Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Tetragrama
TJ´S
Jefino Jamil de Souza Lopes

Resumo:
Resumo da origem das pronúncias de quatro letras hebraicas,conhecidas como tetragrama,e que mostra o porque há certas incoerências em relação às mesmas.

Oi Geninho.

Na verdade é impossível saber a pronúncia "correta" do Tetragrama Sagrado.
Os judeus,desde os tempos bíblicos,evitavam pronunciá-lo por considerarem-no muito sagrado e,quando o tetragrama aparecia num texto das Escrituras,eles pronunciavam ADONAY (Senhor). O hebraico não possui vogais,somente consoantes(22 consoantes).Mas como ler palavras "sem a presença de vogais"? Pela posição e/ou combinação das letras numa palavra,os judeus sabiam quais eram os sons vocálicos que deveriam ser pronunciados e, estes sons eram supridos na hora da leitura de um texto.


Mas como a pronúncia do tetragrama era evitada,ela se perdeu na história,pois ficou no esquecimento os sons vocálicos da combinação das quatro letras do tetragrama. Na Idade Média,os escribas judeus, para facilitarem a leitura dos textos hebraicos,criaram os SINAIS DIACRÍTICOS ou MASSORÉTICOS que funcionavam como VOGAIS e,foram colocados nos textos hebraicos em geral para facilitar a leitura. São uns "pontinhos" que aparecem juntos das letras hebraicas. Mas quem já tem experiência na leitura do hebraico,não precisa deles. Como surgiu o nome JEOVÁ?


Acontece que estes judeus da idade média(os massoretas) pegaram os sinais massoréticos(lembre-se,que representam vogais) do nome ADONAY( que significa SENHOR ) e colocaram no TETRAGRAMA para que,na hora da leitura,os judeus se lembrassem de dizer SENHOR ao ler o tetragrama. Assim,traduzindo para o LATIM o tetragrama junto com os sinais massoréticos(vogais) do nome ADONAY,fica YEHOVAH ( ou IEOVÁ, aportuguesando o termo fica Jeová! Do latim para o português,o "i" às vezes tem som de "J" ) . Por isso,este nome “JEOVÁ” nunca foi a pronúncia “correta” das quatro letras , pois trata-se de uma CORRUPTELA dos judeus da Idade Média.


Alguns eruditos acham que JAVÉ seria uma pronúncia mais correta ( ou menos errada rsrsrs ). Há uma tradição que diz que os samaritanos pronunciavam IÁBE.
Também se baseiam no Salmo 68:4 que traz uma abreviação do Tetragrama Sagrado ( o seu nome é YH!) . Ora,a tradução desta abreviação é JAH ou JÁ ! O que traria luz sobre a pronúncia , pelo menos, da primeira parte do tetragrama. Mas ainda não é algo muito certo e,por isso,é quase impossível se saber a pronúncia correta. Veja bem,não estou dizendo ser “pecado” pronunciar “Jeová” porque o uso e o costume consagrou esta pronúncia e,creio que Deus aceita isto. Mas dizer que é a pronúncia correta aí já é demais e, é não conhecer os fatos.

Já ouviu falar na SEPTUAGINTA? É a primeira tradução da Bíblia(só do Velho Testamento – e tem este nome porque foi feita por setenta rabinos,que traduziram o Velho Testamento do hebraico para o GREGO),e foi feita há uns 200 anos antes de Cristo. Pois nestas cópias da Septuaginta o tetragrama é substituído pelo termo grego KYRIOS ( que significa Senhor ),isto nos trechos onde aparecem o tetragrama. Kyrios,que é um termo grego, equivale a Adonay( Senhor) no hebraico.   


A SEPTUAGINTA já existia no tempo de Jesus e,foi usada pelos apóstolos quando escreveram o Novo Testamento pois o Novo cita vários textos e trechos do Velho. Como nas cópias da SEPTUAGINTA,o Tetragrama é substituído pelo termo KYRIOS ( Senhor) em todas as passagens onde ele ocorre no Velho Testamento ,então a versão João Ferreira de Almeida em língua portuguesa seguiu o exemplo da Septuaginta (a versão João Ferreira de Almeida é a maior versão da Bíblia na língua portuguesa).


Mas mesmo assim a versão Ferreira de Almeida usa “Jeová” em algumas passagens do Velho Testamento,para seguir pelo menos um pouco a tradição dos judeus massoretas da idade média. Já o Corpo Governante colocou o nome “Jeová” no Novo Testamento,na sua Tradução do Novo Mundo. Absurdo! Nenhum manuscrito do Novo Testamento traz o tetragrama!

Porém,no nome JESUS,o tetragrama está presente de forma abreviada pois,o nome JESUS significa “YHVH é Salvação” ou “Jeová é Salvação”.

Assim,quando se pronuncia o nome JESUS,na verdade estamos dizendo: Jeová(ou Javé) é salvação.

A Bíblia diz em Filipenses 2:9,10 que “Deus lhe deu um nome,que está ACIMA de TODO NOME,para que,AO NOME DE JESUS,se dobre TODO O JOELHO que está NO CÉU(só pode ser os anjos,logo,Jesus não é “um anjo”),na terra (só pode ser os seres humanos em geral) e,embaixo da terra ( ôpa! Tem alguém embaixo da terra? Tem! Alguns anjos rebeldes foram precipitados lá segundo a Bíblia em II Pedro 2:4 ) .

