Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Autoeficácia na gerontologia
Flora Fernweh

A autoeficácia é uma competência fundamental, relacionada à autoconfiança e à capacidade de a pessoa alcançar seus desafios, aprendendo assim a lidar de forma satisfatória com as situações na busca pelo aperfeiçoamento de seu desempenho. A autoeficácia se manifesta no trabalho e no cotidiano do gerontólogo, pois além de o profissional desenvolver essa habilidade em si, ele também precisa transmitir essa competência aos idosos e motivá-los de forma a entenderem que também podem ser auto eficazes. É comprovado que o senso de auto eficácia configura-se do mesmo modo, como um fator de proteção, porque além de contribuir com a minimização de sofrimentos por motivos de perda, ele também auxilia promovendo maior discernimento por parte do idoso; capacidade de memorização; adaptação às mudanças; e de um olhar positivo frente à vida. Para que o idoso entenda e seja lembrado de que ele tem capacidade, o gerontólogo o induz a uma experiência de vida que zele pela qualidade, partindo de métodos específicos. Um exemplo, é a apropriação do conceito de persuasão verbal (característico da competência auto eficácia), por parte do gerontólogo e a aplicação do mesmo em seu trabalho. Muitas vezes, em razão do agravamento de doenças que trazem consigo um grau de incapacidade e restrições nessa fase da vida, o envelhecimento passa a ser encarado como um fator limitante ou uma desculpa patológica para o comodismo, ao invés de uma etapa fundamental que pode ser bem aproveitada, e vivida de forma saudável. Essa visão negativa do envelhecimento é também associada a fatores culturais e pessoais, e cabe em grande parte, ao profissional da gerontologia, a utilização de técnicas de animação do idoso diante de sua condição, que garantam bons resultados, na tentativa de impedir que o idoso assuma uma posição indiferente à vida ou que arraste seus dias à espera da morte, o que pode em muitos casos direcioná-lo a situações ainda mais graves, principalmente em relação à sua saúde mental. Evitando esses casos que evoluem em decorrência do sentimento de incompetência do idoso, é essencial o direcionamento por parte da gerontologia, que de fato demonstre a possibilidade de ser útil e produtivo durante a velhice e mudar o mundo a partir da mudança de sua própria realidade. A autodeterminação é um elemento muito significativo no dia a dia do profissional que lida com os idosos, visto que seu trabalho consiste em ultrapassar barreiras, inclusive de tempo e respectiva mentalidade, adequando-se às necessidades do idoso de forma humanizada e compreensiva. O profissional da área notadamente auto eficaz é justamente aquele que age de forma proativa e compreende a importância da cooperação, tanto por parte de seus colegas de trabalho quanto dos pacientes e familiares deste. Aliás, entende-se que o gerontólogo lida cotidianamente com pessoas já maduras, mas é imprescindível que ele desenvolva a habilidade da maturidade cognitiva em si, visando lapidar seu trabalho e torná-lo cada vez mais eficiente. Além disso, a persistência e a não-desistência se enquadram na dimensão que mostra a importância da paciência, elemento indissociável da auto eficácia, tanto por parte do gerontólogo frente ao seu trabalho, quanto do idoso frente à vida.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52856


Outros títulos do mesmo autor

Sonetos Lágrimas em minha janela Flora Fernweh
Contos Homens da Noite Flora Fernweh
Poesias Rio de Janeiro Flora Fernweh
Poesias Me procuro Flora Fernweh
Poesias Definição de amor Flora Fernweh
Resenhas O barco das crianças - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas Arte como terapia - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas O profeta, de Khalil Gibran - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas As coisas que você só vê quando desacelera- impressões Flora Fernweh
Resenhas O império e os novos bárbaros - impressões pessoais Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54626 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54553 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54553 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54350 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54298 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54270 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54249 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54176 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54026 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54000 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última