Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Resenha de filme: Escritores da Liberdade.
Edilson Fernandes de Freitas

Resumo:

Escritores da liberdade
Direção: Richard Lagravenese.
Ano: 2007
Produção: Richard Lagravenese.
Roteiro: Richard Lavagranese, Erin Gruwell, Freedom Writers.
Duração: 123 min.
Gênero: Drama.

Não é todo filme que consegue tratar de determinados assuntos com tanta veemência. Certos assuntos podem ser retratados e expostos à sociedade por diversos meios de comunicação, mas nem sempre tem sucesso, pois não conseguem transcrever o que realmente precisam para chamar a atenção necessária.
Escritores da liberdade não é apenas um filme, e dizer que é uma lição de vida é muito pouco; pois a todo o momento estamos falando ou escrevendo isso sobre qualquer coisa que lemos, assistimos ou discutimos.
Sua história é baseada em fatos reais, e mostra o cotidiano de jovens normais em tempos normais, sem maquiar informações ou fatos como a mídia faz o favor de nos esconder todos os dias ou nos mostram com a visão que eles querem. Casos como este acontece todos os dias, pessoas como aquela professora que tinha tudo para seguir caminhos diferentes, mas, resolveu seguir aquele que é contrário ao mundo capitalista em que vivemos, onde a profissão escolhida não é a que mais agrada, mas sim a que dá mais dinheiro. Ela busca a todo custo ensinar com toda animação e esperança de uma profissional recém formada, mesmo que isso contrarie sua família ou aquele a quem ela ama.
Os próprios alunos que estavam ali, sem esperança, sem perspectiva de serem indivíduos melhores e sem a mínima visão de melhorar o espaço e a situação nos quais viviam. Percebe-se nesse cenário a falta de incentivo e de informação, os quais nem responsáveis pela própria instituição de ensino estão dispostos a dar. O uso dos próprios recursos financeiros, leva a professora a dar o incentivo de que precisavam e começar a perceber as diferenças existentes entre cada aluno e os grupos os quais participam.
A integração dos alunos com eles próprios facilita o convívio e o meio de aprendizagem, fazendo com que pudessem passar a acreditar neles próprios, e fazer com que outros acreditem. Como todo ser que se preze tem problemas, a educadora também passa pelos seus, com uma aglomeração de motivos, entre eles o amor que ela desenvolvera pela turma.
O mundo inteiro precisa de pessoas que acreditem em pessoas, que possam fazê-las melhorar. Falam que temos que aprender cada vez mais, muitas vezes esses ensinamentos são passados de maneira a bitolar a aprendiz. Esse então vive sem conhecer as coisas como realmente acontecem, sem experiência de vivência, sem conhecer o mundo lá fora e nem ao menos o que ele vive. Que a sociedade inteira possa repensar suas atitudes, mesmo sabendo que certas coisas são impossíveis de ser transformadas, mas que essas coisas intransformáveis possam ser substituídas por outra melhor.


Biografia:
Barachel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, em 2014. Licenciado em Letras Português/Inglês, pela Faculdade Campos Elíseos, em 2021. Professor de Educação Física, da Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra, desde 2014.
Número de vezes que este texto foi lido: 75


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Resenha de filme: Escritores da Liberdade. Edilson Fernandes de Freitas


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Curso Como Pensar Acessibilidade na Literatura - Terezinha Tarcitano 16 Visitas

Páginas: Primeira Anterior