Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Seca, uma problemática natural ou Política?
Shyrlane Gomes de Lima

Resumo:
Este trabalho fala um pouco da questão da seca, suas problematicas, medidas para minimizar os efeitos causado pela seca e como o poder publico pode contribuir para uma melhoria da populaçao que ali se encontra.

Podemos considerar que a seca é uma questão tanto natural como política.
Natural quando falamos da influência do clima, relevo, hidrografia e vários outros aspectos que venha ser condicionantes para a seca. Sabemos que grande parte da região nordeste do Brasil esta sobre o domínio morfológico do semi- árido. No entanto Sabemos que a seca não atinge por completo a região nordeste, pois estar concentrada numa área conhecida como polígono da seca que envolve oito estados nordestino entre eles Pernambuco. A irregularidade da chuva é um dos principais fatores contribuintes para a seca, essa irregularidade se da devido a pouca influencia de massas de ar úmidas e frias vindas do sul.
Podemos considerar que a seca alem de ser um problema climático é também um problema social para aquelas pessoas que habitam a região. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças. Estas regiões ficam na dependência de ações públicas assistencialistas que nem sempre funcionam e, mesmo quando funcionam, não gera condições para um desenvolvimento sustentável da região.
Como forma de minimizar os danos pela seca seria necessária a criação de projetos e investimentos em infra-estrutura na região, assim com construção de cisternas, açudes e barragens, alem de implantar um sistema de desenvolvimento sustentável, para que as pessoas não fiquem acomodadas com as ações assistencialistas do governo e incentivar uma agricultura adaptada ao clima e ao solo da região, com sistema de irrigação.


Biografia:
Graduanda do curso Serviço Social pela UFPE, Licenciatura em Geografia pela UPE. professora por 4 anos na Escola comunitaria Arca de Noé- ensino Fundamental I, Professora de Geografia por 2 anos na escola Municipal João XXIII- Ensino Fundamental II
Número de vezes que este texto foi lido: 52873


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Seca, uma problemática natural ou Política? Shyrlane Gomes de Lima
Artigos Ação do intrmperismo como agente modificador de relevo shyrlane gomes de lima


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
1 centavo - Roni Fernandes 54846 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54809 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54685 Visitas
Amores! - 54625 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54610 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54561 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54558 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54529 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54510 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 54496 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última