Gaslighting é uma forma de manipulação psicológica em que uma pessoa ou grupo faz com que outra pessoa duvide da própria percepção da realidade, memórias ou sanidade. O termo se originou da peça de teatro "Gas Light" (1938), onde um marido manipula eventos na casa, como diminuir as luzes de gás, e nega que isso está acontecendo, levando sua esposa a duvidar da própria sanidade.
Como o gaslighting ocorre:
Negação ou distorção de eventos: O gaslighter nega que algo aconteceu ou distorce a realidade, mesmo quando existem provas claras.
Desvalorização de sentimentos: Faz a pessoa sentir que suas emoções ou reações são exageradas ou inválidas.
Mudança de foco: O manipulador frequentemente muda de assunto ou tenta desviar a conversa para outros temas, evitando a responsabilidade.
Isolamento: O gaslighter pode tentar afastar a vítima de outras pessoas, fazendo-a sentir que só pode confiar nele.
Repetição constante: O comportamento manipulatório é persistente, até que a pessoa comece a duvidar de si mesma.
Sinais de que você pode estar sendo vítima de gaslighting:
Duvida constantemente de suas próprias percepções ou memórias.
Sente-se confuso(a) ou "louco(a)" após discussões com a pessoa.
Está sempre pedindo desculpas, mesmo quando tem certeza de que não fez nada errado.
Sente que algo está errado, mas não consegue definir o que é.
Depende da outra pessoa para validar suas emoções ou memórias.
Como lidar com o gaslighting:
Confie em si mesmo: Se você sente que algo está errado, confie no seu instinto. Gaslighting é projetado para fazê-lo duvidar de si mesmo, então é importante reafirmar sua confiança nas suas percepções.
Documente eventos: Anote ou grave conversas e situações. Isso pode ajudar a manter o controle da realidade e contrapor o gaslighting com provas objetivas.
Busque apoio: Converse com amigos, familiares ou um terapeuta sobre o que está acontecendo. Eles podem fornecer uma perspectiva externa e ajudar a confirmar suas percepções.
Estabeleça limites claros: Não aceite comportamentos manipulativos. Defina limites sobre o que é aceitável em suas interações.
Cuide da sua saúde mental: O gaslighting pode ser emocionalmente desgastante. Terapia ou aconselhamento pode ser uma maneira eficaz de reconstruir sua autoconfiança e resiliência.
Considere distanciamento: Se possível, afaste-se da pessoa que está praticando o gaslighting, especialmente se o comportamento persistir e estiver causando dano emocional.
Identificar e lidar com o gaslighting é um processo que pode levar tempo, mas com apoio e fortalecimento pessoal, é possível romper com essa dinâmica tóxica.
Gaslighting se trata de uma atividade invasiva e nada saudável?
Sim, gaslighting é uma forma de manipulação psicológica que visa fazer a pessoa duvidar de sua própria percepção da realidade, memórias ou sentimentos. É uma prática invasiva e prejudicial, pois mina a confiança da pessoa em si mesma, causando confusão, ansiedade e insegurança. Em relacionamentos abusivos, o gaslighting é frequentemente usado para controlar ou subjugar o outro, criando uma dependência emocional. Além disso, essa prática pode levar a danos emocionais significativos, como baixa autoestima, depressão e isolamento.
Se você já passou ou está passando por algo assim, é importante buscar apoio emocional e ajuda profissional para lidar com o impacto dessa manipulação.
|