Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
COISAS QUE OS PADRES FALAM
JOTA PRADO

Sempre que posso vou à missa, geralmente aos domingos. Mas aí o padre, numa de suas controvertidas pregações, pergunta em voz alta:
      — Sabem por que a maioria das pessoas não são felizes no casamento?
     Silêncio geral. Ninguém responde à pergunta dele. Nem mesmo eu, que sou casado faz algum tempo, me atrevo a dar qualquer palpite.
     Então ele me sai com essa, como resposta ao questionamento que lançou aos fiéis:
    — É porque as pessoas se casam pensando exclusivamente em ser felizes.
     Ainda em silêncio, tenho vontade de perguntar somente para os meus botões:
    — Ora, quem é que casa pensando em ser infeliz? E o que é que um padre pode saber do casamento, se ele nunca casou?
   Sim, porque pra falar sobre o matrimônio é preciso experimentá-lo na própria carne, vivenciar as alegrias e os dissabores de um relacionamento a dois. Aliás, quando um homem ama apaixonadamente uma mulher, ele muito dificilmente experimenta tantos dissabores assim.
     Indiferente ao que eu penso, ou deixo de pensar, o padre continua seu sermão:
   — O que muitos não sabem é que o casamento não foi feito, simplesmente, para que as pessoas sejam felizes. O casamento é um ato de sacrifício e de renúncia.
   Nesse ponto sou obrigado a concordar, em parte, com o reverendo. Porque o casamento exige de nós algumas renúncias — e alguns sacrifícios também. Só que o casamento, não pode ser considerado um ato de sacrifício ou de renúncia: nunca, em tempo algum. O casamento é ato de entrega, de doação. E quando alguém se doa é preciso um completo despojamento de si mesmo. E nisso consiste a verdadeira felicidade de qualquer ser humano: viver para o outro. Pois, foi justamente pra isso que fomos criados.
       É certo que nem tudo são flores no casamento, mas nem só de espinhos ele é feito. Em si, o casamento tem lá suas delícias, das quais nenhum padre jamais provou — ter filhos, por exemplo, é uma delas.
     De tudo, outra verdade é bem certa: quando alguém se casa é porque está desejando ser exclusivamente feliz. O que não pode, porém, é uma pessoa almejar a felicidade sem dar nada de si ao outro, já que no matrimônio a gente só é feliz quando faz o outro feliz também. Mas aquele padre, não sabe nada sobre o casamento — e nunca vai saber o que acontece ou deixa de acontecer num relacionamento matrimonial, porque casar é coisa que padre não pode.
      Por outro lado, para que um casamento dê certo, de nada adianta qualquer sacrifício ou renúncia, da parte do esposo ou da esposa. O grande segredo de um casamento feliz é quando você entrega o comando de todas as coisas aos cuidados de Deus. E foi justamente isso que o padre esqueceu de falar no sermão dele.


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 52815


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas ESCREVER NÃO É FÁCIL JOTA PRADO
Crônicas COISAS QUE OS PADRES FALAM JOTA PRADO


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54597 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54545 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54531 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54325 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54271 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54247 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54234 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54165 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54012 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53998 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última