Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Ciências Naturais e cidadania.
Cleonilda da Silva Rodrigues Almeida

As propostas para o ensino de Ciências debatidas para a confecção da lei n.5.692; Ciências Naturais passou a ter caráter obrigatório nas nove séries do primeiro grau , (anteriormente oito). Orientavam-se pela necessidade de o currículo responder ao avanço do conhecimento científico e as demandas geradas por influência da Escola Nova. Essa tendência deslocou o eixo da questão pedagógica, dos aspectos psicológicos, valorizando a participação ativa dando lugar a objetivos também formativos. As atividades práticas passaram a representar importante elemento para a compreensão ativa de conceitos.
O ensino de Ciências passou a ser o de dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observação sobre um fato, levantar hipótese, ser capaz de “redescobrir” o já conhecido pela ciência e tirar conclusões sozinho. Os problemas relativos ao meio ambiente e à saúde começaram a ter presença quase obrigatória em todos os currículos de Ciências Naturais, mesmo que abordados em diferentes níveis de profundidade e pertinência.
Para FIGUEIREDO (1991), é importante ensinar Ciências para os alunos com o intuito de obter o conhecimento através da natureza como ela se comporta e o processo da vida, a onde o aluno se posiciona com fundamentos acerca de questões como: a manipulação genética, os desmatamentos, o acúmulo na atmosfera de produtos resultantes da combustão, o destino dado ao lixo industrial, hospitalar e doméstico, entre muitas outras.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 51


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Ciências Naturais e cidadania. Cleonilda da Silva Rodrigues Almeida
Artigos Ciências Naturais na educação fundamental. Cleonilda da Silva Rodrigues Almeida


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
AA-XVI - Antonio Ayrton Pereira da Silva 69127 Visitas
A RIMA DO REINO ANIMAL - Simone Viçoza 69093 Visitas
MENINA - 68202 Visitas
O ensino brasileiro na educação básica - Marciana Caciano Damasceno 68153 Visitas
A Abelhinha Jurema - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 67591 Visitas
Você nunca vai saber - Roberta Yoshino 67579 Visitas
As coisas. - Rodrigo Nascimento 67530 Visitas
Encontro Holístico Gaúcho - Terezinha Tarcitano 67360 Visitas
MEU DENTE CAIU - ELÁDIA CRISTINA TEIXEIRA DOS SANTOS 67351 Visitas
SONHANDO EM ALFA CENTAURO - Luciane Vasconcellos Néglia 67341 Visitas

Páginas: Próxima Última