Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Gaslighting: O que é e como lidar ?
Giulio Romeo

Resumo:
A palavra traz no significado um tipo de manipulação silenciosa, isto é, uma violação feita nas entrelinhas, sem agressividade ou clareza.

Gaslighting é uma forma de manipulação psicológica em que uma pessoa ou grupo faz com que outra pessoa duvide da própria percepção da realidade, memórias ou sanidade. O termo se originou da peça de teatro "Gas Light" (1938), onde um marido manipula eventos na casa, como diminuir as luzes de gás, e nega que isso está acontecendo, levando sua esposa a duvidar da própria sanidade.

Como o gaslighting ocorre:

Negação ou distorção de eventos: O gaslighter nega que algo aconteceu ou distorce a realidade, mesmo quando existem provas claras.
Desvalorização de sentimentos: Faz a pessoa sentir que suas emoções ou reações são exageradas ou inválidas.

Mudança de foco: O manipulador frequentemente muda de assunto ou tenta desviar a conversa para outros temas, evitando a responsabilidade.
Isolamento: O gaslighter pode tentar afastar a vítima de outras pessoas, fazendo-a sentir que só pode confiar nele.

Repetição constante: O comportamento manipulatório é persistente, até que a pessoa comece a duvidar de si mesma.

Sinais de que você pode estar sendo vítima de gaslighting:

Duvida constantemente de suas próprias percepções ou memórias.
Sente-se confuso(a) ou "louco(a)" após discussões com a pessoa.

Está sempre pedindo desculpas, mesmo quando tem certeza de que não fez nada errado.
Sente que algo está errado, mas não consegue definir o que é.
Depende da outra pessoa para validar suas emoções ou memórias.

Como lidar com o gaslighting:

Confie em si mesmo: Se você sente que algo está errado, confie no seu instinto. Gaslighting é projetado para fazê-lo duvidar de si mesmo, então é importante reafirmar sua confiança nas suas percepções.

Documente eventos: Anote ou grave conversas e situações. Isso pode ajudar a manter o controle da realidade e contrapor o gaslighting com provas objetivas.

Busque apoio: Converse com amigos, familiares ou um terapeuta sobre o que está acontecendo. Eles podem fornecer uma perspectiva externa e ajudar a confirmar suas percepções.

Estabeleça limites claros: Não aceite comportamentos manipulativos. Defina limites sobre o que é aceitável em suas interações.

Cuide da sua saúde mental: O gaslighting pode ser emocionalmente desgastante. Terapia ou aconselhamento pode ser uma maneira eficaz de reconstruir sua autoconfiança e resiliência.

Considere distanciamento: Se possível, afaste-se da pessoa que está praticando o gaslighting, especialmente se o comportamento persistir e estiver causando dano emocional.

Identificar e lidar com o gaslighting é um processo que pode levar tempo, mas com apoio e fortalecimento pessoal, é possível romper com essa dinâmica tóxica.

Gaslighting se trata de uma atividade invasiva e nada saudável?

Sim, gaslighting é uma forma de manipulação psicológica que visa fazer a pessoa duvidar de sua própria percepção da realidade, memórias ou sentimentos. É uma prática invasiva e prejudicial, pois mina a confiança da pessoa em si mesma, causando confusão, ansiedade e insegurança. Em relacionamentos abusivos, o gaslighting é frequentemente usado para controlar ou subjugar o outro, criando uma dependência emocional. Além disso, essa prática pode levar a danos emocionais significativos, como baixa autoestima, depressão e isolamento.

Se você já passou ou está passando por algo assim, é importante buscar apoio emocional e ajuda profissional para lidar com o impacto dessa manipulação.


Biografia:
Professor de Ciências da Religião, Teólogo, Filósofo e Pesquisador de Ciências ocultas. Procuro a verdade e quero compartilhar meus estudos sobre o comportamento filosófico e religioso de povos e comunidades, que tem a fé, como sustentáculo de sua existência tridimensional.
Número de vezes que este texto foi lido: 59422


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Som do Silêncio Giulio Romeo
Artigos Os Signos da Escuridão Giulio Romeo

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 81 até 82 de um total de 82.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Crenças e Meditação - Siddhartha 59420 Visitas
Pastor Emiliano Boechat de Oliveira - Ivone Boechat 59420 Visitas
SOMBRAS - Ivan de Oliveira Melo 59420 Visitas
CRENÇA - orivaldo grandizoli 59420 Visitas

Páginas: Primeira Anterior