Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O rio está com sede
Carlos Artur Paulon

Na verdade eu não tinha coragem, mas inveja eu tinha.
Os garotos subiam no arco da ponte e, em pé ou de cabeça, mergulhavam no rio. Nadar eu nadava, mas tinha medo da corrente, porém era possível beber daquela água. As histórias contadas me traziam medo do rio, misturado com outras emoções. Afinal tudo é emoção quando se tem onze anos: valia a pena.

Era bom o banho de rio. Era bom se espichar no areão com o sol em cima. À noite, houvesse lua, havia serenata: “quem deixa sua terra, seu ninho, e segue outro caminho, tem grandes recordações.”

Pelo quanto posso, ouço o cancioneiro, chamado Buião, cantando a ponte que juntava as margens de um rio, chamado Pomba, que corta a cidade, chamada Pádua.
A cidade vejo amiga. A ponte vejo bela.

E o rio? O rio dos garotos, o rio do areão, o rio do sol e da lua, das canoas de pesca, passeio ou competição, de proa enfeitada de peixes ou namoradas, hoje, como a voz do cancioneiro, é triste.

A tristeza, dizem, vem de rio acima, vem lá das terras de Minas, alimentada pela química do que se pretende chamar progresso.

Estranho progresso que droga um rio, matando tudo que estiver rio abaixo. E o paduano, isto é mais estranho, como o cordeiro da fábula espera o lobo mineiro, um dia talvez, deixe de sujar sua água, matar seus peixes, poluir seu alimento, estragar as brincadeiras de seus garotos no arco da ponte.
Da mesma janela dos meus onze anos, não sinto mais a doce inveja e também não vejo mais a velha coragem que eu via na rua brigando por energia elétrica, por escolas, por estradas, por telefone, por papel, por arroz, por boi, pela instância hidromineral.

Acho que o rebanho todo, cordeiros-ricos e cordeiros-pobres, embora bebam da mesma água, estão dormindo, embora se cobrirão com a mesma terra. Talvez, quem pulava da ponte na água do rio perdeu a coragem de ver que o rio está morrendo. Ou estarão todos inertes, em cima da murada, quando desta vez é o rio que pede a todos mergulharem nele para salvá-lo.

Como visitante eventual, apaixonado, mas não cego, gostaria de ver passando na ponte o rebanho unido: cordeiro-estudante, cordeiro-professor, cordeiro-padre, cordeiro-pastor, cordeiro-político, cordeiro-revolucionário, cordeiro-fazendeiro, cordeiro-industrial, cordeiro-comerciante, cordeiro-operário, cordeiro-artista, cordeiro-pescador, cordeiro-de-Deus e cordeiro-do-diabo, berrando juntos: acorda Pádua, o rio está com sede !


Biografia:
Advogado, professor universitário, poeta, compositor. Livros publicados: Direito Alternativo do Trabalho. LTr Ed. São Paulo, 1984(direito);O Progresso da Ordem e o Direito Alternativo. Fabris Ed., Porto Alegre, 1986 (direito);Sindicalismo. Estudos Em Homenagem Ao Prof. José Martins Catharino. Coord. Arion Sayão Romita. Ed. Ltr. S. Paulo. 1986(direito); Chorei & Ri- Ed.2006 (poesia). VIII Antologia Nau Literária, Ed.komedi, Campinas, 2007 (poesia) CD gravado: Toca na Toca, 2007. Correspondencia em E-mail: paulonca@hotmail.com. SITE:http://www.paulon.recantodasletras.com.br Os textos aqui publicados são protegidos por Licença Creative Commons.Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao Autor Original (cite o nome do Autor e o Link para a obra original: http://recantodasletras.uol.com.br/autores/paulon). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas..
Número de vezes que este texto foi lido: 52913


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Testamento Amoroso Carlos Artur Paulon
Poesias Bem-vinda Carlos Artur Paulon
Poesias Brasil Carlos Artur Paulon
Poesias Maria Neta Carlos Artur Paulon
Poesias Ida & Volta Carlos Artur Paulon
Poesias O Chutador de Panelas. Carlos Artur Paulon
Poesias Pérola Carlos Artur Paulon
Poesias Louvação pra Vinicius de Moraes Carlos Artur Paulon
Biografias Pra Mim, Fui Eu Carlos Artur Paulon
Humor ALÉM DO SOTAQUE Carlos Artur Paulon

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 50.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69000 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55080 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55028 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54790 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última