serviço do semelhante.

     Estava Durães em cumprimento de seus deveres, visitando o Reassentamento Riacho da Porta (Usina Irapé), quando junto dele reencontrei-me com velhos amigos que migraram do município turmalinense para as plagas tejucanas. Quanta alegria rever a viúva do meu prezado amigo Sebastião Faria das Neves, dona Glicéria de Jesus, ao lado de seus filhos. Também o prezadíssimo José do Socorro Martins, velho companheiro de lutas e percalços. Alma e coração juntos, todos afirmavam sua inabalável confiança no futuro e no destino que lhes fora traçado, abandonando a terra de suas vidas e infâncias para se firmarem em nova pátria. Tomei conhecimento da saudade e da tristeza que invadem os mais velhos e dos sonhos que povoam a juventude ali residente.

     Nenhuma dessas noticias foi mais alvissareira do que a recepção dada às cerca de 15 familias que para ali migraram, pelo ilustre Gustavo Botelho Júnior, atual prefeito da cidade de Diamantina. O senhor José do Socorro disse-lhe que estava chegando para continuar sua caminhada, em honra e paz, e contribuir para a grandeza da terra que os estavam acolhendo de braços e corações abertos. Não vinham fugidos, não vinham deserdados, não vinham de terra de ninguém. Vinham antes da inesquecível Turmalina, terra em que primeiro viram a luz do mundo. Suas esperanças era a de progredir, produzir, colaborar. O prefeito, alma e coração unidos na boa intenção e na fidalguia, colocara-lhes frente a frente todo o secretariado municipal. Prova de respeito humano. Sua alocução foi bela e fidedigna. Sincero, lembrou a todos que o mundo passa por percalços, mas a mão estendida não lhe seria negada.

     Foi pelo que se tem noticia, um dos poucos gestores municipais a tomar tal atitude. Pagaremos com a gratidão o bem que fez a nossos conterrâneos ali emigrados. Guardaremos nos escaninhos do coração e da alma tal atitude nobre e fidalga.

     Quem doce e ameno no trato for com os emigrados, estará adoçando o coração daqueles que ficaram na sua região de origem. Turmalina lhe ficara eternamente grata. Deus lhe pague em felicidade e paz o respeito e a estima pela nossa gente e pela nossa terra.


Biografia:
VALDIVINO PEREIRA FERREIRA nasceu em 15 de setembro de 1973, na comunidade rural de Bocaina, à margem do rio Jequitinhonha, no município de Turmalina–MG, filho do casal Geraldo Gomes Ferreira [*27.07.1932 – †22.10.1982], poeta popular, repentista, violeiro, cantador de modas de viola e de modinhas seresteiras, além de compositor de música sertaneja; e D. Maria Das Dores Pereira Godinho [*08.12.1941, Turmalina-MG – †22.03.2005, Porto Ferreira-SP], do lar e antigamente fazendeira e criadora de gado e cavalos, sendo ambos já falecidos. É autor de diversos livros e opúsculos sobre história, genealogia, biografia, poesia, folclore e religião. Tem artigos publicados nos jornais “O Estado de Minas” (Belo Horizonte), “Tribuna Regional” (Itamarandiba), “Estrela Polar” (Diamantina) e na Revista da Academia Mineira de Letras. Tem artigos publicados nos sites noticiosos seguintes: 1 www.ternuma.com.br 2 www.diegocasagrande.com.br 3 www.unainet.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52806


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Fidalguia e Nobreza Valdivino Pereira Ferreira Godinho
Crônicas YEDA PRATES BERNIS: PLENITUDE POÉTICA. Valdivino Pereira Ferreira Godinho
Artigos PERFIL DE BENTO XVI Valdivino Pereira Ferreira Godinho


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Sua - Bia Nahas 52929 Visitas
Um pequeno verso da noite. - Juliana Pereira Edeldo da Silva 52929 Visitas
SÍNDROME das PALAVRAS - Tânia Du Bois 52929 Visitas
Olhos. - PauloRockCesar 52929 Visitas
O cumprimento de exigências da Previdência - Alexandre Triches 52929 Visitas
QUANDO A VIDA ENSINA - SALETI HARTMANN 52929 Visitas
BOLSONARO NÃO É UM MARGINAL! - SALETI HARTMANN 52929 Visitas
SOCIEDADE: Responsabilidade com as crianças - ROZILDA EUZEBIO COSTA 52929 Visitas
Nostalgia na recordação - DYUVANIA MARA 52929 Visitas
Casamento - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 52929 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última