Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Caminhos para uma nova gestão do trabalho na era tecnologia
Flora Fernweh

Conforme a frase atribuída a Charles Darwin, não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente, mas sim aquela que melhor se adapta às mudanças. De modo análogo, o profissional do futuro não é aquele que simplesmente executa suas atividades conforme sua formação, mas sim aquele que se adapta às exigências de um mercado em vias de tornar-se cada vez mais competitivo e sistematizado. Ou seja, o futuro profissional é multidisciplinar e para que se possa evoluir, a competência de adaptação é um fator imprescindível.

Apesar de a globalização ter expandido horizontes e facilitado a comunicação, tendo a tecnologia como importante aliada e motivadora, a mentalidade arcaica de que em alguns anos a concepção de sucesso será a mesma, juntamente com a ideia de que profissões hoje prestigiadas, terão o mesmo renome futuramente, persistem. Segundo dados de uma pesquisa realizada em 2017 com jovens entre 15 e 18 anos pela Universidade de Oxford, um percentual de cerca de 46% pretende seguir carreiras consideradas hoje tradicionais, por exemplo. Em contrapartida, analisa-se uma gradativa conscientização em relação às perspectivas do trabalho no futuro, e às vantagens que a modernização e o aperfeiçoamento das profissões pode trazer.

Além de uma maior especialização e do domínio de conhecimentos ligados à programação, informática e linguagem digital, as profissões do futuro não exigirão meramente conhecimentos teóricos, sua aplicação será fundamental, assim como a versatilidade diante de desafios que deverão ser solucionados, o exercício da empatia, a criatividade, o raciocínio ativo e ágil e um senso mais aguçado de coletividade, por mais que o trabalho remoto, amplamente requerido durante o contexto da pandemia, possibilite uma menor interação. Estudos apontam que além de mais especializadas, as profissões do futuro também serão mais flexíveis, permitindo que o profissional de determinada área atue em outras. Por meio da análise dos dados relacionados aos investimentos de inúmeras universidades em estudantes interessados em profissões que lidam diretamente com robótica e tecnologia, por exemplo, percebe-se o potencial desses setores em um futuro não tão distante.

Diante de um cenário transitório entre o presente e o futuro, das possibilidades, desafios, incertezas e exigências, é fundamental o investimento em programas sociais e escolares que elucidem o futuro do mercado de trabalho aos jovens, como a inserção do componente "projeto de vida" nas escolas, por meio do Ministério da Educação, visando a conscientização dos jovens na busca por seu futuro.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52839


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Literatura feminina Flora Fernweh
Sonetos Ah mar (ço) Flora Fernweh
Crônicas Temor à técnica Flora Fernweh
Crônicas Bissextagem Flora Fernweh
Crônicas Textos ruins Flora Fernweh
Contos Um gato na campina Flora Fernweh
Crônicas Crônicas de Moacyr Scliar - impressões pessoais Flora Fernweh
Artigos Exílio, de Lya Luft - impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Confins de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Crítica ao fluxo de consciência Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54919 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54721 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54630 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54547 Visitas

Páginas: Próxima Última