Veja,esta passagem mostra DUAS COISAS. Que o nome de Jesus está ACIMA de todo nome(inclusive “Jeová”) e que,Jesus deve ser ADORADO pois,o dobrar os joelhos diante de uma entidade espiritual,na Bíblia,significa ADORAÇÃO! O apóstolo João foi fazer isto diante de um anjo em Apocalipse(ou Revelação) 22:8,9 e,o anjo rejeitou. Mas Deus manda fazer isto diante de Cristo! Logo,Jesus deve ser algo mais que um mero anjo.

O Tetragrama foi o maior nome até a vinda de Jesus e,ainda é sagrado certamente. Mas após a vinda e manifestação do Filho de Deus,o nome de Jesus passou a ser o MAIOR e MAIS SAGRADO NOME. É o nome pelo qual os demônios são expulsos e as enfermidades são curadas ( Mc. 16:17,18) . É o ÚNICO nome que deve ser invocado para a salvação ( Atos 4:12 ) . Neste nome deve ser pregado o perdão , a salvação e a remissão dos pecados (Lc 24:47) . Este nome está ACIMA de todo nome e todos hão de se curvar a ele ( Fil. 2:9,10 ) .

Os termos DEUS,PAI, SENHOR,certamente são TÍTULOS mas,também funcionam como NOMES quando atribuídos a DEUS TODO PODEROSO.
O termo PAI,por exemplo,também pode ser NOME. A palavra ABRAÃO,por exemplo,significa PAI DE UMA MULTIDÃO! Assim,quando Abraão era chamado por alguém pelo seu nome,na verdade o estavam chamando de PAI!
Assim,o conceito de NOME nada mais é que UM TÍTULO atribuído de maneira ESPECÍFICA a uma pessoa e, atribuída a ela. Isto acontece inclusive a sobrenomes também.
O próprio Deus diz que seu NOME é “Deus Zeloso”(El Berith – em hebraico – Êx. 34:14 ).


Acontece que os termos DEUS( em hebraico é EL ) , PAI,etc,são nomes GENÉRICOS,ou seja,atribuídos também a outras divindades falsas. Por isso,foi necessário um nome mais específico para distinguir o Deus verdadeiro dos outros falsos. Mas não que os outros termos “não fossem” nomes também. Segundo a Bíblia, bem antes de Abraão Deus era conhecido como ELOHIM( é um plural e significa SERES ADORADOS).Este é o NOME que aparece no primeiro capítulo de Gênesis. No primeiro capítulo de Gênesis,onde você ver o termo DEUS,no original hebraico é ELOHIM .
De ABRAÃO em diante,o verdadeiro Deus era conhecido como El Shaday( Deus Todo Poderoso – Gên. 17:1). Mas conforme o povo hebreu ia conhecendo outros povos,eles iam se deparando com   as falsas divindades desdes povos que,por sinal, usavam os mesmos nomes do Deus verdadeiro do povo hebreu.



Assim,era necessário adotar nomes mais específicos para o Deus verdadeiro, até que foi revelado o nome YHVH. Conforme a cultura judaica foi se consolidando na história,os termos Deus e Senhor foram sendo novamente cultivados e pronunciados em relação a Deus pois,entendia-se que se referiam ao Deus verdadeiro.Hoje em dia,toda pessoa que se refere a DEUS ou pronuncia DEUS,não pensa em “buda” , “Alá” , “Tupã” , “Olorum” ,etc,mas tem em mente e se refere ao Deus judaico-cristão da Bíblia.

Na oração do Pai-nosso,o Senhor Jesus diz : “Santificado seja o teu nome” ( Mt. 6:9 ).
Ora,santificar o nome do Deus Pai significa HONRAR A PRÓPRIA PESSOA do Deus Pai com nossa obediência,temor,santidade,adoração,etc. Isto não tem haver simplesmente com a “pronúncia” do nome “Jeová”. Tornar o nome do Deus Pai conhecido significa manifestar a sua luz entre os homens . Ou seja,apresentar o próprio Deus!Seus atributos. Seus propósitos em relação à humanidade,etc. Não é simplesmente dizer que seu nome é Jeová.


Interessante que na própria oração do Pai Nosso,onde Jesus diz “Santificado seja o seu nome”,o próprio Jesus não pronuncia o nome Jeová ou o tetragrama na oração,mas apenas diz PAI ! Com isto Ele dá a entender que,santificar o nome do Pai é muito mais do que pronunciar Jeová aqui e alí.


Jesus sempre orou a Jeová se referindo e se dirigindo a Ele como PAI. Quando falava Dele aos seus discípulos e às demais pessoas,ele dizia e usava o termo PAI.
NUNCA Jesus usou o termo “Jeová”.
Se disser que Ele Jesus tinha mais intimidade,direi que ela foi estendida a nós e,o veú se rasgou no templo,quando Ele morreu na cruz,dando a entender o acesso íntimo que nós temos hoje para com Deus,por meio de Cristo.


A Tradução do Novo Mundo( Bíblia das TJ´S ) possui mais de 55 passagens que foram traduzidas dos originais de forma errônea para sustentar melhor as doutrinas da Torre de Vigia.Comparando estas passagens com os originais,dá para ver-se os erros e incoerências.


Tenho todos estes textos selecionados com sua respectiva comparação com os originais,seguida da explicação do porquê estão errados em sua tradução.


Não estou dizendo que não hajam cristãos verdadeiros entre as TJ´S pois,a salvação é individual e,a Bíblia não deixa de ser ensinada alí. Apenas digo que há sérios erros teológicos nesta organização como um todo,que precisam ser esclarecidos,para o bem dos que hão de herdar a salvação.

Graça e Paz.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52808


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Tetragrama Jefino Jamil de Souza Lopes


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69007 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56757 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55829 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55100 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55046 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54933 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54884 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54807 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54793 Visitas

Páginas: Próxima Última