Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
QUE SEJA DITO... O BRASIL NÃO É SÉRIO!
Lailton Araújo



O Brasil é um país ímpar quando comparado a qualquer outro! Nos primeiros anos da formação escolar, as crianças - aquelas que conseguem estudar - aprendem que sua nação é gigante pela própria natureza, bela, forte, e o futuro espelha grandeza.. É ufanismo exagerado! O Hino Nacional Brasileiro (Letra: Joaquim Osório Duque Estrada / Música: Francisco Manuel da Silva) soa como propaganda enganosa. Os pais desses meninos e meninas devem procurar o PROCON - Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor e exigir o cumprimento total de seus direitos.

O Brasil-Brasileiro pode ser comparado a uma empresa de porte colossal: impávido e colosso! Ele vende, compra, cobra e fornece serviços à sociedade. A elite dos consumidores é contemplada com serviços de qualidade. O povão fica ao Deus dará. O faturamento da citada Empresa-Brasil ocorre na forma de arrecadação de impostos. Vários tributos são injustos, e lembram cascatas progressivas. Outros são necessários à sobrevivência da máquina empresarial e sua perfeita engrenagem. Indivíduos competentes e éticos na direção da Empresa-Brasil podem fazer diferença na valorização das ações sociais, cotadas em bem-estar na fictícia Bolsa de Valores do Governo do Brasil, em Brasília, Distrito Federal.

O cidadão que habita esta terra - bem brasileira e às margens plácidas - possui um contrato especial que lhe dá direitos como acionista e cliente na Brasil Brasileiro. Este documento chama-se Constituição da República Federativa do Brasil (ou magma carta). Nela, constam as regras comerciais e políticas, com direitos e deveres para serem cumpridos, e iguais para todos. A Constituição brasileira é simples, objetiva e moderna.

Os dirigentes da Empresa-Brasil são eleitos pelo voto direto de todos os acionistas: o povo. Os problemas que ocorrem nas mudanças dos cargos administrativos precisam de solução. As trocas de funções - muitas vezes por ambição política - ocorrem com tanta freqüência, que parecem descartáveis. A falta de respeito é tão gritante, que familiares dos citados dirigentes, dão seqüência na escala empresarial - muitas vezes administrada com total incompetência. Eles se julgam donos absolutos e acionistas majoritários. Vale lembrar que os rios, a costa marítima, o ar, as riquezas minerais - petróleo, ouro, ferro e outros - e toda fauna e flora, pertencem aos nascidos ou naturalizados nesta nação: garantia da magma carta.

Quem observa algumas filiais da Empresa-Brasil, fica boquiaberto! As torres dos prédios são luxuosas; os pisos em mármore e a organização física e empresarial - quase perfeitos! Seus gerentes e diretores têm à disposição, motoristas particulares, jatinhos e uma legião de subalternos. Geralmente moram em mansões ou apartamentos de condomínios fechados nas melhores áreas urbanas. Comem e bebem nos melhores restaurantes e não percebem a variação do câmbio, ou mesmo, quando a inflação promete uma guerra de nervos! Qualquer brasileiro pode solicitar uma auditoria nos setores públicos do país. Os descrentes perguntam: de que jeito?

O que se vê é desastroso! Os olhos críticos percebem que a elite tem seus direitos preservados na Empresa-Brasil. Em contrapartida, o povão recebe suas minguadas cotas em forma de salários mínimos e outros benefícios sociais - de valores indiscutíveis para o atual momento - mas, que não resolvem e nunca resolverão os verdadeiros problemas sociais, e de infra-estrutura da Empresa-Brasil. Alguns benefícios governamentais, paliativos no combate à pobreza, viram moedas políticas regionais e lembram rações alimentares, distribuídas aos seres humanos nas senzalas do passado. Algo está errado na forma como se pratica a administração na Empresa-Brasil.


Biografia:
** LAILTON ARAÚJO * Nasceu na cidade de Sertânia, Estado de Pernambuco - Brasil em 1959. É músico, compositor, cantor, ambientalista, pesquisador de ritmos regionais brasileiros, escritor e ex-professor (não formado) do Cursinho Pré-Vestibular Educafro, onde lecionou as disciplinas: biologia e geografia. * Trabalha há 34 anos na área cultural, atuando como empresário de eventos, marketing e diretor fonográfico. É vocalista da Banda Moxotó - de Pernambuco. * Atua ainda como produtor artístico de Anastácia, Banda de Pífanos de Caruaru e Oswaldinho do Acordeon. Realizou quase 1500 eventos. ** CONTATOS * Tel. (11) 9.9200-0987 * São Paulo - SP - Brasil * lailtonaraujo@bol.com.br * lailtonaraujo@yahoo.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 59568


Outros títulos do mesmo autor

Poesias MANIFESTO, PROFECIA OU JOGO DE BEISEBOL? Lailton Araújo
Ensaios QUE SEJA DITO... O BRASIL NÃO É SÉRIO! Lailton Araújo
Poesias TRANSPARÊNCIAS DAS CORES Lailton Araújo
Poesias VOANDO COM AS ASAS DO TEMPO Lailton Araújo
Artigos NA PAUSA PARA A REFEIÇÃO... SUA ATENÇÃO! Lailton Araújo
Crônicas EXPLICAÇÃO PARA A ORIGEM DO INTELECTUAL Lailton Araújo

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 51 até 56 de um total de 56.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 59833 Visitas
Foi Uma Vez - José Ernesto Kappel 59832 Visitas
sei quem sou? - 59831 Visitas
Festa no Céu - José Ernesto Kappel 59830 Visitas
Gentileza é essencial - Ana Mello 59829 Visitas
Caminho do Vento - José Ernesto Kappel 59829 Visitas
Duendes de Ouro - José Ernesto Kappel 59828 Visitas
angústia de todos - Maria 59828 Visitas
Paixão da vida pela vida - Maria 59826 Visitas
Pertenço a Terra - José Ernesto Kappel 59825 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última