Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Crise hídrica
Flora Fernweh

Graciliano Ramos explora em sua obra de grande renome "Vidas Secas", a temática da crise hídrica que assola a região do nordeste brasileiro por meio de uma trama que evidencia o impacto das secas na vida árdua das personagens. De modo análogo, evidencia-se que a crise da água no Brasil contemporâneo persiste e suas dificuldades fazem-se presente no cotidiano e no modo de viver de muitas pessoas. O desafio não foi solucionado à medida que o país se expandiu e recebeu investimentos e por se tratar de uma questão que aflige determinadas regiões, ela é encarada como um problema historicamente acomodado.
Conforme o relatório de 2017 publicado pela Agência Nacional de águas, 48 milhões de pessoas foram afetadas por secas ou estiagens no território nacional entre 2013 e 2016, sendo que o percentual de 84% desse número foi constatado no nordeste. Analisando esses dados, evidencia-se que as condições proporcionadas por um clima semiárido que induz à escassez de chuvas e os aspectos do solo e do sistema de irrigação são fatores que contribuem com a seca. Entretanto, o Brasil conta com um extenso número de rios, entre eles destaca-se o Rio Amazonas, além de ser um país rico em recursos hídricos. Desse modo, o que explica a carência da água não é a falta de água em abundância para suprir toda a população, mas a falta de sua apropriação estratégica e igualitária.
Apesar dos obstáculos relacionados à falta de água entre a população brasileira, entre as atividades que mais demandam água, estão a agricultura e a pecuária, que se consolidam como dois importantes setores econômicos. Com a falta da água, sua produção torna-se prejudicada e os impactos podem ser fortemente notados. Uma parcela significativa da água é também utilizada nas indústrias, que compõem um cenário urbanizado sustentado na maioria dos casos pela falta de planejamento tanto espacial quanto em relação à disponibilidade de recursos. Com a sobrecarga dos sistemas de abastecimento, o Brasil torna-se vulnerável com qualquer grande seca que possa se suceder.
Diante das problemáticas levantadas, que se direcionam ao cenário atual da crise hídrica, é fundamental que medidas a curto e longo prazo se efetivem, como a sistematização do racionamento de água por parte do Governo Federal com a parceria de órgão e serviços de represamento envolvidos, no intuito de gerenciar os gastos da água destinada às atividades primárias. Além disso, é essencial que o projeto de reestruturação do Sistema Cantareira seja retomado, e que campanhas conscientizando sobre a economia de água seja implantada, visando progressos.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 59438


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas SUL= SUAS ÚLTIMAS LEMBRANÇAS Flora Fernweh
Frases ORGASMO Flora Fernweh
Frases METÁFORA Flora Fernweh
Frases DESEJO Flora Fernweh
Frases LITERATURA Flora Fernweh
Frases SEDE Flora Fernweh
Frases VIDA Flora Fernweh
Frases TEMPO Flora Fernweh
Frases ROTINA Flora Fernweh
Frases PAIXÃO Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 401 até 410 de um total de 420.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Lenço nos Olhos - Valdir Rodrigues 59757 Visitas
Crec! Crac! Buf! - Luiz Paulo Santana 59757 Visitas
Igual Buscapé - José Ernesto Kappel 59757 Visitas
Ela Chega - José Ernesto Kappel 59757 Visitas
A temperança - Aldo Moraes 59757 Visitas
A LAGARTINHA E A ALIMENTAÇÃO - Andrea Gonçalves dos Santos 59756 Visitas
A DESCOBERTA DO AMOR - sigmar montemor 59756 Visitas
PENSAMENTO-NOTÍCIA. - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 59756 Visitas
Bordão de Guerra - José Ernesto Kappel 59756 Visitas
Dançando entre Lírios mortos - Marcos Antônio Filho 59756 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última