Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Ranchito
Matheus Costa

Resumo:
RANCHITO Chega doer-me, ranchito, hoje cruzar, te rondando. Como somente esperando, deste adeus, um recomeço! - Eu te vejo pelo avesso, tu me enxergas, logo, o mesmo; ...Será então que andejo à esmo, num rumo que desmereço? Tu, por tapera, devias, ao menos, contar-me um tanto deste sentir - duro espanto com a alcunha "solidão" - ...Ou talvez, dar-me razão de te olhar com esperança, ressuscitando a lembrança que me prende o coração. Eu só lamento, ranchito, teres dois olhos benditos... ...não janelas bem postadas. Quando te cuido, parece que não mais vives de escombros; Pois me atiças, com assombro, rubro ciúme doentio. Tu que, há pouco, eras vazio chega renascer, radiante... ...Feito o sol que vem, brilhante, sangrar o campo sombrio. Como então não recordar que habitei teu interior? Ranchito erguido de amor... ...ruído quando deixado! - Ciscos na porta, trancado, onde a mão da liberdade afagava... e por vontade foi atendo escancarado. Eu só lamento, ranchito, teres dois olhos benditos... ...não janelas bem postadas.. Tu, por tapera, devias não mostrar tamanho encanto nem mesmo causar-me o pranto quando encontro a tua mirada. Tu, que és história tombada, como ousas tal direito de ainda habitar o peito de quem te habitou, morada? Muito embora sempre altivo - semblante que não padece - Quando chove, bem parece que choras pelas paredes; E eu me vejo pasto verde, bebendo as gotas que largas que saciam (mesmo amargas) mi’a saudade, que tem sede. Eu só lamento, ranchito, teres dois olhos benditos... ...não janelas bem postadas. Outros cuidarão, calados, duvidando o teu “olvido”. Já não tens jardins floridos, somente espinhos de dor. Mas meu sonho cruzador, por algo, te avista inteiro; Mesmo sendo prisioneiro do perfume de outra flor. Tu, que és ranchito, devias ser apenas moradia; Uma ausência diante aos dias... ...lembrança que vem e vai. E não rebrotar jamais tuas antigas primaveras, onde então, eu sou tapera na ilusão do nunca mais. Quantas vezes já fui tropa cruzando no teu sombreado! - Andejo sonho criado que condenou-me à distância; E à repartir esta ânsia que batiza o teu final como simples memorial dos fundões de alguma estância. Guardaste por sobre a quincha, luas cheias, de saudade. Que, agora, apenas metades toldam o céu dos amantes. Já somos partes distantes destas luas, destes ventos. - Nosso escasso sentimento se iguala ao quarto-minguante. Tu trazes marcas, memórias... ...gravadas para o eterno. Que nem outonos e invernos hão de borrar, pela sina. Tal fossem matéria-prima que o idioma da vivência teima chamar de querência… ...teima conservar genuína. - Atemporal resistência disfarça a conta da idade! ...Tu és rancho por metade; Eu, andante passageiro. Teimando ver-te, ligeiro, entre a penumbra da noite que agora te entrega açoites, não mais um céu estreleiro. Eu só lamento, ranchito, teres dois olhos benditos, onde percebo, depois: ...Que não mais seremos dois; Tu, morada. Eu, sou distância. Nesta tremenda inconstância que a vida guarda pra os seus. - Pois, teu silêncio escondeu além da quincha, ranchito, este par de olhos benditos... ...outrora, gêmeos dos meus!


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52816


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Mundo Em Frente Matheus Costa
Poesias Barro e Fé Matheus Costa
Poesias A Lua Em Casco Crescente Matheus Costa
Poesias Sonoridade Matheus Costa
Poesias Ao Apontar O Dedo Matheus Costa
Poesias Culpa Matheus Costa
Poesias Justo Matheus Costa
Poesias Assim Somos Nós E Os Potros Matheus Costa
Poesias Amanunciado Matheus Costa
Poesias Alma e Voz de Uma Carreta Matheus Costa

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 27.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55828 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55096 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55039 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54926 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54882 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54781 Visitas

Páginas: Próxima Última