Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Pluralismo jurídico e as teorias críticas do Direito
Isadora Welzel

Resumo:
Análise do artigo: Pluralismo jurídico - um referencial epistêmico e metodológico na insurgência das teorias críticas no direito (Antonio Carlos Wolkmer)

A globalização e as transformações sociais foram fatores que motivaram a revisão da concepção jurídica pautada em um direito moderno eurocêntrico, tornando nítida a necessidade de superar o paradigma ocidental, racional, homogêneo e capitalista ao se propor a instauração de uma outra cultura normativa periférica, descolonial e pluralista em que se reconhecem representações diversas e descentralizadas de produção, ordenação e aplicação que permeiam relações e experiências com dinâmicas próprias. Assim, busca-se a interculturalidade ao integrar outros saberes acerca do direito. Assim, conforme Wolkmer, o pluralismo é um instrumental analítico que atua como contraposição crítica em perspectiva descentralizadora em detrimento do modelo jurídico e epistêmico tradicional. Outrossim, o pluralismo jurídico surge como orientação crítica às falácias do monopólio estatal de absolutizar a produção e a aplicação normativa, em um caráter polissêmico. O autor atenta para a fragilidade das teorias críticas que têm como referência o próprio norte global, uma vez que não levam em conta a questão acerca do descolonialismo nem as demandas de grupos multiétnicos do sul. Durante a
leitura desse artigo, pude estabelecer uma conexão com a obra “O Império e os novos bárbaros”, de Jean-Christophe Rufin, estudada na disciplina de teoria das relações internacionais, uma vez que ambos os autores discorrem sobre as problemáticas do sul subalterno enquanto o norte assume uma posição de privilégio e de missão civilizatória. O elemento estruturante é, portanto, o tema das práticas comunitárias participativas no que tange a contribuição teórica das subjetividades. A importância do pensamento de Wolkmer é imprescindível na medida em que se descreve a problemática de um sistema universal em sua aparência, mas que é compatível com a exclusão ao padronizar o ideal igualitário ao confundir desigualdades com diferenças, posto que essas últimas são riquíssimas para o desenvolvimento de uma teoria crítica que abranja as singularidades de um povo, dos pontos de vista antropológico e sociológico, para muito além daquilo que prega o liberalismo. Nas palavras de Wolkmer, se expressa a relevância das teorias críticas: “elas recolocam o direito no conjunto das práticas sociais que o determinam.” Assim, para que se tornem propícias e engajadas as teorias descoloniais, é fundamental o conhecimento sobre os efeitos do colonialismo, que foi fortemente marcado pela influência e pela exploração do sul pelo norte e representou formas violentas de dominação política e econômica cujos resquícios permaneceram na memória jurídica do ocidente e se enraizaram de tal maneira que o esforço de hoje na proposição de teorias críticas é por vezes insuficiente frente ao massivo exercício hierárquico que os países do norte exerceram durante séculos.

Disciplina: Teoria do Direito II


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 55554


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A crítica de Mandeville na Fábula das Abelhas Isadora Welzel
Artigos A importância de William Petty para a economia política Isadora Welzel
Artigos Economia e Crematística para Aristóteles Isadora Welzel
Artigos Síntese pessoal: Gandhi e a filosofia para a paz Isadora Welzel
Artigos Fichamento: O que faz o brasil, Brasil? Isadora Welzel
Artigos Análise do filme: Danton - O Processo da Revolução Isadora Welzel
Artigos Análise do filme: A Rainha Margot Isadora Welzel
Artigos Análise do filme: O Nome da Rosa Isadora Welzel
Resenhas Resenha crítica: O Estado e Seus Inimigos Isadora Welzel
Resenhas Resenha crítica: Fundamentos do Direito Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 121 até 130 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Insônia - Luiz Edmundo Alves 55922 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 55921 Visitas
A ELA - Machado de Assis 55920 Visitas
Entrevista com Matheus Braga – autor de O Landau vermelho - Caliel Alves dos Santos 55919 Visitas
Criação - valmir viana 55919 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 55914 Visitas
"Fluxus" em português - CRISTIANE GRANDO 55906 Visitas
Vivo com.. - 55905 Visitas
Um livro diferente - Ana Mello 55904 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 55901 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última