O meu intuito é fornecer algumas dicas sobre tecnologias para computadores neste 2025. Não saia de casa para comprar máquina sem ler as minhas dicas. Sou Analista de Sistemas e Engenheiro de Software, acho que posso te ajudar.
A primeira dica é mandar fazer sua máquina e não comprá-la em loja. Você sabe da tua necessidade e também quer algo que dure anos e não tenha que ficar colocando mais memória ou tendo que comprar uma nova.
Aqui já vem a primeira dica seguindo a tabela abaixo para entender como andam as máquinas hoje em dia baseadas na quantidade de memória.
4 gigas ou menos -> caindo em desuso ou descarte.
8 gigas -> máquinas em período de transição.
16 gigas para cima -> ideal.
Opte por máquinas com 16 gigas com expansão para 32 gigas. Se você possui uma com 8 gigas, eu suponho que seja um Core i3 e ele poderá ser expansível para 16 gigas trocando os pentes (o mais comum) ou tendo espaço em slots.
O mínimo para alguns anos é:
SSD de 240 gigas.
16 gigas de RAM com expansão para 32 gigas.
Processador Core i5 para cima.
Separe dois mil reais e mande fazer. Sabendo negociar, você poderá sair com Core i7 e 32 gigas de RAM com SSD sendo máquina bem parruda e para vida toda se bem conservada e fazendo manutenção.
Procure lojas especializadas em montagem pois elas optam por peças melhores. Isto justifica não comprar máquinas em lojas que vendem eletrodomésticos pois a qualidade das peças são ruins e eles embutem a licença do Windows no preço da venda.
No meu caso eu uso Linux gratuito e seguro feito e mantido por comunidades. Uso Linux Mint que é bem fácil e para iniciantes neste mundo da tecnologia. Isto evita pagar licença tanto do sistema como da suíte de escritório.
O Linux é constantemente atualizado, ativo o Firewall e não tenho dores de cabeça pois os programas são similares. Faço tudo e ainda ganho em performance aprendendo mais sobre tecnologia.
A pergunta agora é o quê fazer com a máquina antiga?
Se ela tem menos de 4 gigas de memória e não tem como expandir, é descarte. Faça um backup e peça para retirar o HHD, guarde e seja feliz com a máquina nova.
Se possui 4 gigas eu indico colocar um Linux Mint com XFCE que dará conta do recado. É só manter atualizado e seja feliz com a máquina nova comprada. Utilize está máquina só em situações críticas ou especiais e mantenha atualizada.
Possuindo uma máquina de 8 gigas, veja a possibilidade de expansão para 16 gigas usando um Linux Mint Cinnamon que é muito bem feito e completo. A maquina ficará rápida.
Por quê eu indico Linux Mint?
É o sistema operacional mais fácil para quem migra do Windows para o Linux e a pessoa não precisará usar Terminal para nada. O sistema te entrega tudo graficamente e seu trabalho é só ativar o Firewall, clicar no Gerenciador de Atualizações, aguardar o serviço de atualização e ser feliz! Ele te alerta sobre novas atualizações e vida que segue.
A cada dois anos eles lançam uma versão nova precisando formatar mas há um tempo de suporte mais longo até precisar trocar. O importante é não usar sistema expirado. Fique atento no site.
Eu sou bem direto e falo que daqui dois anos será praticamente impossível usar um computador com menos de 16 gigas de memória devido ao crescimento da Inteligência Artificial (IA) e também pela demanda de vídeos em alta resolução ou lives.
Outro alerta é nunca utilizar computadores como backup. Isto é obsoleto e inseguro. Tenha um HHD externo caso seja volumosa a quantidade daquilo que precisa guardar. Se possível, faça dois backups em mídias diferentes.
Tem gente como eu que gosta de manter coisa em desuso funcionando como um computador com 2 gigas de RAM e Celeron. Opte pelo Sparky Linux que é mais fácil ou se tiver um mínimo conhecimento em Linux trabalhando em Terminal use o Bunsenlabs.
Se você não sabe utilizar Linux é uma ótima hora para aprender. Chega de pagar licença! Linux é usado até pela NASA.
Veja vídeos no YouTube, aprenda o básico em Linux e seja feliz. Comece com Linux Mint.
Caso você queira dispensar seu computador muito antigo procure um Departamento de Infomática de uma universidade pois elas são interessadas neste tipo de material para mostrar a História da Informática. Formate seu HDD e deixe a máquina para estudos lá e eles te agradecerão.
Talvez, quando você voltar, algum(a) aluno(a) utilizará um Puppy Linux nele. Isto é assunto para outro texto. Abraços.
|