Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Linux Mint é um ótimo sistema
Vander Roberto

Grande parte dos(as) usuários saem dos sistema operacionais ofertado por empresas proprietárias devido aos custo de licença e seus programas. Outro motivo é o sistema operacional mais recente que exige novo hardware ou muita adaptação para que funcione como aumento da memória, um SSD e etc.

Se você pensa em migrar para um sistema operacional que seja quase similar há o Linux Mint. Ele é gratuito e atualizado, possui algumas interfaces gráficas e também trabalha para 32 e 64 bits tendo base Ubuntu e Debian. É mantido por uma enorme comunidade e facílimo para ser instalado.

É um Linux voltado para usuários(as) leigos(as) tendo um bom guia de instalação em seu site, reconhece qualquer periférico, comunica-se com o Android e vem com aplicativos e programas do cotidiano. Está disponível com XFCE, MATE e Cinnamon para 64 bits com base Ubuntu e Cinnamon para 32 e 64 bits com base Debian.

No meu caso, eu resolvi meus problemas em relação ao software proprietário pois usava sistema crackeado ou expirado sendo muito inseguro e encontrei no Linux Mint a fácil usabilidade, não precisei usar o Terminal para nada e ele veio com programas necessários ao meu dia a dia. Só acionei o Firewall, atualizei e fui trabalhar colocando em produção.

Notei que ele é altamente personalizável, rápido, prático e eficiente. Diferente de outros Linux que precisam saber usar um Terminal, o Linux Mint possui um Gerenciador de Atualizações, loja de software para instalar e remover programas, vem em Língua Portuguesa e tudo funciona perfeitamente bem.

O sistema conecta-se fácil tanto por modo cabeado e wi-fi. Vem com o navegador Firefox, editor de texto, suíte Libre Office, leitor de PDF, visualizadores de imagens e vídeos, programa para Torrent e digitalização de documentos entre outros. É um sistema para trabalhar e estudar tranquilamente entre outras coisas.

No site, quem optar pela base Debian procure pelo LMDE que só vem com Cinnamon. Hardwares mais modestos opte pelo XFCE ou MATE só vindo com base Ubuntu. Os dois tipos de base são idênticos diferenciando uma base mais estável com o sistema Debian. Isto vale para arquiteturas 64 bits.

O gargalo foi ofertar 32 bits com Cinnamon e fazendo uns testes aqui, o sistema flui legal. Poderia ser ofertado um XFCE mas tudo bem. Ele funciona legal. Só não recomendo tentar instalar em computadores com menos de 1 GB de memória pois não conseguirá. Opte pelo Bodhi Linux neste caso.

Ouso dizer que é o melhor Linux disponível em 2024 tanto para leigos(as) como experientes em Linux. Quem gosta de sistema completo sem precisar instalar nada ou quase nada, o Linux Mint atende sua necessidade. Vale a pena baixar a imagem ISO, gravá-la no pen-drive, configurar o boot e instalar.

Na dúvida, consulte pessoa especializada para que faça a instalação mas é muito fácil. A dificuldade maior é só configurar o boot do sistema para dar o início com o pen-drive. O Guia de Instalação ajudará nisto. No YouTube há vídeos explicando esta etapa e como gravar a imagem ISO no pen-drive.

Indico para computadores com pelo menos 2 GB de memória. Abaixo disto o sistema ficará lento. Há outros Linux para computadores com pouca RAM bastando procurar no site Distrowatch. No momento, o Linux Mint trabalha bem aqui. É isto. Abraços e bom trabalho.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 59699


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Parando de escrever por algum tempo Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 161 até 161 de um total de 161.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Poema para um menino - André M Hemerly 44 Visitas
Pensar, potencializar e receber - Isnar Amaral 41 Visitas
Tempo - André M Hemerly 33 Visitas

Páginas: Primeira Anterior