Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
LAZER À MODA PAULISTANA EM QUATRO PARTES
Lailton Araújo



Primeira Parte

Hoje é mais uma sexta-feira de janeiro. O sol vai se escondendo por trás das nuvens cinzas e esfumaçadas de mais uma tarde na cidade de São Paulo - fugindo da rotina de um dia árduo. Sabe-se que o astro-rei executa suas funções determinadas pelos segredos universais ou manipuladas, por este lado terrestre: o Brasil de Caipora, Macunaíma, das estórias e crenças populares, e abandonadas ao descaso das letras pelos homens letrados. Ainda existem togas e fardões ou mesmo ternos de autoridades ultrapassadas.

Alguém já aplaudiu um dia sem sol? E se o nosso amigo esquenta moral saísse de férias - dez dias apenas - sem avisar aos terráqueos paulistanos? O que seria da farofa e do pagode, na Baixada Santista? Podem ter certeza de que o Sistema Solar ficaria na rotina, em órbita, e ouvindo milhões de críticas... Talvez palavrões computados nos orkuts e blogs da vida!


Segunda Parte

Eu sou brasileiro e antigo morador da metrópole paulista. Não nasci aqui! Gosto desse lugar e pretendo morrer cheirando fumaça, bebendo caldo-de-cana e comendo pastel e pizza! Sei que o paulistano é pacífico, trabalhador, festeiro, amigo de todas as nações do mundo: cosmopolita. Gosta de futebol, cerveja e churrasco nos fins de semana. A praia é o seu programa preferido de sábado e domingo. O programa Sílvio Santos é a segunda opção dominical! Gugu, Raul Gil e Faustão - na televisão - brincam e brigam com os artistas.

E se a estrela maior - o sol - não sair com aquela cara de primavera-verão? Com a certeza das observações empíricas, posso afirmar que nossos amigos Zés ou Marias irão chiar: pô, esse cara chamado sol é forgado! Isso é hora de pará de trabaiá e deixá a gente sem o calorzim? Agora as minas não vão pegá uma cor! As academias vão inchê a bunda de dinhêro! É bronzeamento artificial, sacou? Demoro, mano! E quem ficará cum nós? Lá no pagode e geladinha (cerveja) não vai ter mina... Justo hoje que o Corinthians montou um time, pra ganhar qualquer campeonato do mundo! Nem São Jorge não vai lutar com o dragão.


Terceira Parte

Imagine você, em uma praia paulista dos seus sonhos: depois de duas ou três horas viajando, engarrafamento, pedágio, cinquenta quilos de farofa e frango assado nas bagagens, naquela lata velha parecida com um ônibus de turismo, fretado por um assistente de atravessador de viagem e com oitenta passageiros disfarçados em 45! Parece a mesma cena surrealista vista por muitos brasileiros nos aeroportos, nos últimos feriados! Talvez fosse um sábado! Ou quem sabe, domingo! Isso lembra cegonha... Desculpe: Congonhas!

Reze pela sorte grande! O ônibus (aquele citado no último parágrafo) desceu a serra com os pneus carecas, velocidade de cem km/h, licença rodoviária vencida e o motorista com o sono dos justos. Será que trinta reais (trinta mangos para o cafezinho do fiscal) na primeira parada técnica ou vistoria, não é um puta prejuízo? E aquele som eclético marcado por um surdo, pandeiro, reco-reco, agogô, tantã e cavaquinho (às vezes desafinado), tocando o mesmo lá-rá-lá e machucando os tímpanos do amigo e inimigo do verdadeiro samba? Caro leitor ou crítico literário: só falta a cachaça com cinzano pra mandar um cidadão ao velório! Será que São Paulo é o túmulo do samba? Será que depois de todo o sacrifício narrado, o amigo sol tem o direito de deixar essa moçada à procura de outras praias? Não é justo... Só rindo. Desculpe! Lembrei-me da represa de Guarapiranga! Será que ainda continua poluída?


Quarta Parte

Analisando o conflito e procurando fugir de qualquer situação constrangedora (por entender que grandes ou pequenas estrelas não brilham quando existem nuvens de chuva), a recusa à função de crítico, mensageiro de puxa-saco, e crítica ao criador do Universo talvez sejam sensatas. O sol trabalha e brilha quando quiser! Não será qualquer paulistano, paulistana, surfista, farofeiro, cervejeiro, rabista-de-galo de praia, desquitado, amancebado ou aventureiro do texto alheio, que modificará as regras milenares. O sol é o sol! E só! Pronto! Falei tá falado! Politicamente correto! Ditador barato!

Sabe-se da existência de vozes descontentes, debaixo de alguns coqueiros e palmeiras, nas praias e avenidas Paulistas, Rebouças, que não consolam ou são da Consolação. O Ibirapuera e Aclimação, tão tons e equilíbrio. São sombras! Talvez com pouca ou nenhuma fonte de luz! Será que não são apenas turistas que detestam pegá uma cor? E nesse lero-lero de lazer, os aprendizes de paulistanos comem jabá ao nascer e pôr-do-sol, na praia de fulano ou sicrano! O sol brilha dias sim e dias não, com um olho aberto, luminoso, dando o tom de vida! Viva a luz!


Biografia:
** LAILTON ARAÚJO * Nasceu na cidade de Sertânia, Estado de Pernambuco - Brasil em 1959. É músico, compositor, cantor, ambientalista, pesquisador de ritmos regionais brasileiros, escritor e ex-professor (não formado) do Cursinho Pré-Vestibular Educafro, onde lecionou as disciplinas: biologia e geografia. * Trabalha há 34 anos na área cultural, atuando como empresário de eventos, marketing e diretor fonográfico. É vocalista da Banda Moxotó - de Pernambuco. * Atua ainda como produtor artístico de Anastácia, Banda de Pífanos de Caruaru e Oswaldinho do Acordeon. Realizou quase 1500 eventos. ** CONTATOS * Tel. (11) 9.9200-0987 * São Paulo - SP - Brasil * lailtonaraujo@bol.com.br * lailtonaraujo@yahoo.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 59485


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios PERGUNTAS E RESPOSTAS AO ACASO Lailton Araújo
Crônicas MORANDO NO INTERIOR MINEIRO Lailton Araújo
Músicas OLHOS DE VITRAIS Lailton Araújo
Poesias AO ANOITECER NA CIDADE Lailton Araújo
Poesias PALAVRAS JOGADAS AO MAR Lailton Araújo
Ensaios DOMINGO, ROTINA, TIJOLOS E CONSTRUÇÃO Lailton Araújo
Crônicas UMA FLOR SEM PÁSSARO É SOCIALISMO SEM MÚSICA Lailton Araújo
Poesias LUAR DE BRONZE Lailton Araújo
Poesias AS ASAS DA RAZÃO Lailton Araújo
Artigos PENSAR NÃO MACHUCA O CÉREBRO Lailton Araújo

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 56.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔵 Uma noite em Las Vegas - Rafael da Silva Claro 59755 Visitas
o triangulo das bermudas - alfredo jose dias 59667 Visitas
🔴 A volta do ébrio - Rafael da Silva Claro 59651 Visitas
Os Construtores de Templos - Cesóstre Guimarães de Oliveira 59587 Visitas
Saturnino - José Ernesto Kappel 59570 Visitas
Ave Ferida - Maria 59564 Visitas
Foi Uma Vez - José Ernesto Kappel 59550 Visitas
Trilhas da fazenda - Maria 59549 Visitas
A haste quebrada da flor - Maria 59548 Visitas
Amor Cego - José Ernesto Kappel 59547 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última